Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 18 de fevereiro de 2011.

Estrela-RS - Projeto Colônia de Férias 2011


NOTÍCIAS REGIONAIS – 18-02-2011 – Sexta-Feira

Concurso público no Legislativo estrelense

Iniciaram, nesta quarta-feira, as inscrições para o cargo de Assistente Legislativo. A seleção será feita por meio de concurso público e o nível mínimo de escolaridade exigido é ensino médio completo.
O edital de abertura do processo seletivo 01/2011 e outras informações podem ser obtidos no site www.camaraestrela-rs.com.br e www.fundacaolasalle.org.br/concursos, bem como no mural da Câmara Municipal de Estrela, Rua Doutor Tostes, 51, Centro. A inscrição custa R$ 55,00 e vai até o dia 01/03.

O distrito de Forqueta, composto pelas localidades de Cairú, Linha 32, Esperança, Forqueta e parte de Forqueta Baixa, pretende se emancipar do município de Arroio do Meio. Nesta área são 3.500 habitantes e 2.170 eleitores. O presidente da Comissão Emancipacionista, formada em 2002, é o professor Paulo Alécio Weitzenmann,


Durante as últimas semanas, a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Estrela (Acie) esteve reunida para discutir e analisar as ações desenvolvidas no decorrer de 2010, de acordo com o Planejamento Estratégico definido pela entidade, bem como os indicadores que apontam o desempenho da Acie.
Os vice-presidentes apresentaram as atividades de suas pastas, salientando os sucessos, as dificuldades e as medidas cabíveis em cada caso.
Assuntos como a campanha de conscientização para participação do associado nas atividades desenvolvidas pela Acie; criação de grupos de trabalhos para discussão e esclarecimentos de dúvidas em questões de interesse da comunidade empresarial; pesquisa de satisfação do associado; apoio à Multifeira; segurança pública junto às empresas entre outros, foram alguns dos temas analisados e discutidos durante os encontros.

O coordenador do curso de Farmácia da Univates, Luís César de Castro, confirmou para o segundo semestre deste ano a inauguração da Farmácia Escola de Lajeado. Modelo no estado, a Farmácia Escola servirá para aliar a teoria ministrada pela universidade à prática, ao manuseio dos componentes, e proporcionará maior oferta de medicamentos fitoterápicos e homeopáticos. O investimento é de 1 milhão 330 mil reais, com recursos da Prefeitura de Lajeado, da Justiça Federal e da própria Univates.


Cerca de 200 crianças participaram do projeto Colônia de Férias 2011, que culminou dia 10 de fevereiro, em Estrela.
No encerramento, o grupo foi presenteado com passeio na fazenda Quinta da Estância Grande, em Viamão.
Os participantes tiveram programação pedagógica divertida e variada. Entre as atividades do dia, destacam-se a trilha ecológica, onde as crianças tiveram contato com animais como cobras e bugios; banho de lama, passeio a cavalo, visitação aos viveiros de aves exóticas, entre outras.
Entre os dias 10 de janeiro e 10 de fevereiro as crianças e adolescentes atendidos no Colônia de Férias tiveram a oportunidade de participar de inúmeras vivências, como por exemplo, oficinas de dança, música, capoeira, atletismo, educação bucal e ambiental, dia do cinema, vivências nas piscinas da Sociedade Rio Branco, além de brincarem e aprenderem muito.


A Prefeitura de Canudos do Vale abriu o processo licitatório para a construção da primeira escola de Educação Infantil do município. A previsão de custo para realização da obra é de 640 mil reais. As empresas interessadas em executar os trabalhos devem manifestar o interesse até o final deste mês.

Recentemente, o presidente do Legislativo, Juarez Fülber (PPS), realizou reunião com moradores do Distrito de Delfina, a fim de dar início à abertura de uma via na localidade.
O encontro fez-se necessário, pois o primeiro passo será a doação da área da estrada ao município, para que então seja feita a medição e execução das obras.
Representando o Executivo, estiveram o secretário de Planejamento, Indústria e Comércio, Milton Radaelli e o engenheiro Gerson Hepp.
“A abertura desta via será de grande importância para a localidade. Estamos satisfeitos com a concordância da totalidade dos presentes, restando agora o andamento dos trâmites legais para a realização desta obra”, declarou Fülber.

A Câmara de Vereadores de Encantado realiza audiência pública no dia 21, segunda-feira, a partir das 10 horas, na sala de sessões do poder legislativo. Na oportunidade será feita a avaliação das metas fiscais alcançadas nos último quadrimestre do exercício de 2010.


Com o objetivo de fomentar o Bicicross e se tornar referência no Vale do Taquari, nasce no município de Estrela a Associação Estrelense de Bicicross (AEBMX), assumindo a função e substituindo o Vale do Taquari Bikers Clube (VTBC).
Com o apoio da Prefeitura de Estrela por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e de empresas da Região a nova diretoria projeta a realização de uma rifa, além de projetos de patrocínio para viabilizar a participação de seus 16 atletas nos campeonatos Regionais, Gaúcho e Nacional.
A nova associação está vinculada a Confederação Brasileira de Ciclismo departamento de Bicicross (CBC-BMX) que é o órgão regulador da modalidade a nível Nacional e representa a União Ciclística Internacional (UCI).
Assim os atletas participantes estarão somando pontos para uma possível participação dos jogos Olímpicos de 2016, já que o Bicicross é uma modalidade olímpica.

A administração municipal de Progresso firmou contrato com a Caixa Econômica Federal, para liberação de recursos da União, na ordem de 293 mil reais. Os recursos serão aplicados em obras de infraestrutura urbana. A contrapartida da prefeitura, segundo o prefeito Edegar Cerbaro, será de 15 mil reais.


Nesta terça-feira (15), foi apresentado o novo gerente da unidade da Corsan de Estrela, Bom Retiro do Sul e Teutônia.
Com a presença do presidente do Legislativo, Juarez Fülber (PPS), Marco Wermann (PT), Aloísio Mallmann (PPS), Cirsitano Nogueira da Rosa, (PMDB) e Joel Mallmann (PSB), atuará no município, Valdemar Athaíde Camargo, substituindo Jorge Dexheimer, que esteve à frente do escritório de Estrela por dois anos.
O ato foi conduzido pelo superintendente regional, Alexsandro Cerentini Pacico, acompanhado do superintendente adjunto, Luthero Fracasso, além de contar com a presença dos servidores da Corsan de Estrela.


A Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, localizada junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela, recebeu no início do mês de fevereiro diversos materiais informativos enviados pelo Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental e Departamento de Educação Ambiental.
Os exemplares recebidos são compostos de livros, revistas, DVDs e folders que tratam de diferentes questões ambientais, especialmente as que se referem ao Bioma Mata Atlântica.

Neste domingo (20/02), no Parque Princesa do Vale, a partir das 15h30min, ocorre a Copa Viva Verão de Bicicross, evento realizado pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) com apoio da Associação Estrelense de Bicicross (AEBMX).
A competição está em sua terceira edição e promete reunir dezenas de atletas, já que será o primeiro evento de bicicross de 2011 no Estado.

Numa parceria entre Prefeitura de Westfália e Governo Federal, será realizado acesso asfáltico à localidade de Linha Franck. O prefeito Sérgio Marasca informou que a obra está orçada em 105 mil reais.


A Faculdade de Tecnologia La Salle - Estrela oferece as últimas vagas para os cursos de extensão em Introdução ao Turismo e Hospitalidade; Desenvolvimento Regional e Agrícola; Empreendedorismo e Consultoria Empresarial e Princípios de Marketing.
Cada curso tem carga horária de 60h.
Os cursos iniciam na segunda-feira (21/02), data que ainda podem ser realizadas as inscrições na secretaria da instituição.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3720-2732.

O município de Travesseiro comemora aniversário no mês de março. Dentro da programação das festividades está prevista para o dia 12, a realização dos "Jogos da Juventude Rural". As equipes deverão ser formadas de 15 a 30 integrantes.


O setor de ICMS da Prefeitura Municipal de Estrela comunica que todos os produtores rurais deverão apresentar o seu talão de produtor modelo 15 para ser efetuado o levantamento referente à movimentação durante o ano de 2010.
- até amanhã sexta-feira: Linha Winck, Novo Paraíso e Linha Lenz.
- de 21 a 25 de fevereiro: Linha Geraldo Alta, Linha Geraldo Baixa, Costão, Linha Wolf, Linha Beija-Flor, Linha Santo Antonio, Roncador, e São José.
OBSERVAÇÃO: Os produtores rurais deverão trazer todos os talões em uso, com as devidas contra-notas para o setor de ICMS, que funciona junto à Secretaria da Agricultura.


A EEEPE comunica aos interessados em cursar Técnico em Secretariado ou Técnico em Informática e que não se inscreveram on line em tempo hábil, que poderão procurar a Secretaria da Escola, de 14 a 18 de fevereiro de 2011 para efetuar a sua matrícula.
A Direção da EEEPE comunica que o início do primeiro semestre letivo de 2011 será nos seguintes dias e horários:
Turno da tarde: dia 01/03, às 13:30h
Turno da noite: dia 28/02, às 19:00h

Comunicamos a todos que possuem cadastro florestal que venham até o STR Estrela para fazer a renovação do mesmo ou pedir a baixa, pois estes que não fizerem à baixa e não renovarem, estarão sujeitos a receber multa. Os mesmos deverão trazer carteira de identidade, CPF, talão e o cadastro anterior do Sema. O prazo é até dia 31 de março de 2011. Quem não sabe se fez ou se precisa fazer, pode comparecer no Sindicato para mais informações, pois temos uma listagem de nomes com pessoas que precisam fazer ou dar baixa no cadastro.


As escolinhas do Estrela F. C. estão se preparando forte para as competições de 2011, com algumas competições já confirmadas, os alunos intensificam seus treinos para entrarem forte em 2011.
Entre as competições já confirmadas estão a 6º Edição da Liga Futura de Futebol de Campo e a Copa do Vale de Futsal.

As lombadas eletrônicas instaladas na rua Júlio de Castilhos, defronte ao Parque Municipal Princesa do Vale, em Estrela, estão operando em caráter educativo.
A informação é do chefe do Departamento de Trânsito Municipal (Detram), Laoni Heiermann.
Na manhã desta quarta-feira (16/02), uma equipe da regional Caxias do Sul-RS do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) realizou os testes de aferição dos sistemas das lombadas.
Os equipamentos foram transferidos da avenida Rio Branco, onde foi implantado um semáforo.
Segundo Heiermann, a partir do dia 1º de março de 2011, os motoristas que trafegarem seus veículos em velocidade superior a 57 km/h serão autuados.
A velocidade média será de 50 km/h, com tolerância de até 57 km/h.
Mais informações são possíveis pelo telefone (51) 3981-1075.

Nenhum comentário:

Postar um comentário