Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 01 de dezembro

Notícias Vale do Taquari - 01 de dezembro


Em Roca Sales a quarta e última parcela do IPTU vence no dia de hoje. A parcela pode ser paga na rede de bancos conveniados com a Prefeitura.

O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Júnior, declarou que não espera qualquer movimento de aliança entre o partido e o PT para as eleições municipais em Porto Alegre no próximo ano. O ex-presidente Lula teria feito pressão para que PT apoiasse a candidatura à reeleição de José Fortunati em 2012, situação rechaçada pelos petistas da capital.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, incluiu na pauta de julgamento três ações que tratam da aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012. A lei impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar cassação.

A administração municipal de Teutônia promove neste ano a encenação do espetáculo natalino “Árvores Cantantes”, com três apresentações em locais diferentes. A primeira será no próximo domingo, dia 04, no Parque Poliesportivo do Bairro Canabarro. A segunda apresentação será no dia 06 de dezembro, no Colégio Teutônia e a terceira terá como palco o Centro Administrativo, no dia 12 de dezembro, sempre a partir das 20 horas.
           
A cidade de Encantado já está em clima de Natal e fim de ano. As ruas do Calçadão estão ganhando arcos, árvores, papais noéis e uma iluminação diferenciada preparando a comunidade para um ciclo de eventos sacros, culturais e sociais. A decoração deste ano foi elaborada pelo especialista em trabalhos artísticos Danilo Bertuol, responsável pela confecção de novos materiais e reutilização dos que já existi am.
           
Os vereadores de Nova Bréscia aprovaram nesta semana o projeto de lei que orça a receita e fixa a despesa do município para 2012, em 13 milhões e 900 mil reais. Cerca de 300 mil reais a mais do que no corrente ano.
           
A Secretaria Estadual de Agricultura prepara-se para em dezembro lançar o Programa Estadual de Erradicação da Brucelose e Tuberculose bovina. A informação foi confirmada pelo secretário Luiz Fernando Mainardi. Na região, Projeto Piloto neste sentido, está sendo desenvolvido nos municípios que compõem a Comarca de Arroio do Meio.  
           
Em Cruzeiro do Sul, a falta de água no verão é uma realidade presente em todas as localidades do interior. Para enfrentar esta situação, a administração municipal e a Emater, estão trabalhando na criação de um programa de açudagem e de construção de reservatórios de água.
                       
A última edição do Almoço Empresarial organizada pela Câmara da Industria e Comércio de Teutônia, em 2011, acontece amanhã, dia 1º de dezembro, a partir das 11 horas e 45 minutos, no Restaurante Paladar. O palestrante será Dirceu Bayer, presidente da Cooperativa Languiru.
                
As mais belas decorações natalinas residenciais ou em estabelecimentos comerciais de Arvorezinha podem concorrer a premiação especial. Para isto devem ser inscritas até o dia 09 de dezembro, em um concurso municipal organizado para Secretaria de Cultura. Serão avaliados itens como originalidade, criatividade e harmonia.
           
A assembléia de acionistas e credores da Empresa Haenssgen em Cruzeiro do Sul, que foi interrompida no dia 16, será reiniciada no Fórum de Lajeado. Neste período, os credores procuraram uma alternativa que pode ou não viabilizar a continuidade das atividades da empresa.

Nesta e quinta e sexta-feira, o reitor da Univates, Ney Lazzari, participa do I Encontro Ibero-Americano de Conselhos Econômicos e Sociais, que ocorre em Porto Alegre. O evento contará com mais de 500 participantes, entre autoridades, conselheiros, estudiosos, especialistas e demais interessados no assunto. O Encontro é uma realização do Governo do Estado.
           
A campanha de recolhimento de lixo eletrônico, realizada nos últimos três meses em Venâncio Aires, resultou na coleta de mais de cinco toneladas. O que chamou a atenção foi a entrega de mais de quinhentos celulares e baterias em desuso. Este material foi encaminhado para a Câmara Fecomércioem Porto Alegre, para o desmanche, separação de materiais e destinação correta, para empresas que trabalham neste ramo. 
           
O presidente do CONSISA (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e prefeito de Doutor Ricardo, Nilto Rolante, aguarda que os dez municípios da região que ainda não aderiram ao Samu, revejam este posicionamento e acompanhem as demais cidades da região. Os municípios que ainda não aderiram o Samu são: Putinga, Capitão, Colinas, Travesseiro, Bom Retiro do Sul, Marques de Souza, Imigrante e Santa Clara do Sul.
           
Com a estiagem, o Rio Taquari já sofre restrições quanto a navegação. Embora a profundidade seja normal, de 13 metros pelas medições do Porto de Estrela, abaixo da Barragem de Bom Retiro do Sul, a situação muda. Segundo Dorico Brito, técnico de operações fluviais da barragem, na parte baixa não há condições para navegação de embarcações de calado superior a 2,2 metros. Há duas semanas, empresas que utilizam o rio para transporte de mercadorias tem que carregar as embarcações com cerca de 25% da capacidade total dos navios para poder navegar.

As principais características da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, a qual abrange 118 municípios do RS, serão apresentadas em reunião mensal do Comitê de Gerenciamento da Bacia, nesta sexta-feira, dia 02 de dezembro. O evento ocorre a partir das 9h30min no auditório do Prédio 11 da Univates, em Lajeado. O material, que aponta o diagnóstico preliminar dos rios da Bacia, será explanado pela empresa consultora Serviços Técnicos de Engenharia S/A, de Canoas, responsável pela elaboração do Plano.

Nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, o reitor da Univates, Ney Lazzari, estará na Secretaria Estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para assinatura de convênio no valor de 200 mil reais, recurso destinado ao projeto “Revitalização da infraestrutura e aperfeiçoamento do sistema de previsão e alerta de enchentes do Vale do Taquari”. O ato contará com a presença do secretário Cleber Prodanov.

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, assume nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, pela primeira vez, a Presidência da República. Ele ficará no cargo até sábado, quando a presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer voltam do exterior.

A Prefeitura de Lajeado iniciou nesta semana a instalação de uma passarela metálica, destinada ao trânsito de pedestres e ciclistas sobre o Arroio Saraquá, na Rua Beira Rio, divisa dos bairros Centro e Conservas. A estrutura terá 2,10 metros de largura por 56 metros de comprimento e levará cerca de duas semanas para ser instalada.

Os agricultores de Travesseiro tem até o dia 30 de dezembro para fazer a troca das notas do talão de produtor por cautelas da campanha “Travesseiro dá Prêmios”. A troca deve ser feita no Setor de Tributação da Prefeitura.

A CDL de Roca Sales juntamente com a administração municipal realizam de 16 a 23 de dezembro a programação do Natal 2011. Entre as atrações, estão os sorteios de 100 vale-compras, Cinema na Rua, shows, apresentações e a tradicional Encenação de Natal.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Encantado realiza audiência pública de apresentação dos resultados da implantação do Programa de Desenvolvimento Local da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O evento ocorre na segunda-feira, dia 05 de dezembro, às 16 horas, no Auditório Brasil do Centro Administrativo.

A Secretaria de Assistência Social de Encantado em parceria com o Grupo Encantado de Comunicação preparam o Casamento Coletivo, durante a programação do Natal Mais Encantado. Casais que desejam oficializar a união podem procurar a Secretaria para fazer a inscrição e encaminhar a documentação necessária. O evento conta com o apoio do Cartório de Registros Públicos, com a isenção de taxas. O Casamento Coletivo será realizado dia 21 de dezembro, às 19h, na Casa do Papai Noel, e contará com diversas surpresas. Após o enlace, o show da noite será com o Guri de Uruguaiana, às 21h30min.

O Sindicato do Comércio Varejista de Lajeado (Sindilojas Vale do Taquari) em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Estrela (Acie) promovem no dia 09 de dezembro, a palestra “O apagão da mão de obra”. O tema, que será explanado pelo diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, fará parte de reunião-almoço que ocorre a partir das 11 horas e 45 minutos, no Estrela Palace Hotel, em Estrela.
  
O encerramento do Projeto Pratas da Casa promove hoje, às 21 horas, no auditório do Prédio 7 da Univates, a apresentação da Banda Luauê. O ingresso é 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Programa Mesa Brasil do Sesc e repassado a entidades carentes cadastradas no programa.

A Prefeitura de Lajeado encerra hoje o período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação emergencial para o emprego de Agente Comunitário de Saúde para os bairros Igrejinha e Olarias, com remuneração mensal de R$ 670,00. Os candidatos devem residir na área de atuação e portar, no ato da inscrição, uma cópia da Carteira de Identidade e do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
  
Sábado, dia 03 de dezembro, durante o 9º Jantar Baile dos Contabilistas, ocorre a posse da nova diretoria do Sincovat – Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari – Sincovat, eleita para o biênio 2012/2013. Jandir Dickel foi eleito presidente da entidade, em eleição realizada na última semana. 
           
O STR de Roca Sales realiza hoje, às 13 horas e 30 minutos, a sua assembleia geral ordinária, de final de ano. O evento acontece no salão da Comunidade Evangélica. Em debate, o convênio com a Unimed, anuidades e a previsão orçamentária para 2012.

De 05 a 29 de dezembro, estará aberto o período de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino de Lajeado. As aulas no próximo ano começam no dia 22 de fevereiro.
            
A programação da 19ª edição do Natal no Morro, em Arvorezinha está definida. A apresentação dos espetáculos cênicos Auto de Natal, acontecerão nos dias 10 e 17 de dezembro. A novidade deste ano será a feira gastronômica “Delícias de Natal”, que iniciará no dia 16 de dezembro.
           
O Jardim Botânico de Lajeado passou a funcionar em horário especial. Até o dia 25 de fevereiro de 2012, o Jardim Botânico estará aberto de segundas a sextas-feiras das 8h às 11h30min pela manhã, e das 13h30min às 18h à tarde. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento permanece normal, das 8h às 12h e das 14h às 18 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário