Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 21 de outubro

Notícias Vale do Taquari - 21 de outubro

A CDL de Encantado realiza assembleia no dia 22 de novembro, às 19 horas e 30 minutos, nas dependências do Clube Comercial. Na pauta: prestação de contas e eleição da nova diretoria, para o biênio 2012-2014. Apenas uma chapa foi inscrita, tendo na presidência Marcelo Luiz Peretti. Atualmente a CDL de Encantado é presidida por Airton Giordani.

Neste sábado, dia 22, a AVAT (Associação dos Vereadores do Vale do Taquari) realiza reunião em Roca Sales, dentro da programação da Oktober Freund Fest.

No período de 11 a 13 de novembro, acontece na Praça Itália, em Ilópolis, a 5ª Turismate – Festa da Erva-Mate. A comissão organizadora tem a expectativa de reunir 25 mil pessoas, nos três dias do evento. A promoção do evento é da administração municipal e da Associação Comercial e Industrial de Ilópolis.

A Câmara de Vereadores irá homenagear três personalidades, com o título de Cidadão de Encantado. Os agraciados serão: o empresário Antônio Alberto Lucca; o médico Nestor Bergamaschi e o professor Walmir Griesang.

A direção nacional do PC do B se mobilizou para não perder o Ministério do Esporte e partiu para a ofensiva, deixando claro que abrirá guerra contra o governador petista do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, caso seja abandonado à própria sorte. Integrantes do governo agiram com rapidez para apagar o incêndio e os comunistas receberam a garantia de que o Esporte continuará sob direção do PC do B, mesmo sem Orlando Silva. A saída do Ministro é considerada como uma questão de tempo pelo Palácio do Planalto.

Está sendo realizado hoje, no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, o Seminário Regional sobre o tema “Desafios e Perspectivas da Piscicultura”. O evento é promovido pela Emater e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

O Coral São Carlos de Jacarezinho participa no dia 30 de outubro, do Encontro de Coros, da cidade de Panambi. A saída ocorre às 12 horas de Encantado.

O Sindicato dos Municipários de Encantado realiza jantar-baile, no dia 29 de outubro, no salão da comunidade de Santo Agostinho.

A Associação Comercial e Industrial de Estrela realiza na próxima quinta-feira, dia 27, visita técnica a empresa Rota Indústria Gráfica. Os interessados em participar devem confirmar presença até a próxima terça-feira, dia 25.

Amanhã a Secretaria da Saúde de Encantado realiza mais uma etapa do projeto “Saúde na Comunidade”, desta vez, em Linha Pinheirinho. Durante toda a manhã, a Secretaria oferecerá diversos exames gratuitos como verificação da pressão arterial, teste de glicose, pré-câncer, avaliação nutricional e de saúde bucal, no salão comunitário. Haverá também confecção e entrega do Cartão SUS.

O prefeito de Travesseiro, Ricardo Rockembach, decretou Ponto facultativo para o dia 31 de outubro, em substituição ao feriado do Dia do Funcionário Publico. Assim a prefeitura pára de trabalhar no dia 28 de outubro e retorna as atividades normais no dia 03 de novembro.

A Orquestra Municipal de Imigrante realiza no dia 03 de novembro, apresentação no Clube 31 de Outubro, por ocasião da Feira do Livro, da cidade de Garibaldi.

A Câmara de Vereadores de Nova Bréscia realiza sessão ordinária na próxima segunda-feira, com início ás 19 horas e 30 minutos.  

Hoje, a partir das 19 horas e 30 minutos, ocorre a 2ª Mostra de Dança do Grupo Argos da Escola Municipal Teobaldo Closs, de Teutônia. O evento será realizado na própria escola e contará com a presença de 10 grupos de dança, oriundos das cidades de Teutônia, Paverama, Taquari e Cruzeiro do Sul.

A Secretaria de Educação de Travesseiro realiza hoje a 2ª Festa das Famílias, envolvendo os pais e alunos das escolas municipais Pedro Pretto e Criança Esperança e Escola Estadual Monsenhor Seger. A programação será realizada no Ginásio da Escola Pedro Pretto, com mateada, brinquedos infláveis, show de piadas com Zé Calvi, show do mágico Eric Chartiot e coquetel.

Caso o texto que muda o cálculo atual de transferência dos royalties do sistema de concessão do petróleo, já aprovado no Senado, passar na Câmara dos Deputados, os 496 municípios do Rio Grande do Sul darão um salto expressivo em ganhos: a quantia vai evoluir dos 88 milhões de reais recebidos em 2010, para 316 milhões de reais em 2012. Um incremento de 228 milhões de reais. O cálculo foi feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Acontece neste final de semana, em Roca Sales, a 7ª Oktober Freund Fest. O evento contará com uma programação diversificada de atrações como shows, comidas típicas, artesanato, feira comercial, industrial e de serviços. A abertura oficial do evento ocorre hoje, às 20 horas e 45 minutos.

Em Lajeado, a juíza da 2ª Vara Cível, Carmen Barghouti, concedeu liminar determinando a perda de mandato do vereador Paulo Tóri, por infidelidade partidária. Recentemente o edil trocou o PDT pelo PPL. A cadeira de Tóri no legislativo lajeadense será ocupada por André Kieling, do Partido Verde, que concorreu coligado com o PDT nas últimas eleições. Os advogados de Paulo Tóri vão tentar cassar a liminar.

Neste sábado, dia 22, às 21 horas, no Ginásio de Esportes do Centro de Fazenda Vilanova, ocorre o grande baile de debutantes, organizado pela administração municipal. Na ocasião também serão homenageadas as ex-soberanas do município. O evento tem entrada gratuita, e faz parte dos festejos de 15 anos de Fazenda Vilanova.

Um grupo de 30 agricultores de Travesseiro participou ontem, da “Tarde de Campo” na propriedade de Sérgio Nied, na Picada Vinagre. Os palestrantes da Emater e da Cooperideal abordaram questões relacionadas ao manejo do rebanho e das pastagens.

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça adiou a decisão sobre se admite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. A definição ampliaria o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu neste ano a união estável entre pessoas homossexuais. Apesar do voto favorável de quatro ministros, o último a votar, ministro Marco Buzzi pediu vistas ao processo. Ainda não há uma nova data para o julgamento prosseguir.

O Hospital Sírio-Libanês divulgou um boletim médico sobre o quadro de saúde do Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB). De acordo com o documento, o político passa bem e deve ter alta no final de semana. Na sexta-feira passada, Mendes passou por um procedimento cirúrgico para a retirada de um tumor no cérebro.

Nos dias 14 e 15 de abril de 2012 acontece em Nova Bréscia, a I Franquevin, Festa do Frango, Queijo e Vinho. Um show nacional para o evento deve ser confirmado nos próximos dias. 

A administração municipal de Estrela repassou auxílio financeiro de 104 mil reais ao Hospital Estrela. O recurso é utilizado para viabilizar o custeio e manutenção dos serviços de atenção básica e urgência em saúde.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado confirmou para o dia 04 de dezembro o show nacional com o padre Fábio de Melo, dentro da programação do “Natal Brilhante”. O show será realizado na concha acústica do Parque dos Dick, em horário ainda a ser confirmado.

O PSDB de Encantado realiza no próximo mês, em dia ainda a ser confirmado, um seminário para debater os problemas do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário