Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vale do Taquari em Notícias

Notícias Regionais 26-10-2010 – 3ª feira

1- Capitão
Os vereadores de Capitão estiveram reunidos ontem em sessão ordinária. Na ordem do dia o Oficio do Executivo solicitando prorrogação de prazo até o dia 15 de novembro para a entrega da Lei que Orça a Receita e Fixa Despesa do Município, para o exercício de 2011. Além desta, outras três matérias foram aprovadas, todas por unanimidade.

2- Lajeado
Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.
Oito projetos estão na pauta do dia. Fará o uso da tribuna Rogério Kober, que falará sobre a Incubadora Empresarial da Univates.

3- Vale do Taquari
Nesta quarta-feira, dia 27, às 12h30, na sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari, em Lajeado, a Corregedoria-Geral da Brigada Militar dará início a mais uma edição da Ouvidoria Itinerante.
A iniciativa visa possibilitar que a comunidade da região possa encaminhar eventuais reclamatórias decorrentes de infrações penais e/ou administrativas praticadas por militares estaduais.

4- Canudos do Vale
Nos dias 28 e 29 de outubro, quinta e sexta-feira, acontece no salão comunitário de Canudos do Vale, a 1ª Feira do Livro daquele município. O tema a ser desenvolvido é: “Despertando para o mundo da leitura”.

5- Lajeado
Nos primeiros nove meses de 2010 foi registrada a abertura de 770 novos empreendimentos em Lajeado, conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal da Fazenda.
Deste total, 612 são de novas empresas e microempresas e 158 são de novos profissionais autônomos.

6- Estrela
A Secretaria de Educação de Estrela por meio das nutricionistas Kátia Barbieri Becker Delwing e Neidi Cristina Flesch, encerrou ontem um ciclo de palestras sobre "Alimentação Saudável".
As atividades contemplaram todas as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Estrela.
O tema das palestras foi ao encontro do projeto "Para gente miúda: Saúde e Alimentação com Higiene de Montão" que está sendo realizado durante todo o ano de 2010 com as crianças das Emeis.

7- Capitão
O prefeito de Capitão Jari Hunhof está hoje, juntamente com técnicos da Secretaria da Agricultura e Departamento do Meio Ambiente, em Rio Grande, conhecendo uma empresa de adubos químicos e que tem projeto para beneficiar o material das composteiras mecanizadas de dejetos líquidos.
Amanhã o prefeito Jari viaja a Brasília para assinar convênio com o FNDE.

8- Univates
Foi realizada ontem na Univates, em Lajeado a palestra “O Rio Grande do Sul e a Copa de 2014”, que marcou a abertura da XI Semana Acadêmica dos Cursos de Educação Física.
A atividade foi ministrada pelo secretário adjunto da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014, Luiz Fernando Krieger. O palestrante comentou sobre a importância do evento para o país.

9- Pesquisa Eleitoral
Pesquisa Vox Populi aponta que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, segue à frente do postulante do PSDB, José Serra.
Dilma tem 49% das intenções de voto enquanto Serra apresenta 38%. O número de eleitores que pretendem votar nulo ou em branco é de 6% - mesmo índice contabilizado anteriormente.
Houve aumento do número de eleitores indecisos ou que não responderam: de 4% para 7%. Considerando-se apenas os votos válidos, Dilma atinge 57% contra 43% de Serra.

10- Travesseiro
Na próxima sexta-feira, dia 29, tem o recolhimento do Lixo Sucata em todo o município de Travesseiro.
A equipe de coleta sairá do pavilhão da Secretaria de Obras a partir das 07 horas percorrendo todas as localidades do município.

11- Paverama
A Secretaria de Educação e Cultura de Paverama abrirá matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2011 na rede municipal de ensino, no período de 3 de novembro a 10 de dezembro de 2010, diretamente nas escolas.

12- Lajeado
A Prefeitura de Lajeado comunica que no dia 1º de novembro não terá expediente externo nem interno nas repartições públicas municipais.
A medida foi determinada por Decreto, que transfere o ponto facultativo de 28 de outubro, Dia do Servidor Público, para o dia 1º de novembro nas repartições.
As escolas municipais seguirão calendário próprio.
Quanto aos postos de saúde, somente o Bairro Montanha estará aberto, no horário das 7h30min às 21h45min, sem fechar ao meio-dia.

13- Teutônia
A Administração Municipal de Teutônia realizará hoje, terça-feira, audiência pública para debater a terceira etapa das estratégias de ação do Plano Local de Habitação de Interesse Social.
O encontro ocorre às 17 horas, na Câmara de Vereadores.

14- Teutônia
Nesta terça e quarta-feira, a CIC Teutônia, promove em parceria com o Sebrae, a oficina “Elaborando um Plano de Negócios”.
O evento tem por objetivo auxiliar os participantes na compreensão e estruturação de um roteiro de plano de negócio que os permita refletir sobre abrir, expandir ou manter um negócio.

15- Colinas
O município de Colinas promove o 3º Concurso Fotográfico de Colinas com os temas Retratando Colinas e Casarões.
As inscrições gratuitas encerram hoje, dia 26, junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
A premiação inclui troféus e dinheiro. Podem participar fotógrafos de toda a região.

16- Lajeado
Em Lajeado foi prorrogado até o dia 29 de outubro o prazo para recadastramento de contribuintes inscritos no cadastro municipal de indústria, comércio e prestação de serviços, tanto de pessoas jurídicas como de pessoas físicas (profissionais autônomos).
O procedimento pode ser feito preferencialmente pela internet, via site da Prefeitura de ou direto no guichê de atendimento do setor de fiscalização da Secretaria da Fazenda, no 1º piso da Prefeitura.

17- Paverama
A administração municipal de Paverama abriu inscrições para concurso público. Serão disponibilizadas 18 vagas em diversos setores, como: professores, médicos, assistente social, pedreiro, procurador jurídico, psicólogo, servente e gerente administrativo. As inscrições devem ser efetuadas na Prefeitura, no horário das 08 às 12 horas, até o dia 04 de novembro.


18- Smel Estrela
A atleta Marcieli de Castro sagrou-se campeã estadual de atletismo na sexta-feira (22/10), em salto em altura, na categoria iniciantes, ao superar mais de 30 adversárias na cidade de Caxias do Sul, que contou com a participação das principais equipes do estado.
A atleta é aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Sereno Hugo Wolkmer e, pratica o esporte no Projeto de Atletismo desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O Projeto ocorre no Parque Princesa do Vale de segunda a quinta-feira, nos turnos manhã e tarde, aberto para todas as crianças do município.
Além de Marceli, destaque para as atletas vice-campeãs estaduais Taine Eede (revezamento 8 x 50), assim como a própria Marcieli de Castro (revezamento 8 x 50) e, em terceiro lugar, Ana Paula Zílio (marcha atlética). Todos estes atletas participam do Projeto Smel Estrela de Atletismo.

Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário