Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Temperatura alta e estiagem prejudicam condições ambientais do Rio Taquari

Rio Taquari - Local monitoramento Aepan-ONG
Dias já nascem quentes - Temperaturas chegam a 38 °C
Temperatura alta e estiagem prejudicam condições ambientais do Rio Taquari

A pouca precipitação pluviométrica verificada no mês de novembro de 2011 (30 mm) em média na Bacia Taquari-Antas, aliada as altas temperaturas dos últimos dias, está trazendo conseqüências para o Rio Taquari, tanto do ponto de vista da navegação quanto das condições ambientais de suas águas.

Com relação a navegação, o Rio Taquari já apresenta dificuldades a partir da Barragem de Bom Retiro do Sul a jusante.

Mas a questão mais preocupante segundo observações dos ambientalistas da Aepan-ONG, diz respeito as condições ambientais das águas do Rio Taquari.

No dia 29 de novembro de 2011, após trabalhos de campo realizado na área do Porto de Estrela, foi constatado que a temperatura da água do Rio está  elevada, em torno de 30,5 ºC. Muito alta para época do ano. A conseqüência imediata desta elevação de temperatura é a diminuição do oxigênio dissolvido na água que se encontra em 7,5 mg/L, ainda dentro dos limites de segurança mas que exige acompanhamento rigoroso com relação aos próximos dias.

Outra questão que pode ocorrer caso as atuais condições climáticas persistam é proliferação de algas (Eutrofização) nos arroios e Rio Taquari que poderia agravar o problema da diminuição do oxigênio dissolvido na água, fundamental para vida aquática.

O Técnico Ambiental da Aepan-ONG, Jorge Scherer explica que a preocupação na relação temperatura da água, matéria orgânica, e oxigênio dissolvido está diretamente ligada pois uma diminuição na concentração para de 6 mg/L do gás O² na água, já começam a ficar críticas as condições ambientais do Rio. Segundo Jorge, quanto mais alta a temperatura da água e elevação da concentração de matéria orgânica, menor será a concentração de O².

A Aepan-ONG faz o monitoramento do Rio Taquari desde a sua fundação em 1992.

Texto e fotos - Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário