Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de estrela de 12.04.12



Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de estrela de 12.04.12

MAGRI-INVENTIVA: Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

JOSÉ ALVES (PTB): "O secretário foi várias vezes prá rádia falar do assunto ".

JOSÉ ALVES (PTB): "A operação de visão em Encantado está atuiada" .

FRASE: "Tem político tão chato que nos faz perder um dia inteiro em cinco minutos" (Filósofo, no Salão do Hermes e Leonardo).

O empresário Luiz Roque Schwertner há mais tempo se manifestou favorável ao apoio a Rafael Mallmann (PMDB) a prefeito de Estrela. Por isso, na semana passada, assinou sua desfiliação. "Na verdade estou fora do PP a mais tempo, mas não sou hipócrita de ficar de um lado apoando ooutro. Mas vou apoiar o Rafal sem compromisso de ingressar em nenhum outro partido", afirmou.

Interessante. Gardel Rosemundo Steffens, o Gardel, não se desencompatibilizou do cargo de Secretário de Esportes e Lazer. Significa que ele não vai concorrer a vereador em outubro. Será que ele tem outros planos? O pré candidato a prefeito do PPS é Gilmar Neitzke, mas o Gardel se lançou também como pré candidato. Ou poderá vir a concorrer a vice-prefeito, quem sabe. Ontem à noite o PPS teve reunião, vamos ver o que foi debatido.

Marco Wermann (PT) comentou que moradores do bairro Pinheiros estão de bronca com a AES Sul. Quinta-feira, as 9h30min um galho rebentou dois fios em uma rua, deixando várias sem luz. "Ao invés de fazer uma emenda paliativa e programar a troca de dois postes no local, resolveram trocar tudo logo, só que a equipe chegou só quatro horas e meia depois. Resultado: Ficaram sem luz até as 17h40 min. Atrapalhou a vida da comunidade", afirmou. Segundo o vereador, ninguém é contra a troca de postes programada.

Aloisio Mallmann (PSD) informou que o Deputado Federal Danrley Hinterholz (PSD) repassou verba de R$ 100 mil para a prefeitura de Estrela. A verba vai ser aplicada no setor de saúde.

Carros e motos de som receberam críticas na Câmara. Segundo Joel Mallmann (PSB). Ele disse que no domingo as 7h30min da manhã foi grande o barulho na avenida Rio Branco. "A Brigada Militar precisa de um decibelímetro para poder fiscalizar", afirmou. Segundo Joel, falta bom senso para alguns. Cristiano Nogueira concordou, dizendo que também recebeu reclamações.

Parece que foi descoberta uma Lei em Estrela, que disciplina o estacionamento de motos. Joel Mallmann (PSB) disse que existe a Lei 2.544 de 1993, estabelecendo que motos devem ficar em áreas delimitadas próximo a esquinas, nas quadras das ruas. E segundo esta Lei seria proibido estacionar motos no meio das quadras. Se isso se confirmar, vai sobrar bem mais vagas para vbeículos no centro de Estrela.

José Alves (PTB) reclamou novamente do estado da rua Tomás Pereira Neto, no bairro Imigrantes. Disse que quase não é mais possivel andar de carro no local. Pediu que o Secretário de Obras faça um recapeamento no asfalto.

Jaci Hauschild (PP) quer que o Deputado Estadual Luiz Frnando Schmitt (PT), "que é um deputado da Região" seja chamado a Estrela para ver o estado a RS 129. Disse que o trecho Estrela-Bom Retiro do Sul-Mariante, está lastimável. "Peguem um carro e tentem andar ali. De caminhão, para fazer 30 quilômetros leva uma hora", afirmou. Disse que não adianta só passar a patrola uma ou duas vezes por ano no local, tem que colocar material para sua conservação. "Será que o Governo do Estado não tem condições nem de colocar umas cargas de brita neste local? A estrada tem que ter condições de trafegabilidade", desabafou.

Outra reclamação do Jaci, foi de muitos ciclistas que trafegam na contra-mão no centro de Estrela. Disse que presenciou um fato que por pouco não virou tragédia. "Uma mulher, com uma criança pequena num banquinho na frente, desceu a rua Tiradentes na contra-mão em grande velocidade. Por sorte, um veículo que foi atravessar a rua, parou, na altura da Chá Chá Pereira." É que normalmente ali os motoristas só olham para a direção da Ponte Baixa, para ver se vem alguém, já que o sentido é único. "Se ele não tivesse parado, teríamos, sem dúvida, uma tragédia no local", afirmou.

Marco Wermann (PT) apresentou números, segundo os quais, a área onde será feita a rótula na "Curva da Morte", início da Rota do Sol, Bairro Boa União, custou um total de R$ 504.284,97 para ser desapropriada, em 2009. Agora. o Projeto está quase concluido, para então ser feita a rótula no local. A Prefeitura se propõe a fazer tudo. É só o DAER aprovar. Faltava isso não acontecer. Como o DAER não faz praticamente nada, tem mesmo que deixar a municipalidade tomar a iniciativa.

Reuniões políticas estão acontecendo, parece que o PP, PTB e PSD estão se acertando. Daí os tres juntos deverão conversar com o PR.

Enquanto isso, aguarda-se a divulgação do nome do vice de Rafael Mallmann (PMDB). Reuniões também estão ocorrendo. As apostas são fortes em Valmor Griebeler (PT). Mais alguns dias e deveremos ter tudo alinhavado, em todos os partidos. Quantos candidatos a Prefeito? Ainda é cedo para afirmações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário