Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 29 de maio de 2021

Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul divulgou matéria sobre o Memorial de Estrela

 















POR ARIEL LOPES | ASCOM SEDAC

Em 2021, o município de Estrela, localizado na região do Vale do Taquari, comemora 145 anos. E na manhã de hoje (20/5), data oficial da celebração, a cidade ganhou um local para relembrar e exaltar a sua história e cultura: o Memorial de Estrela.

Estiveram presentes na inauguração a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, o vice-prefeito, João Schäfer, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, Secretária Especial de Cultura, Esporte e Lazer de Estrela, Carine Schwingel, secretários de Estado, entre outras autoridades.

O Memorial ocupa um espaço já familiar para a cidade, o prédio popularmente conhecido como Castelinho. Construído em 1905, o local já abrigou a Biblioteca Pública, a Casa de Cultura Doutor Lauro Müller e uma secretaria municipal. Agora, após reformas e modificações, será o lar de exposições, um arquivo e um museu histórico. O acervo é composto por itens que já estão em posse da prefeitura, como também por peças cedidas por historiadores e colaboradores, entre eles o diretor do Memorial, Airton Engster dos Santos.

“Estrela é uma cidade rica e seus cidadãos têm orgulho por sua cultura. O Memorial vem para simbolizar todo esse carinho e cuidado com a preservação da história local, com a preservação do patrimônio material e com a arte aqui produzida”, afirmou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Emocionada Beatriz Araujo disse que “o município de Estrela preserva a memória, valoriza a cultura, e isso é um ativo importante para o Turismo. Quero colocar a Sedac à disposição para contribuir e financiar iniciativas como esta, que mudam a realidade local”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário