Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 20 de novembro de 2015


Um jantar beneficente vai marcar a primeira edição do Prêmio Top 100 - Solidário do município. Uma iniciativa do Governo de Estrela, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, em parceria com Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (Cacis) e a Apae de Estrela.

O Top 100 irá reconhecer os principais arrecadadores do município em três categorias: ICMS, ISSQN e Agricultura, abrangendo os setores da indústria, comércio, serviços e o empreendedorismo rural. “É uma forma de valorizarmos aqueles que investem no município e ajudam Estrela a se tornar uma cidade de economia forte e diversificada”, lembra o secretário Marco Aurélio Wermann.

A premiação será entregue aos primeiros colocados de cada categoria, divididos da seguinte forma: os 5 primeiros colocados receberão o Troféu Top 100 – Solidário. Ainda, receberão certificados, os 50 primeiros colocados da categoria ICMS, os 30 primeiros da categoria ISSQN e os 20 primeiros da categoria Agricultura.

“Mesmo com a crise Estrela mais uma vez inova com esta premiação, reconhecendo o esforço dos empresários da cidade e do campo”, observa o presidente da Cacis, Verno Arend. Para ele, será mais um momento de levantar a estima da comunidade.

Os laureados receberão a premiação durante o jantar beneficente no dia 16 de dezembro, às 20h, no salão de eventos da Soges. Todos os recursos arrecadados com a venda dos ingressos, ao valor de R$ 45 por pessoa, serão destinados à Apae de Estrela.

A lista dos maiores empreendedores e premiados será divulgada pela Seplade na próxima semana e se refere a arrecadação no ano de 2014.

A implementação da logística reversa no município de Estrela, principalmente em relação ao destino correto de lâmpadas, pautou encontro realizado  entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico (Smmasb) e o Ministério Público. Levantamento feito pela Smmasb em 45 estabelecimentos que comercializam o produto revela que, destes, somente cinco recolhem as lâmpadas e apenas dois dão a destinação correta. “É uma situação preocupante, pois grande parte deste material chega à Usina de tratamento de Lixo (UTL), que não é o local adequado para o descarte”, ressalta o secretário Hilário Eidelwein.

Conforme o secretário, a lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de determinado produto que possa causar danos ao meio ambiente ou à saúde humana criem um sistema de recolhimento e destinação final, independente dos sistemas públicos de limpeza urbana. Entre outros aspectos, a norma criou a logística reversa, ou seja, o produto deve retornar ao fabricante após seu uso, de maneira a ser tratado de forma adequada.
Comerciantes

Num primeiro momento será realizado um encontro, promovido pela Smmasb, Ministério Público e Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (Cacis), que será convidada, a fim de levar esclarecimentos aos comerciantes, uma vez que é obrigação das empresas que revendedoras a responsabilidade pelo destino adequado. Já foi agendado o dia 29 de março do próximo ano para esta primeira ação, quando também serão discutidas propostas para o recolhimento dos materiais.

A reunião  com a promotora de Justiça Andrea Almeida Barros, contou com a participação do secretário Hilario Eidelwein; da coordenadora da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho Regiane Mallmann, e da coordenadora da Secretaria do Meio Ambiente, Rosangela Johann. Eidelwein salienta, por fim, que a população deve evitar o descarte de lâmpadas no lixo doméstico, devolvendo-as aos estabelecimentos onde foram adquiridas.

Um treinamento básico de resgate a ações de Defesa Civil, com o objetivo de preparar voluntários para operar em situações de desastres, auxiliando a Defesa Civil e Cruz Vermelha, será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Treinamento de Montanha Eco Refúgio Explorer, em Vespasiano Corrêa. Os interessados em participar através da Coordenadoria Municipal de Estrela devem fazer contato pelo celular (51) 9876-1430 ou pelo e-maildefesacivil@estrela.rs.gov.br.

O programa prevê atividades como treinamento de APH, sobrevivência em ambientes hostis, exercício de percepção noturna, resgate em local de difícil acesso, entre outras.. O investimento é de R$ 130 por participante, para despesas com os instrutores e logística. Para a inscrição é necessário informar o nome completo, número da carteira de identidade, endereço, telefone e e-mail. As vagas são limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário