Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 7 de julho de 2024

Júlio Carlos Lohmann - Pai da Acácia



Em julho de 1993, a Câmara de Vereadores de Estrela aprovou o Projeto de Lei do então vereador Pedro Antônio Barth, denominando uma via pública como Rua das Acácias. Esta rua, que conecta a Trans Santa Rita à comunidade de Arroio do Ouro, é a segunda homenagem ao pioneiro da Acácia Negra no Rio Grande do Sul e no Brasil, Júlio Carlos Lohmann. Outra rua em Estrela já leva seu nome desde 1981.

Lohmann, conhecido como o "Pai da Acácia", começou com uma pequena plantação em 1928 e, com seu espírito empreendedor, dedicou-se ao estudo da cultura da Acácia Negra. Em 1930, após entrar em contato com empresas na África do Sul, ele recebeu as primeiras sementes e iniciou a primeira plantação comercial de acácia negra em larga escala em Estrela, na Chacrinha.

Graças ao seu trabalho pioneiro, a Acácia Negra se tornou uma importante fonte de riqueza para o Estado, especialmente nas proximidades de curtumes em cidades como Montenegro e Portão. Além de seu pioneirismo agrícola, Lohmann também foi vice-presidente da União Colonial e membro da diretoria da Associação Rural de Estrela. Nascido em 1879, em Novo Paraíso, Estrela, ele faleceu em 1941, em Tramandaí, deixando um legado duradouro para a região. Airton Engster dos Santos - Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário