Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 23 de abril de 2012

PROJETO LAJEADO LEITOR ANO VIII

PROJETO LAJEADO LEITOR ANO VIII: Lançamento das ações ocorrem nesta quarta-feira com caminhada pelo centro

Governo de Lajeado quer fazer da cidade um lugar de leitores
Rafael Scheeren Grün

Nesta quarta-feira, dia 18, mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil e o nascimento de Monteiro Lobato, a Secretaria de Educação (SED) fará o lançamento das ações previstas para o oitavo ano do Projeto Lajeado Leitor no município. Cerca de 360 estudantes de escolas municipais se concentrarão, às 9h, em frente à prefeitura para escutar o pronunciamento da prefeita Carmen Regina Cardoso. Em seguida, eles partirão para uma caminhada pela Rua Júlio de Castilhos até o cruzamento com a Rua Pinheiro Machado, distribuindo mensagens de incentivo à leitura para a população. Também será feita a entrega de poemas produzidos pelos alunos aos proprietários de restaurantes e padarias da cidade, que aderiram à ação “Poesia para Todos”. No decorrer do dia serão sorteados diversos livros em emissoras de rádio, e haverá contação de histórias com Tatiana Linhares em ônibus da empresa Ereno Dörr.
Entre as atividades desenvolvidas através do projeto, destaca-se o Poesia para Todos, Leitura na Parada que disponibiliza materiais para leitura nas paradas de ônibus da cidade, Leitura no Parque que consiste na distribuição de material de leitura em praças e parques; além do incentivo à leitura nas escolas, feira do livro em parceria com o SESC, encenações, hora do conto, lançamento de livros de autores locais, mostra de trabalhos, aquisição anual de livros de Literatura Infantojuvenil para as escolas, Autor Presente que traz autores reconhecidos para falar com os alunos sobre suas obras, Concurso de Oratória em parceria com a JCI e a publicação da Revista Pedagógica Interfaces.
De acordo com a titular da SED, Rejane Ewald, o projeto objetiva fazer de Lajeado uma cidade de leitores, contribuindo com o exercício de uma cidadania mais consciente. Com ações feitas nas escolas, Rejane salienta que o projeto incentiva a comunidade lajeadense ao gosto e hábito da leitura, incentiva a criação e a produção literária nas escolas, democratiza o acesso à leitura e ao livro à toda comunidade, capacita professores e auxiliares de bibliotecário como mediadores da leitura e também estimula a comunidade a frequentar ainda mais os espaços de leitura.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário