Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Notícias dos municípios do Vale do Taquari - RS - Brasil



Notícias Regionais 20-10-2010 – 4ª feira

1- Travesseiro
A Secretaria da Saúde de Travesseiro realiza sábado, dia 23, no Ginásio da Escola Pedro Pretto, mais uma Feira de Saúde.
Na ocasião uma série de entidades, profissionais, instituições e até empresas estarão presentes desde as 08 horas para realizar testes, fazer exames e esclarecer dúvidas sobre saúde e bem estar.
Para facilitar o acesso de todos, haverá transporte de todas as localidades a partir das 07 horas e 30 minutos.

2- Capitão
Em Capitão seguem os preparativos para o Espetáculo de Natal “Somos Todos Anjos” que será apresentado no dia 17 de dezembro, durante o evento “Festa do Natal em Família”. O espetáculo deste ano trará muitas inovações.

3- Estrela
A Câmara de Vereadores de Estrela aprovou na sessão ordinária desta semana o Projeto de Lei criando o novo plano de carreira para o magistério municipal. Entre outras alterações a matéria prevê a redução da carga de trabalho, de 35 para 30 horas.

4- Vale do Taquari
O programa piloto de erradicação da tuberculose e brucelose bovina criado na Comarca de Arroio do Meio, abrangendo os municípios de Capitão, Travesseiro, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo e Pouso Novo começa a repercutir.
Já está sendo estudada a possibilidade de ampliar o projeto para todo o Vale do Taquari.
Cidades de outras regiões, como São Marcos e Três Passos, também mostraram interesse em implementar o projeto.

5- Arroio do Meio
A Câmara de Vereadores de Arroio de Meio realiza hoje, às 18 horas e 30 minutos, mais uma sessão ordinária.
Quatro projetos do executivo serão apreciados.

6- Estado
O governador eleito Tarso Genro (PT) confirmou que pretende encaminhar à Assembleia Legislativa um projeto de reformulação do Secretariado do Palácio Piratini ainda neste ano.
Ele ressaltou que precisará da concordância da atual governadora Yeda Crusius (PSDB) para efetivar a intenção. O petista deverá solicitar em novembro, após o início de trabalho de transição, que a tucana envie o projeto ao poder Legislativo.

7- Concurso de Oratória
Acontece na sexta-feira, dia 22, a final regional e entrega da premiação do concurso "Oratória nas Escolas 2010" promovido pela JCI Lajeado.
O evento será realizado no auditório do Prédio 3 da Univates, das 19h às 22h30min, sob a coordenação do professor Sandro Nero Faleiro.
A final do concurso contará com alunos concorrentes de várias cidades do Vale do Taquari: Estrela, Lajeado, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Boqueirão do Leão, Westfália, Progresso e Teutônia.

8- Estado
O governador eleito do RS participou da 2ª Marcha Gaúcha “Os Municípios pelo Rio Grande”, realizado pela Famurs na Assembleia Legislativa.
Durante o evento, Tarso Genro recebeu uma lista de reivindicações prioritárias de prefeitos gaúchos.
Entre elas, a criação de um fundo para catástrofes naturais, a ampliação de recursos para o transporte escolar e a conclusão de obras em municípios ainda sem ligação asfáltica.
Tarso ressaltou que os assuntos serão imediatamente tratados no futuro Gabinete dos Prefeitos, projeto previsto na campanha petista.

9- Estrela
A Prefeitura de Estrela está reformando a ponte da Estrada da Divisa, que liga as localidades de São Jacó e Linha Winck. Os trabalhos deverão ser concluídos ainda no dia de hoje.

10- Fazenda Vila Nova
A programação oficial da ExpoFaz 2010, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de outubro, em Fazenda Vilanova, contará com presença de diversas autoridades.
Entre elas, a senadora eleita, Ana Amélia Lemos (PP), que atendeu ao convite do prefeito José Luiz Cenci e já confirmou presença na abertura do evento.

11- Política
O presidente do Partido Progressista no RS, Pedro Bertolucci, participou de uma reunião com o governador eleito, Tarso Genro.
No encontro Tarso reafirmou o convite para que os progressistas participem da base aliada na Assembléia Legislativa.
Bertolucci salientou que vai levar a questão para o debate interno no partido.

12- Expo-Faz
Na próxima sexta-feira, dia 22, dentro da programação da Expofaz 2010, de Fazenda Vilanova, acontece assembléia geral da AMVAT. A reunião inicia às 14 horas, no auditório Águia Azul da Prefeitura.

13- Justiça
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Cezar Miola deve se manifestar hoje sobre o pedido de suspensão da construção de seis presídios, entre eles os de Lajeado e Venâncio Aires, sem licitação, apresentado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino.
De acordo com o MP, não há justificativas para que as prisões sejam feitas sem licitação.

14- Exposição
A Biblioteca Pública de Lajeado em parceria com a Associação dos Orquidófilos de Lajeado, realiza até o dia 28 de outubro, a 3ª Exposição de Orquídeas.
As orquídeas expostas são de Nelso Lazzaron, que há 12 anos é criador desta espécie de flor.

15- Capitão
Em Capitão segue o trabalho de pavimentação da Avenida Airton Senna e também da estrada geral em direção a São Domingos.
A obra com 6.980 metros quadrados, deve ser concluída em 180 dias. O investimento é de 322 mil reais.

16- Teutônia
No próximo dia 28 de outubro, a partir das 7h30min e tendo por local o Sesi de Teutônia, o Sub-Comitê da Qualidade de Teutônia, em parceria com a CIC Teutônia, promove mais uma edição do tradicional Café Qualificando a Gestão.
Na oportunidade haverá palestra “Gestão da Qualidade na Educação”, apresentada por escola de Nova Bréscia que recebeu o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.

17- Lajeado
Hoje será realizado no salão de eventos da Prefeitura de Lajeado o 8º Seminário Regionalizado Sentinela.
A programação inicia às 13h30min, e, é voltada para profissionais da área de educação e assistência social, que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.

18- Univates
A Univates realiza, no próximo dia 25, a palestra “Impacto dos projetos complementares na execução de obras”, ministrada pelo engenheiro Cláudio Meneghetti e promovida pelo Curso de Engenharia Civil.
A atividade ocorrerá no auditório do Prédio 11, a partir das 19h10min.

19- Noite Cultural
A Administração Municipal de Fazenda Vilanova realiza amanhã, quinta-feira, a 9ª Noite Cultural. Neste ano, ela integra a programação da ExpoFaz 2010 e trás apresentações de canto, dança, chula, orquestra e patinação.

20- Teutônia
Hoje, das 13h30min às 18h, a CIC Teutônia promove o II Fórum do SPC de Teutônia.
O evento será realizado no Grêmio Cultural e Recreativo Teutoniense e contará com palestras que buscam motivar as equipes de trabalho a fomentar novos negócios.

21- Imigrante
Inscrições para a seleção de pessoal na Prefeitura de Imigrante terminam amanhã, dia 21. São 10 vagas no total, nas funções de auxiliar de escritório, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de Creche, auxiliar administrativo, técnico em enfermagem, técnico de contabilidade, tesoureiro, eletricista, operário, médico clínico geral, médico pediatra, motorista e oficial administrativo.
As inscrições devem ser feitas através do site www.objetivas.com.br. As provas serão aplicadas no dia 13 de novembro.

22- Juramento à bandeira
Na próxima sexta-feira, dia 22, acontece em Fazenda Vilanova, a cerimônia de Juramento à Bandeira, aos jovens da classe de 1992, dispensados do Serviço Militar. O ato acontece às 9 horas, no Parque Municipal e integra a programação da ExpoFaz 2010.

23- Amturvales
A Amturvales participa, pelo segundo ano, da Feira das Américas, na cidade do Rio de Janeiro.
A programação, que acontece paralelamente ao 38º Congresso Brasileiro de Agência de Viagens, inicia hoje, e segue até sexta-feira, dia 22, e, é promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens.
A Amturvales estará representada pelas turismólogas Lizeli Bergamaschi, Samanta Regina Chiesa e Juliana Jasper.

24- Expovale
Escolas de toda a região vão se encontrar em programação especial durante a XVII Feira Industrial, Comercial e de Serviços – Expovale 2010.
Nos dias 16 e 17 de novembro, no Parque do Imigrante em Lajeado.
As instituições de ensino que confirmarem presença terão a entrada liberada na feira e ainda recebem um ingresso para cada aluno usar no Parque de Diversões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário