Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

AMVAT presta homenagens e empossa diretoria

AMVAT
AMVAT

AMVAT
Ivo Lautert
Em solenidade realizada ontem pela manhã em sua sede, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMvat) homenageou os prefeitos que dirigiram a entidade. 
Foi inaugurada a Galeria dos Presidentes, que possui fotos dos 29 prefeitos que ao longo de 50 anos conduziram a organização.
Em nome dos ex-presidentes, João Batista Gasparotto, de Arroio do Meio, que exerceu o cargo em 1979, destacou a importância da criação de uma entidade que congregasse as forças políticas do Vale do Taquari.
“A união é o que conta”, afirmou, lembrando as dificuldades que os prefeitos enfrentavam há mais de 30 anos.
O progresso regional, segundo ele, é fruto do trabalho e da união das lideranças.
Representando a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o ex-prefeito de Estrela Leonildo Mariani, que também presidiu a associação, da mesma forma enalteceu a importância das entidades de caráter regional.
Citou o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari, que presidiu em 1991, e a Univates, mas enfatizou que a AMVAT traz a história da conscientização regional.
Ressaltou ainda que a entidade é uma das raízes mais profundas que sustenta a Famurs, pois é a segunda mais antiga do Estado.
“Passamos a ter uma consciência regional, o que é mais importante do que a sigla partidária ou o território”, acrescentou.
A AMVAT foi fundada em 4 de novembro de 1961, no município de Encantado, tendo como primeiro presidente o prefeito daquele município, Francisco Borsatto Filho.
No início, a sede da entidade ficava na cidade que elegia o presidente.
Em 2001 passou a funcionar na Univates.
Em 2010 transferiu-se para Estrela, em espaço cedido pela prefeitura local, que hoje recebe não somente as reuniões dos prefeitos, mas também encontros de outros órgãos e associações vinculados aos municípios.
Na solenidade, a associação também prestou homenagem aos atuais prefeitos, por suas contribuições para o crescimento do Vale do Taquari, com a entrega de um certificado de reconhecimento a cada chefe do Executivo. 

Marasca presta contas
O ex-presidente Sérgio Marasca, que entregou o cargo ao colega Ivo Lautert, citou em seu pronunciamento ações realizadas pela diretoria durante 2011.
Destacou que a inauguração da Galeria dos Presidentes é uma homenagem a todas as lideranças que passaram pela associação durante sua história de 50 anos.
“Uma homenagem simples e sincera”, disse.
Assinalou que o objetivo maior dos prefeitos e prefeitas do Vale é trabalhar por suas comunidades e pela região “retribuindo com trabalho e transparência àqueles que nos confiaram a missão de dirigir os municípios e colaborar para o crescimento do Vale do Taquari”.
Em relatório de atividades, o ex-presidente destaca a presença de secretários de Estado nas assembleias realizadas ao longo do ano, discussões envolvendo temas como a saúde, energia elétrica e infraestrutura, e a parceria com as demais entidades para consolidar os principais pleitos da região, como a duplicação da BR-386.
A AMVAT também esteve engajada em movimentos em nível nacional, comandados pela Confederação Nacional de Municípios, pela distribuição dos royalties do petróleo e votação da emenda constitucional que define os percentuais que cada ente da federação deve investir em saúde.

Nova diretoria toma posse

No mesmo ato foi empossada a nova diretoria da associação, eleita no início do mês.
Depois de receber o cargo do ex-presidente Sérgio Marasca (PT), o prefeito Ivo dos Santos Lautert (PDT) enfatizou que o mais importante para o Vale do Taquari é a união e coesão.
Destacou o fato de pela primeira vez um chefe do Executivo de Taquari assumir o cargo, enfatizando que no comando da associação não se pode partidarizar as ações.
“Sei que todos os prefeitos sempre desenvolveram suas atividades aqui pensando, em primeiro lugar, no Vale do Taquari”, afirmou Lautert, que convocou sua diretoria a trabalhar pelas questões regionais, como a duplicação da BR-386, da ERS-130 e outras.
Junto com o presidente, assumem a direção o 1º vice-presidente, Valnei Cover (PDT), de Dois Lajeados; 2º vice-presidente, Vanderlei Moresco (PMDB), de Anta Gorda; 1º secretário, Osmar Baldissarelli (PMDB), de Ilópolis; 2º secretário, Waldemar Richter (PP), de Forquetinha; 1º tesoureiro, Celso Brönstrup (PPS), de Estrela, e 2º tesoureiro, Tarso Bastiani (PSDB), de Muçum.
Os titulares do Conselho Fiscal são os prefeitos de Progresso, Edegar Cerbaro (PP); Diógenes Laste (PP), de Nova Bréscia; e Rudimar Müller (PT), de Cruzeiro do Sul.
Os suplentes são César Beneduzzi (PDT), de Capitão; Amilton Fontana (PMDB), de Roca Sales; e José Luiz Cenci (PP), de Fazenda Vilanova.

Paulo Ricardo Schneider 

Nenhum comentário:

Postar um comentário