Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Notícias Vale do Taquari-RS - 1º de junho de 2015



Univates:

Os cursos técnicos da Univates recebem inscrições, entre os dias 1º de junho e 5 de julho, para 12 opções, que capacitam os estudantes em conhecimentos teóricos e práticos, focados essencialmente na área de trabalho escolhida. A novidade deste semestre é o curso de Segurança do Trabalho, oferecido no câmpus de Encantado, havendo demanda por parte da comunidade local.

Baseado no filme Frozen, o espetáculo “A História de Congelados, Livre Estou” será apresentado no Teatro da Univates, no próximo dia 13 de junho. A peça teatral inicia às 18h, e os ingressos podem ser adquiridos com 50% de desconto até um dia antes do evento.

O prazo de inscrições da 8° Copa Univates/DCE, nas modalidades futebol de campo, voleibol, atletismo e ginástica foi prorrogado até o dia 12 de junho. O objetivo da atividade é proporcionar momentos de lazer e integração entre os cursos de graduação, pós-graduação e técnicos. Podem participar da competição acadêmicos regularmente matriculados e seus respectivos professores.


Notícias Vale do Taquari:


A importância do exercício físico para uma vida saudável foi tema da palestra promovida pelo grupo Voluntárias do Hospital Beneficente Santa Teresinha, no auditório do Plano de Saúde São Camilo. A educadora física e personal trainer Fabiane Secchi falou sobre os benefícios do exercício físico para o corpo e mente e sobre os perigos de uma vida sedentária. A palestra foi aberta ao público e reuniu dezenas de participantes.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Encantado, juntamente com os municípios de Anta Gorda, Doutor Ricardo, Muçum, Relvado, Roca Sales e Vespasiano Corrêa realizam a 10ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente. A programação ocorre terça-feira, dia 02 de junho, a partir das 13h30min, no Auditório Brasil do Centro Administrativo.

Em Fazenda Vilanova será implantado um Loteamento Popular, com a edificação de 70 residências.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela abriu inscrições visando a contratação e cadastro de reserva de profissionais e monitores (estudantes), por tempo determinado, para as funções de professor de remo, professor de vela, professor de canoagem, monitor de remo, monitor de vela e monitor de canoagem. Os interessados devem procurar o Setor Pessoal da Prefeitura de Estrela, até o dia 03 de junho.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno da Faculdade La Salle Estrela. A prova será aplicada no dia 04 de julho.

A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Anta Gorda recebe inscrições para o curso de “Formação de Gerentes”. O conteúdo programático da capacitação aborda planejamento, gestão do tempo, liderança e negociação. O início está previsto para o dia 06 de junho. As vagas são limitadas.

Em Colinas as cautelas da campanha de arrecadação fiscal “Nota Fiscal dá Prêmios 2015” estão disponíveis na recepção da Prefeitura ou na Secretaria da Agricultura. O primeiro sorteio será realizado no dia 25 de julho e o segundo sorteio acontecerá no dia 30 de dezembro.

A campanha do agasalho de Travesseiro prossegue até o dia 08 de junho. As doações de roupas, calçados e cobertores podem enviadas para o CRAS, escolas Pedro Pretto, Criança Esperança e Monsenhor Seger e Posto de Saúde.

A Secretaria Educação e Cultura de Encantado promove para os pais dos estudantes na terça-feira, dia 02 de junho, às 19 horas, no Auditório Itália do Centro Administrativo a palestra com o tema “Como a alimentação pode melhorar a qualidade de vida do seu filho” com a nutricionista Camila Martinevski, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com as nutricionistas da secretaria, Ana Paula Görgen e Elisandra Borelli Mottin. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados nas secretarias das escolas.

O Cartório Eleitoral de Encantado comunica que a revisão do eleitorado de Anta Gorda será realizada no período de 1º de junho a 25 de novembro, das 13h às 18h, no Colégio Santa Terezinha, nas segundas, quartas e sextas. Os eleitores devem agendar seu horário de atendimento na Prefeitura de Anta Gorda. Os eleitores também poderão comparecer no Cartório Eleitoral de Encantado para realizar a revisão que é obrigatória.

O próximo encontro o Grupo de Educação em Saúde de Doutor Ricardo ocorre na tarde de segunda-feira, dia 1º de junho no auditório da Unidade Básica de Saúde. 

Uma caravana realiza visitas por municípios da região com o intuito de convidar a população do vale para a Suinofest 2015, que será realizada nos dias 05, 06, 07, 12, 13 e 14 de junho, no Parque João Batista Marchese, em Encantado. Neste sábado, dia 30 de maio, a divulgação será realizada em Lajeado e Estrela.

Os interessados em concorrer ao cargo de conselheiro tutelar em Estrela, devem realizar a inscrição até quarta-feira, dia 03 de junho, na Faculdade La Salle. A eleição ocorre no dia 04 de outubro, quando serão eleitos cinco conselheiros.

A Amturvales promove a partir de segunda-feira, dia 1º de junho, o curso gratuito de inglês na cidade de Muçum. As aulas serão ministradas no Colégio Alternativo, das 19 às 22 horas, com 15 encontros. O público alvo são empreendedores de roteiros e atrativos turísticos, gestores públicos, futuros empreendedores turísticos e demais interessados. As inscrições podem ser feitas na Casa de Cultura de Muçum.

No período de 18 a 27 de junho ocorre a Feira do Livro do Colégio Gustavo Adolfo de Lajeado.

Está em andamento a comercialização de ingressos para 14ª Suinofest que ocorre nos dias 05, 06, 07, 12, 13 e 14 de junho. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.suinofest.com.br.

No dia 13 de junho será realizado o Festival Regional de Patinação Artística Arte e Movimento, no Ginásio Municipal de Colinas. O evento iniciará às 20h e contará com a participação de atletas de várias cidades da região. A atividade é promovida pela Administração Municipal em conjunto com a Academia de Patinação Arte e Movimento.

Os consumidores de Imigrante podem efetuar na prefeitura a troca de notas fiscais por cautelas da Campanha Municipal de Incentivo à Arrecadação.

A administração municipal de Travesseiro fará o repasse de 45 mil reais para o CTG Travessia Crioula.

A partir de segunda-feira, dia 1º de junho, estará disponível a troca de ingressos para a palestra “Qual é a tua Obra”, com o filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, que ocorre no dia 28 de julho, às 20 horas, no Auditório Itália, em Encantado.

Com o intuito de valorizar os imigrantes que colonizaram o território de Encantado, será realizado nos dias 05, 06, 07, 12, 13 e 14 de junho, no Parque João Batista Marchese, o projeto Essência e Diversidade no Centenário de Encantado. Os organizadores já adiantaram algumas apresentações.

-no dia 05, às 22h terá o show com Pedro Ernesto Denardin;
-no dia 06, sobe ao palco a partir das 22h a dupla Oswaldir e Carlos Magrão e no dia 07, às 17h, show com Garotos de Ouro.
-no dia 12, a partir das 22h acontece o show com Duca Leindecker;
-no dia 13, às 22h, show com Claus e Vanessa e no dia 14, às 16h, show com a Orquestra de Teutônia.

A entrada no Parque é gratuita. Além destas atrações, haverá apresentações de diversos grupos de danças, teatros, corais, exposição fotográfica do Memorial do Leitão de Putinga, Exposição do Acervo Fotográfico Hugo Peretti e Exposição de Fotografias e Telas 100 anos de História e Cultura de Encantado e o Colóquio Literário, com a participação dos escritores da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat).

A Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Desporto de Progresso promove um curso gratuito de Organização e Prática de Roteiros Turísticos. O curso tem carga horária de 30 horas/aula, divididos em seis encontros.

Estado:
- Uma ponte de ferro que dá acesso a Jaguari, na Região Central do Estado, não aguentou o peso de um caminhão bitrem e de uma caminhonete e desabou por volta das quatro e meia da tarde deste domingo. 


Brasil:
- A força-tarefa da Operação Lava Jato investiga se os pagamentos das empreiteiras WTorre e Engevix por consultorias dos ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu, entre 2007 e 2012, podem ter servido para ocultar propina do esquema de cartel e corrupção, na Petrobrás, em contratos do pré-sal.


Mundo
- A onda de calor intenso que atinge a Índia há semanas já matou mais de 2,2 mil pessoas, anunciaram as autoridades locais neste domingo, enquanto chuvas esparsas dão um ligeiro alívio para a população. As tempestades de domingo atingiram os estados no sul do país, e a capital, Nova Délhi, as áreas mais afetadas pela onda de calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário