Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Estrela reativa e amplia representação do Conselho Municipal de Turismo



Estrela reativa e amplia representação do Conselho Municipal de Turismo

Órgão passa a contar com mais membros de entidades do município ligadas de alguma forma ao setor

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), está reativando e aumentando o número de integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), órgão consultivo, normativo, deliberativo e de assessoramento, que congrega representantes da esfera pública e de instituições dos diversos setores que compõem o segmento, integrando a estrutura básica da secretaria. Projeto de lei neste sentido foi aprovado na última segunda-feira (27.07) pela Câmara de Vereadores. 

O Comtur era formado por 12 membros – seis da prefeitura e seis de entidades – e agora passa a contar com 14. Cinco representam o poder público municipal, das secretarias da Cultura e Turismo; do Planejamento e Desenvolvimento Econômico; Agricultura; Esportes e Lazer e da Educação. Nove serão indicados por entidades como a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis); do Ensino Superior; das Associações de Artesanato; Associação do Roteiro Turístico Delícias da Colônia; das Agências de Viagens e Turismo de Estrela; dos meios de hospedagem; dos meios de alimentação; das entidades culturais e das associações e/ou órgãos representativos de produtores rurais. 

Além de adequações na lei que criou o Comtur, que é de 2011, foi aumentada a representação das associações de artesãos; dos órgãos ou entidades de produtores rurais (na lei havia somente a Emater); e incluídas entidades culturais, meios de alimentação, meios de hospedagem e instituições de Ensino Superior. 

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Carine Schwingel, este é um setor que vem se destacando em Estrela, atraindo turistas de outros estados e do exterior. Por este motivo, segundo ela, foi acrescido um número maior de pessoas para, junto com a comunidade, repensar ações nesta área. O Conselho, conforme Carine, também terá papel importante na realização do Diagnóstico Turístico de Estrela, que está em fase de elaboração. “Seus representantes poderão auxiliar neste trabalho, identificando conosco os pontos turísticos da cidade. Estamos formatando novos roteiros e acreditamos que haverá um novo formato pós-pandemia, com a valorização dos atrativos locais”, assinala. 

Cervejaria Polar de Estrela no Festival da Guanabara em 1970

Memorial recebeu doação da EEEB Vidal de Negreiros


Estrela-RS - julho de 2020

Patrimônio Cultural: A Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros fez a doação de um quadro do autor do brasão e bandeira de Estrela, Dr. Lauro Reinaldo Müller, para o Memorial da Aepan-ONG.

Participaram da solenidade o diretor Joel Barcelos Mallmann, vice-diretora Claudete Klein Pretto, professora Fabiane Becker e Airton Engster dos Santos.

Na oportunidade Airton Engster dos Santos autografou o livro "Estrela, Memória, Terra e Sua Gente" para a Biblioteca Olavo Bilac do educandário...

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Normélio Eckert, falou sobre a preservação da identidade germânica







O coordenador da Associação dos Estrelenses de Porto Alegre (AEPA), Normélio Eckert, falou sobre a preservação da identidade germânica através das vivências turísticas e do patrimônio cultural, material e imaterial de Estrela.

O 25 de julho é o Dia do Imigrante. E nessa data Estrela sempre reverencia aqueles que foram os responsáveis pela fundação e colonização de nossa cidade, aqui chegados em 1856.

A primeira leva de colonos alemães chegou ao nosso país no dia 25 de julho de 1824, desembarcando de um veleiro na Feitoria do Linho, Rio Grande do Sul. Eram 39 pessoas, dispostas a enfrentar as dificuldades de um novo e estranho mundo na América do Sul.

Normélio Eckert fala sobre a preservação da cultura alemã em Estrela-RS

Ator Procópio Ferreira em Estrela-RS






No dia 21 de julho de 1970, o famoso ator Procópio Ferreira prendeu a atenção de algumas centenas de estrelenses na Sociedade Ginástica - Soges, em benefício da Apae de Estrela.

Durante quase duas horas apresentou a sua magnífica peça "Esta Noite Choveu Prata".

A platéia permaneceu estática durante todo o tempo, a fim de captar cada gesto, cada palavra ou suspiro do notável talento do teatro brasileiro. 

Procópio Ferreira foi um ator, diretor de teatro. É considerado um dos grandes nomes do teatro brasileiro. 

Procópio descobriu cedo o talento de envolver a plateia, atraindo grande público a seus espetáculos. Procópio interpretou cerca de quinhentas personagens em quatrocentas e trinta peças.

Procópio Ferreira na Sociedade Ginástica - Soges em Estrela

Flávio Jaeger vivenciou a maior enchente da história em 1941













Testemunha da História: O Sr. Flávio Jaeger (93 anos) vivenciou o drama causado pela maior enchente da historia no Rio Taquari em 1941...Gratidão pela acolhida...

Flavio Jaeger - Empresário industrial. Com 18 anos de idade, concluiu o curso de piloto civil no Aero Clube Santa Cruz do Sul.

Em 1947, graduou-se como 3º sargento do Exército.

Em Estrela, onde atuou, primeiramente na Manufatora de Couros Estrelense Ltda., até 1951. Em 1961 entrou na Polar S. A., convidado por Arnaldo José Diel. Foi procurador da empresa, até 1975.

Sua última área de atuação, antes de se aposentar, foi estabelecer a empresa Jaeger Corretora de Seguros Ltda.

Foi responsável pela vinda da Caixa Econômica Federal para Estrela. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari - IHGVT.

A maior enchente da história em 1941 segundo Flávio Jaeger:

De tempos em tempos, o volume da precipitação pluviométrica na Bacia Taquari-Antas influencia de forma decisiva as cheias do recurso hídrico, que assolam a região do Vale do Taquari, causando inúmeros prejuízos econômicos e sociais, além do sofrimento de muitas pessoas que ficam flageladas.

Um pouco antes da emancipação política administrativa do município de Estrela-RS, em 1876, tem-se notícia de uma grande enchente ocorrida em 1873, que só não teve conseqüências maiores em função da baixa densidade demográfica, pois as margens do Rio Taquari ainda eram pouco povoadas.

Mas de todas as enchentes a mais comentada até os dias de hoje, e que maiores prejuízos provocou foi a cheia do dia 12 de maio de 1941. 

Além das cidades, Vilas, povoados ribeirinhos, o maior dano foi para navegação fluvial.

A navegação do Rio Taquari ficou seriamente comprometida entre Estrela e Muçum, prejudicando o transporte de mercadorias, produtos e passageiros nos vapores e gasolinas.

O leito do Rio Taquari ficou grandemente transformado, ocasionando grandes dificuldades para navegação de barcos entre Estrela e Muçum.

As margens do Rio Taquari ficaram mais alargadas, tornando o Rio menos profundo.

Desta forma a navegação até Muçum começou a declinar, extinguindo-se totalmente com o tempo.

A cheia do Rio Taquari trouxe prejuízos incalculáveis para agricultura e pecuária, pois mais de 80% da população residia em área rural do município.

As estradas do interior de chão batido em sua totalidade foram completamente destruídas com as enxurradas.

Pontes de madeira que eram de madeira foram levadas pela força das águas dos córregos e arroios, especialmente do Estrela e Boa Vista.

No auge de sua altitude, a enchente de 1941 apresentou um quadro de grandeza selvagem e desolador, atingindo grande número de moradores ribeirinhos às margens do Rio Taquari, especialmente nas periferias das cidades.

As praias e ilhas desapareceram completamente. As águas barrentas e escuras, deslocavam-se com vigor impetuoso, galgando as barrancas e invadindo as cidades, vilas e povoados ribeirinhos, que foram submersos pela massa líquida.

O flagelo deixou marcas profundas, em toda extensão do Vale do Taquari, atingindo também o Rio Grande do Sul.

A enchente do Rio Taquari de 1941 aconteceu depois de 22 dias de chuva sem parar, ou seja, uma precipitação de 619 mm de água, deixando 40 mil flagelados no Rio Grande do Sul.

domingo, 26 de julho de 2020

Live Conversa na Escadaria - convidado: Rudimar Cerutti - Agricultura




































Julho de 2020

No dia do Agricultor: Live Conversa na Escadaria - 23 de julho de 2020...Painelista convidado: Rudimar Cerutti (Técnico em Agropecuária, Bacharel em Administração em Agronegócios, Gerente de Agronegócios do Colégio Teutônia e Presidente do Conselho municipal da Agricultura de Teutônia).

Equipe: Dr. Ricardo Wagner, jornalista Airton Engster dos Santos, diretor Cristhofer Pereira e técnico Felipe Felix...