Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 16 de novembro

Notícias Vale do Taquari - 16 de novembro
A Câmara de Vereadores de Arroio do Meio realiza sessão ordinária hoje, às 18 horas e 30 minutos.

O poder legislativo de Travesseiro tem sessão hoje, a partir das 20 horas.

O novo prefeito de Gravataí, Acimar Silva (PMDB), e seu vice, o ex- deputado estadual Francisco de Souza Pinho (Democratas), tomaram posse na manhã de ontem, na Câmara de Vereadores do município. Em função da cassação da prefeita Rita Sanco, e, do seu vice, Cristiano Kingeski, Acimar e Pinho, foram eleitos pelos integrantes do poder legislativo, para governarem o município até dezembro de 2012.
           
Assinado na noite de segunda-feira no Salão Comunitário do Bairro Glória, em Arroio do Meio, o contrato entre o município e a empresa COESUL, vencedora da licitação para o asfaltamento de 750 metros da estrada de Bela Vista em direção a Dona Rita. Os moradores precisam pagar parte do investimento e também são responsáveis pela construção das calçadas de passeio.
           
A legislação eleitoral em vigor permite que a partir da próxima eleição, 128 municípios gaúchos, com mais de 15 mil habitantes, poderão ter aumento no número vereadores. Na região da Amvat, Lajeado e Venâncio Aires, aumentarão de 10 para 15 o número de edis. Estrela passa dos atuais 09 para 13, enquanto que Arroio do Meio, Encantado e Teutônia, aumentam as suas câmaras de 09 para 11 vereadores. Em Taquari, a Câmara decidiu manter em nove, o número de vereadores, não aproveitando a possibilidade de passar para onze.
           
Outra vez a falta de uma definição para acomodar a comunidade indígena entre Estrela e Bom Retiro do Sul, preocupa a Comissão de Duplicação dos 33 kms da BR 386. Outra preocupação é manifesta por Nilto Scapin, um dos diretores do consórcio de empresas que executa as obras, é a lentidão nos trâmites dos processos de licenciamento ambiental para a exploração de jazidas de materiais necessários para os aterros.
           
As secretarias de Assistência Social e de Educação, de Boqueirão do Leão firmaram convênio com o Senai. O objetivo é a implantação de cursos profissionalizantes no município.
           
O município de Mato Leitão está preparando uma festa para comemorar os 20 anos de emancipação. A programação deve ser definida nos próximos dias.
           
Na sessão ordinária desta semana da Câmara de Vereadores de Estrela foi autorizada a devolução dos valores de repasse de R$ 270 mil, da Promilk para Prefeitura. A empresa não conseguiu o licenciamento ambiental para iniciar as obras em tempo hábil.
           
A administração municipal de Fazenda Vilanova lança amanhã, às 20 horas, no auditório da Prefeitura, o projeto “Planejamento 2011/2015”. A meta é desenvolver o projeto em etapas como definição da missão, visão e valores; análise da situação; formulação de objetivos, estratégias e implementação de projetos específicos para cada secretaria.

Os moradores do Bairro Navegantes - Encantado, serão contemplados sábado, dia 19, com o projeto Saúde na Comunidade. Durante toda a manhã, no salão comunitário, a Secretaria Municipal da Saúde oferecerá diversos exames gratuitos como verificação da pressão arterial, teste de glicose, pré-câncer, avaliação nutricional e de saúde bucal. Haverá também confecção e entrega do Cartão SUS.
           
A Emater realiza amanhã, às 09 horas, no salão da comunidade Nossa Senhora Aparecida - Encantado, um evento técnico, orientando sobre um melhor aproveitamento dos pescados.

Nesta quinta e sexta-feira, acontece em Porto Alegre, o 5º Encontro Nacional do Judiciário. Durante o evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, serão definidas as metas do Judiciário para 2012. Os ministros do Supremo Tribunal de Justiça, Cézar Peluso e Ricardo Lewandowski, confirmaram presença.          
           
Um grupo de mulheres do interior de Arvorezinha estão se reunindo periodicamente na sede do CRAS para receber orientações sobre temas diversos. O nome do projeto é “Com licença vou à luta” e está sendo realizado através de parceria entre Senar e Secretaria de Assistência Social e Trabalho. Na última sexta-feira foi abordado o tema “Vigilância Sanitária – Manuseio com as carnes”.

Em Lajeado, o recém criado PSD realiza ato político nesta quinta-feira, dia 17, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. Na oportunidade será empossada a comissão provisória do partido, tendo Vitor Hugo Gerhardt como presidente. O evento contará com a presença do deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz, presidente estadual do PSD.

O deputado estadual e presidente do PT gaúcho, Raul Pont, se inscreve hoje como pré-candidato para disputar pelo partido a Prefeitura de Porto Alegre no ano que vem. Pont vai disputar a indicação do partido com o atual presidente da Assembléia Legislativa, Adão Vilaverde.

A programação da Semana da Câmara de Vereadores de Encantado tem continuidade hoje, às 19 horas, com homenagens à empresas e entidades encantadenses: Jornal Opinião, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Padaria Dal Pizzol, Tabacaria Encantado, CTG Giuseppe Garibaldi e Rádio Encantado AM. No encerramento da programação, nesta quinta-feira, dia 17, às 19 horas, ocorre a sessão solene de entrega de títulos de Cidadãos Encantadenses ao professor Walmir Griesang, ao médico Nestor Bergamaschi e ao empresário Antônio Alberto Lucca.
            
Em função do feriadão, a sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, será realizada hoje, a partir das 19 horas e 30 minutos.
           
A Prefeitura de Coqueiro Baixo realiza nesta quinta-feira, dia 17, às 14 horas, um leilão de diversos bens patrimoniais, considerados sem utilidade para o serviço público. Os equipamentos estão disponíveis para avaliação no Parque de Máquinas da Prefeitura.

Para marcar a abertura da programação de shows do Natal Brilhante a Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado trará no dia 04 de dezembro a apresentação do Padre Fábio de Melo. O espetáculo poderá ser conferido gratuitamente na Concha Acústica do Parque Professor Theobaldo Dick, a partir das 21 horas.

No dia 29 de novembro, em frente à Casa de Cultura de lajeado, acontecerá a abertura oficial da decoração natalina da cidade, que terá apresentação da Orquestra de Consertos de Lajeado (Oclaje), a partir das 21 horas. O evento faz parte da programação do “Natal Brilhante”.

A equipe da Secretaria de Obras de Travesseiro trabalhou na semana passada no patrolamento da estrada geral de São Miguel e de Linha Macuco. Também foram consertados pontos da iluminação pública e teve seqüência o trabalho de paisagismo nas duas rótulas da cidade.

Em Coronel Pilar, nesta quinta-feira, dia 17, a Inspetoria Veterinária realiza a entrega das vacinas contra febre aftosa. O roteiro inicia às 08 horas, em Linha Assunção.
           
Hoje, a partir das 16 horas e 30 minutos, acontece mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arvorezinha. Três projetos estão na pauta do dia, entre eles o que concede o título de Cidadão de Arvorezinha à Alcides Patussi.

Está agendada para sexta-feira, dia 18, às 13 horas e 30 minutos, no Parque Histórico de Lajeado, a eleição da nova diretoria da União Lajeadense de Clube de Mães.
            
Em Roca Sales, os encontros de novembro do Projeto “Viver Bem a 3ª Idade” têm como tema “Educação Fiscal”. O tema será dividido em duas partes: Educação Fiscal Tributária, proferido por Camila Hunning, e Educação Fiscal Sanitária, que será ministrada por Emerson dos Reis. Os encontros iniciam às 13h30min e o primeiro será realizado hoje, na Linha Pinheirinho.

Nesta quinta-feira, dia 17, o SPC e a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia, promovem Almoço Empresarial. O evento inicia às 11h45min e terá por local o Restaurante Paladar. O tema será “O Futuro do Serviço de Proteção ao Crédito”. O palestrante será o gerente executivo da CDL Porto Alegre, Ricardo Guimarães.

A Unidade Sanitária de Capitão realiza sábado, dia 19, mais uma campanha de doação de sangue. A coleta ocorre das 08 às 11 horas e 30 minutos, e, será realizada pela equipe do Banco de Sangue de Lajeado.
             
A comunidade da Linha Argola – Encantado, será a anfitriã dos Jogos Rurais 2011 promovidos pela Secretaria Municipal da Agricultura, com apoio da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Uergs, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sicredi. O evento ocorre sábado, dia 19, com a disputa de 26 provas.

O 2o Festival Estudantil de Canto Solo, promoção da Secretaria de Educação de Doutor Ricardo, ocorre nos dias 02 e 03 de dezembro, no Ginásio Municipal de Esportes. Nesta edição, algumas novidades estão sendo implementadas. As músicas serão interpretadas com banda ao vivo. Outra novidade é a ampliação do concurso para estudantes dos vales do Taquari e Rio Pardo, além de incremento na premiação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário