Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 22 de maio de 2021

Inauguração do Memorial de Estrela marca os 145 Anos do município




























































































































Inauguração do Memorial de Estrela marca os 145 Anos do município

No dia 20 de maio de 2021, foi realizada a inauguração do Memorial de Estrela. O novo centro cultural funciona no prédio histórico conhecido como “Castelinho”, na Rua 13 de Maio, 398, ao lado da Praça Menna Barreto. Construído em 1905 inicialmente para abrigar uma escola de parteiras, ao longo das décadas acompanhou as necessidades das gerações e foi utilizado para diversos fins, inclusive culturais, sendo que já foi sede da Biblioteca Municipal.

Além de poder abrigar exposições de passagem, no local será possível a população conhecer uma variedade de objetos, de livros a filmes e fotografias, músicas, artefatos e utensílios diversos que ajudarão a compreender a história do município, seu povo, tradições e costumes. Muitos dos elementos do acervo já estão digitalizados.

Inicialmente, o Memorial trabalha em três eixos: 1 – Exposição com fotografias em preto e branco intitulada ‘Estrela – Memória, terra e sua gente, que faz uma viagem pelos dos 221 anos da ocupação do território; 2 – ‘Estrela em recortes’ – um conjunto de 22 painéis que trazem a atuação de personalidades, o desenvolvimento e universo cultural da cidade. 3 – ‘Objetos e o tempo’ – elementos físicos e históricos que permitem uma abordagem pelas diversas atividades humanas realizadas em Estrela ao longo das décadas.

Notícia do Grupo A HORA...

Dando continuidade às festividades alusivas ao aniversário do município de Estrela, foi inaugurado o Memorial de Estrela. No ato, o prefeito Elmar Schneider ressaltou a importância da preservação da história de uma comunidade, especialmente a estrelense, que sempre buscou manter viva.

“Estrela sempre brigou para manter presente esta linda história, que nos guia nos passos futuros”, disse Schneider.

O coordenador do Memorial, Airton Engster lembrou fatos históricos, assim como professores que o incentivaram a manter o acervo.

“Devo agradecer aos meus mestres e também ao prefeito municipal, que tornou viável esta realização”, declarou.

Além de vereadores, prefeitos, deputados estaduais e secretários de Estado, estiveram presentes cinco ex prefeitos de Estrela.

Depois do descerramento da fita, os presentes puderam visitar os dois andares de história. O prédio que abriga o Memorial de Estrela fica na esquina das ruas Treze de Maio e Pinheiro Machado. No local já funcionaram a biblioteca pública e a Casa de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário