Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 12 de abril de 2012

SED de Lajeado assina convênio com Instituto Crescer para a Cidadania e Net Educação


Assinatura ocorreu nesta segunda-feira (09), seguida por palestra

Palestra abordou o tema “O uso das tecnologias digitais na educação"
Natasha Bouvier Erthal

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (09) no Gabinete da Prefeita Carmen Regina Cardoso, o Governo de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação (SED), assinou convênio com o Instituto Crescer para a Cidadania e a Net Educação. De acordo com a titular da SED, Rejane Ewald, o convênio é referente ao curso “Educonexão – Novas tecnologias e novos recursos para uma nova educação”, que será aplicado aos professores da rede municipal de Ensino Fundamental. O objetivo é preparar os profissionais para usufruir das tecnologias digitais em processos de ensino. “É um programa de mão dupla: ganha quem participa e quem está nas escolas. Estamos nos atualizando e revisando constantemente o que é ensinado nos nossos educandários”, afirmou a secretária.

Após a assinatura, ocorreu uma palestra sobre o tema “O uso de tecnologias digitais na educação”, sob a explanação da Diretora Técnica do Instituto Crescer para a Cidadania e Doutora em Educação pela USP, Luciana Maria Allan. A atividade ocorreu no auditório da SED e contou com a presença dos profissionais de educação, a fim de promover maior interação e entendimento sobre o assunto. Entre os temas abordados, Luciana falou sobre algumas tecnologias que revolucionaram a história e levantou questionamentos, entre os quais “Como se dava a comunicação antes da invenção da imprensa, quando não havia rádio, telefone, televisão, computador e internet?” e “O que mudou nas escolas com estas invenções?”. “O grande desafio do professor hoje é lidar com a tecnologia, que vem trazendo muitas transformações”, frisou.

Curso Educonexão

Em Lajeado, o Curso Educonexão será ministrado em três módulos de formação, com duração de dois meses e carga horário de 40 horas. O primeiro encontro, presencial, acontecerá no dia 24 de abril, das 8h às 17h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Porto Novo, os demais serão à distância e acontecerão a partir do dia 30 de abril. Além disso, o Educonexão prevê a instalação de pontos de internet e TV a cabo nas escolas. Este serviço será doado pela NET e ficará à disposição de alunos e professores em áreas como biblioteca e sala de vídeo.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado


Nenhum comentário:

Postar um comentário