Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 04 de fevereiro de 2011

Lajeado-RS


NOTÍCIAS REGIONAIS

No período de férias escolares o Telecentro de Travesseiro
, instalado junto a Escola Pedro Pretto, atende a comunidade normalmente. Além do trabalho normal, foi formada uma turma com 16 alunos que tem aulas todas as terças e quintas-feiras a noite, no curso de capacitação de informática. O curso, que terá duração de 58 horas aula, é gratuito.

O município de Fazenda Vilanova irá sediar a etapa microrregional do concurso Garota Verão 2011. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 04, às 20h, no Parque Municipal, ao ar livre e sem cobrança de ingressos, integrando a programação do 2º Verão Vilanova. O desfile deverá contar com a participação de oito municípios da região: Fazenda Vilanova, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Tabaí, Westfália, Bom Retiro do Sul e Taquari, que escolherão suas representantes para a etapa regional em Lajeado, que antecede a grande final, no mês de março, em Capão da Canoa.

Os produtores rurais de Lajeado já podem efetuar, na sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a encomenda de calcário e de sementes de forrageiras do tipo aveia preta, azevém e ervilhaca. O prazo para encomenda encerra no dia 17 de fevereiro.

Os produtores rurais de Fazenda Vilanova devem realizar a apresentação do Talão do Produtor até o dia 28 de fevereiro, no setor de ICMS da Prefeitura.

A Secretaria da Agricultura de Estrela recebe até o dia 25 de fevereiro, as encomendas de adubo, uréia, aveia e azevém.

A Secretaria da Fazenda de Teutônia informa que estão disponíveis os carnês do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Taxa de Licença de 2011. Os contribuintes podem fazer a retirada na sala 14 do Centro Administrativo. Quem possui senha do Serviço de Atendimento ao Cidadão também poderá fazer a impressão do carnê pelo site do da Prefeitura.


O PMDB do RS terá participação no Governo da presidente Dilma Rousseff. Entre a maioria dos peemedebistas são consideradas praticamente certas as indicações do ex-deputado estadual Sandro Boka, do ex-prefeito de Rio Pardo, Edvilson Brum e até mesmo do tradicional adversário do PT no Estado, Elmar Schneider, que no cargo de deputado estadual foi um dos mais severos críticos do governo do petista Olívio Dutra no RS.

Inaugurado oficialmente em Lajeado nesta terça-feira, dia 25, o SAMU 24 HORAS - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Vale do Taquari, que passa a atender casos de urgências e emergências médicas quando acionado pelo telefone 192. No total, serão 65 profissionais devidamente capacitados que vão se revezar em três turnos no atendimento 24h. São 29 municípios engajados na novidade, onde as equipes das bases estarão situadas em Lajeado, Teutônia, Estrela, Encantado e Arvorezinha.

Após vistoria e medições da Caixa Econômica Federal, as obras com recursos federais, em andamento em Travesseiro, tiveram o prazo de conclusão prorrogado. Em construção a Praça da Cidade, o Ginásio junto a escola Criança Esperança e o salão de São João. Obras que foram interrompidas no período eleitoral por falta da liberação de repasse das parcelas da União, principal motivo do atraso no primeiro plano de conclusão.


O I Carnaval Regional de Lajeado será realizado no dia 05 de março, na Rua Santos Filho, a partir das 20 horas, com abertura do desfile pelo Bloco dos Palhaços de Lajeado. Na sequência virão os Acadêmicos da Alegria (Hidráulica/Lajeado), Unidos da Folia (Santo André/Lajeado), Irmãos da Opa (Taquari), Inhandava (Bom Retiro do Sul), Só Alegria (Conservas/Lajeado) e Academia do Samba (Conservas/Lajeado).


A Coordenação dos Grupos da Melhor Idade de Capitão esteve reunida com os presidentes dos grupos e diretoria da Associação dos Grupos da Melhor Idade do município. Na reunião foram avaliados os trabalhos desenvolvidos no ano passado e feita a organização das atividades de 2011.

Após o credenciamento de dois funcionários da Secretaria da Agricultura de Capitão junto a Inspetoria Veterinária, as Guias de Transporte Animal, GTAs, já podem ser emitidas na Secretaria. Toda a transferência de animais entre propriedades, deve ser feita com a GTA.

A Secretaria da Educação e Cultura de Paverama comunica aos pais dos estudantes do município que no período entre os dias 1° e 28 de fevereiro estará sendo realizado o cadastramento e recadastramento do transporte escolar 2011. Solicita-se que todos compareçam na Smec para que seja formulado o roteiro de transporte do ano letivo de 2011.

A Secretaria da Fazenda de Teutônia informa que estão disponíveis os carnês do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Taxa de Licença de 2011. Os contribuintes podem fazer a retirada na sala 14 do Centro Administrativo. Quem possui senha do Serviço de Atendimento ao Cidadão também poderá fazer a impressão do carnê pelo site do da Prefeitura.

Já estão à venda, no Setor de Atendimento ao Aluno da Univates (Prédio 9), os ingressos para o espetáculo Exótique, do Grupo Tholl, de Pelotas. As apresentações ocorrem dias 18 e 19 de março, no ginásio de Arena do Complexo Esportivo da Instituição, em Lajeado. Dia 18 o grupo fará duas apresentações: à tarde, em sessão exclusiva para as escolas, e à noite, somente para alunos da Univates (que terão entrada franca mediante apresentação da carteirinha do DCE ou comprovante de matrícula). Já no dia 19, às 21h, o espetáculo será aberto à comunidade em geral.

Em março, a Afubra realiza na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo , a 11ª Expoagro. O STR de Lajeado está organizando para o dia 02 de março, uma excursão para o evento. As inscrições podem ser realizadas nos escritórios da entidade, nos municípios de Lajeado, Forquetinha, Canudos do Vale e Marques de Souza.

Em Lajeado, a Ciclovia Ayrton Senna, na Rua Oswaldo Aranha, está sendo guarnecida das 17 às 21 horas, por um dos guardas que atuava no Parque dos Dick. O serviço será oferecido até o dia 20 de fevereiro, quando termina o horário de verão, mas a Prefeitura analisa a possibilidade de prorrogar a segurança com guardas, tanto no Parque dos Dick quanto na ciclovia.

A Emater de Capitão está organizando para o dia 09 de fevereiro uma tarde técnica sobre produção e armazenamento correto de silagem. Os agricultores interessados em acompanhar deverão se inscrever no escritório da Emater.

Deve começar ainda no primeiro semestre de 2011, em Lajeado, a obra de construção de um túnel na BR 386, criando uma passagem inferior na rodovia federal para interligar os bairros Centenário e Bom Pastor, de onde também será criado o novo acesso ao Bairro Conventos.

Em Capitão, o serviço de encaminhamento de carteiras de identidade e de trabalho não será realizado até o dia 21 de fevereiro. A funcionária que presta este serviço está de férias neste período.


O Departamento de Esportes da Prefeitura de Paverama comunica que o campo de Futebol Sete da Praça 13 de Abril está disponível gratuitamente à comunidade, todas as quintas-feiras à noite. O agendamento dos horários pode ser feito no Departamento de Esportes com o coordenador Marinho.

A Prefeitura de Estrela está com descontos de até 21% no IPTU 2011 para quem efetuar o pagamento até o dia 10 de março. A prefeitura oferece 14% de desconto para os pagamentos à vista efetuados até o dia 10 de março, além de 7% de abatimento para os contribuintes que estiverem quites com seus débitos até 31 de dezembro de 2010. O contribuinte poderá optar ainda pelo pagamento em 12 vezes, desde que o valor da parcela não seja inferior a R$ 20,00. O guia de pagamento está disponibilizado no site da prefeitura. Já os contribuintes que preferirem retirar o seu carnê junto ao Setor de Arrecadação da Prefeitura, o mesmo já está disponível das 8 às 17 horas, inclusive no horário do meio-dia.


As secretarias de Agricultura e Obras de Travesseiro estão trabalhando com as retroescavadeiras na cobertura de montes de silagem. Por esse motivo os atendimentos de serviços particulares estão atrasando.


A Prefeitura de Lajeado avisa aos agricultores do município que o prazo para efetuarem a apresentação dos Talões do Produtor na Secretaria da Fazenda se encerra no dia 28 de fevereiro. Mesmo os produtores que não emitiram notas fiscais em 2010 deverão atender a este compromisso junto ao Setor de Fiscalização da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário