Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Uma história de vida! Professora Roseli Heller Veloso de Estrela...



ESTRELA – Há 12 anos, Roseli Heller Veloso, de 71 anos, passava pela descoberta de um câncer de mama. Moradora do Centro há 43 anos, ela e o esposo Antônio Veloso uniram forças para superar a doença. Anos depois, já curada, ela passou a atuar na Liga Feminina de Combate ao Câncer. “A descoberta foi tranquila. Eu sempre fiz, a cada ano, a mamografia. Eu descobri de uma forma precoce, eram microcalcificações, mas mesmo assim me assustei. Em 2008 não tinha toda essa atenção, tecnologia e prevenção. Aqui em Estrela nem existia o Cron”, recorda.

Após uma consulta em Porto Alegre, veio a indicação de cirurgia. Roseli precisou retirar um setor da mama e iniciou a radioterapia. “Foram dois meses fazendo diariamente. Quando terminei o tratamento, foi solicitado um novo laudo e outro médico me indicou a quimioterapia.” 

Efeitos da quimioterapia
Um dos maiores medos de Roseli quanto à quimioterapia era a perda de cabelo e a falta de informações. “Sentia muita fraqueza, enjoo, mas vi que o cabelo não era tudo. O Veloso me ajudou demais.” “Eu tirei licença para acompanhá-la. Os efeitos eram muito fortes”, recorda o esposo. Roseli, porém, disse que coisas maravilhosas ocorreram após o tratamento. “Quando meu cabelo voltou a crescer, meu filho contou que iria casar que eu ia entrar com ele. Foi muito especial. Depois vieram outros netinhos”, conta.

Cinco anos de Liga
Roseli destaca que se manter positiva foi muito importante no processo de luta contra o câncer, sentimento que ela tenta repassar para outras pessoas que estão em tratamento. Em 2015, ela começou a participar da Liga, auxiliando internamente e compartilhando sua experiência. “Entrei como secretária, mas resolvi me entregar, porque só escrever uma ata era pouco. Hoje estou muito envolvida. Temos várias frentes de atuação com nossos assistidos, que no momento são em torno de 50”, explica.

A Liga auxilia pessoas que precisam de auxílio para compra dos medicamentos, entre outras atividades, como atendimento psicológico. “Também realizamos reuniões com vários temas, eventos, entregamos ranchos. A Liga tem uma importância fundamental”, destaca. Neste mês, marcado pelo Outubro Rosa, a entidade promove a venda de produtos todos os sábados, no Calçadão de Estrela. “Estamos ali das 9h às 11h30min”, anuncia. 

43 anos no Centro
Roseli e Veloso, que se conheceram na Univates, moram no mesmo apartamento do Centro há 43 anos. “Escolhemos morar aqui porque o Veloso trabalhava na prefeitura e eu era professora em Lajeado. Depois eu pedi transferência e vim para o Vidal de Negreiros, onde atuei 22 anos. Hoje, eu sairia para um apartamento maior, mas não sairia do Centro”, afirma. 

Texto: Jormanal Nova Geração 
Ana Caroline Kautzmann
Fotos: Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário