O governo federal conseguiu um desconto médio de 18,71% desde que mudou a forma de comprar passagens aéreas para o deslocamento de servidores federais. Em agosto do ano passado, o Executivo começou a utilizar um sistema de compras de passagem aérea diretamente das empresas, dispensando o auxílio de agências de viagem.
Dos 497 municípios gaúchos, 50 já adotaram medidas de contingenciamento para enfrentar a crise financeira. Conforme a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), as prefeituras aderiram a estratégias variadas, como corte de cargos de confiança, redução de salários, corte de diárias, demissão de estagiários e funcionários.
Nesta terça, por exemplo, a Prefeitura de São Leopoldo passou a adotar turno único nos departamentos, das 7h às 13h. O Executivo espera economizar até R$ 100 mil por mês, com a medida. Ações semelhantes foram adotadas em cidades como São Borja, São João da Urtiga, Ijuí, Arroio do Tigre, Santa Rosa e Porto Xavier. A Famurs salienta que essas práticas econômicas, geralmente tomadas entre os meses de novembro e dezembro, tiveram de ser antecipadas, desde o ano passado.
Desde julho, prefeituras como São José do Norte já adotaram a redução de turno em busca de equilíbrio financeiro. Até o fim de setembro, a Famurs vai divulgar uma pesquisa parcial detalhando as ações tomadas por todos municípios gaúchos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário