Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Notícias Vale do Taquari em 11 de novembro

Notícias Vale do Taquari em 11 de novembro
A Turismate, Festa da Erva Mate, ocorre neste fim de semana na Praça Itália, em Ilópolis. Antecedendo a abertura oficial, será realizado hoje, a partir das 13 horas e 30 minutos, o evento técnico sobre a cadeia produtiva da erva mate na região alta do vale. Amanhã às 09 horas, ocorre o Fórum Microrregional da Juventude Rural. Nos três dias de evento, a expectativa da comissão organizadora é de receber mais de 22 mil visitantes.
           
Hoje, às 20 horas, acontece a solenidade de inauguração da Escola de Educação Infantil Mundo Criança em Capitão, edificada com recursos do Programa PRÓ-INFÂNCIA. Após a solenidade, será apresentada a peça teatral “As Receitas da Tia Herta”, com o Grupo Curto Arte. 
             
A Câmara de Vereadores de Lajeado está analisando o projeto orçamentário da Prefeitura para 2012. A projeção para o próximo ano é de uma receita de 126 milhões de reais.

A direção da Cooperativa Languiru confirmou para março de 2012, a data da ativação do frigorífico em Poço das Antas. O investimento é superior a 40 milhões de reais. O empreendimento terá capacidade para abater dois mil suínos por dia, com a produção de carne em cortes nobres, para a exportação. O frigorífico da Languiru contará com 300 funcionários.

A programação da 19ª edição do Natal no Morro, em Arvorezinha está definida. A apresentação dos espetáculos cênicos Auto de Natal, acontecerão nos dias 10 e 17 de dezembro. A novidade será a feira gastronômica “Delícias de Natal”, que iniciará no dia 16 de dezembro.
           
No dia 26 de novembro ocorre a 1ª Feira da Agricultura Familiar de Teutônia. A iniciativa é do Ponto de Atendimento do Sebrae em parceria com a Emater, STR, CIC e Prefeitura, sob orientação do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa). A programação inicia às 9 horas no Centro Administrativo. 

O Jardim Botânico de Lajeado passará a funcionar em horário especial a partir do dia 14 de novembro. Até o dia 25 de fevereiro de 2012, o Jardim Botânico estará aberto de segundas a sextas-feiras das 8h às 11h30min pela manhã, e das 13h30min às 18h à tarde. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento permanece normal, das 8h às 12h e das 14h às 18h.        

O prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, recebeu nesta semana em seu gabinete, o Diretor da Divisão de Alimentos da Vonpar, Daniel Weiler e o Gerente Industrial da Unidade local, Roberto Mallmann. Os diretores da Vonpar informaram que já conseguiram a licença prévia, junto à Fepam, para a planta da empresa Neugebauer no município, visando a instalação da fábrica de chocolates. 
           
Foi divulgado o resultado do II Concurso Fotográfico “Retratos de Progresso” com o tema "Igrejas, Grutas e Capitéis”. Participaram 22 pessoas com 65 fotografias, sendo selecionadas 12 para a confecção de um calendário do município, com os eventos do ano de 2012. 

O Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, que recebeu alta na quarta-feira do Hospital Sírio-Libanês, deve reassumir o cargo no dia 21 de novembro. A confirmação é da assessoria de imprensa do Ministério.

Na Escola Municipal Pedro Pretto de Travesseiro é desenvolvido nas aulas de Educação Ambiental, ministradas semanalmente pela professora Sandra Bruxel, o Projeto Horta, onde cada turma da escola é responsável por um canteiro. Os alunos fizeram o plantio, regaram e limparam os canteiros e ao final  cada criança levou para sua casa o que plantou e cuidou. Vale ressaltar que todas verduras consumidas no educandário provém da horta cuidada pelos alunos.

A presidente Dilma Rousseff cancelou a gravação de sua participação no programa do PMDB que vai ao ar no dia 24. Ela gravaria sua mensagem aos filiados do partido, mas desistiu de fazê-lo por orientação das assessorias jurídicas do PMDB e do Palácio do Planalto. O presidente nacional da sigla, senador Valdir Raupp (RO), informou ao Planalto que o PMDB correria o risco de ser punido por incluir uma personalidade de outra legenda em seu programa partidário.

A Associação Gaúcha dos Municípios presidida pelo prefeito José Odair Scorsatto, vai reunir os prefeitos dos municípios criados em 2000, como Coronel Pilar, Coqueiro Baixo, Westfália, Forquetinha e Canudos do Vale. Este encontro ocorre no dia 1º de dezembro, às 9 horas, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre. No encontro serão debatidos temas como “Ficha Limpa” e os cuidados administrativos para o último ano do atual  mandato dos prefeitos.
           
Os vereadores de Nova Bréscia aprovaram a Lei de Diretrizes e Base do orçamento municipal para 2012. A Bancada do PDT encaminhou via mesa diretora da Câmara, requerimento buscando informações precisas dos repasses financeiros da Prefeitura para a entidade mantenedora do hospital da cidade.

Dois dias após a passagem do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), pelo Estado, hoje será a vez do senador Aécio Neves (PSDB-MG) cumprir agenda ao lado dos correligionários gaúchos. Neste momento, Aécio, participa no Clube do Comércio, de almoço com lideranças do PSDB. À tarde, ele irá palestrar na 42ª Convenção dos Lojistas, em Gramado. O governador de SP, Geraldo Alckmin, deverá ser o próximo tucano de projeção nacional a vir ao Estado. Há avaliação de que é preciso conter o desgaste político da sigla após o término do governo Yeda Crusius.

Está em exposição na Casa de Cultura de Lajeado, as peças produzidas ao longo do ano pelos alunos das oficinas de cerâmica, coordenados pela professora Vera Lau. A exposição que perdura até o fim de novembro, conta com cerca de 100 peças, entre vasos, armações de madeira com quadros, esculturas, quadros com detalhes de folhas, entre outros. Oferecidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, as oficinas de cerâmica são gratuitas e realizadas de segundas a quintas-feiras, no subsolo da Casa de Cultura.

O deputado federal Giovani Cherini (PDT), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, garantiu que os municípios gaúchos organizados em consórcios municipais, poderão dispor de até 10 milhões de reais para a elaboração de planos de resíduos sólidos, através de emendas ao orçamento oriundos da Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo parlamentar pedetista.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, sancionou o projeto do vereador Alceu Brasinha (PTB) que torna facultativa a execução dos hinos Nacional e do Rio Grande do Sul nas partidas de futebol. Pela matéria, a obrigatoriedade do Hino Nacional fica restrita a jogos esportivos de caráter internacional e a jogos da Seleção Brasileira. O Hino Rio-Grandense, por sua vez, é facultativo e não pode de qualquer forma atrasar o início da partida.

Nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, ocorreu o segundo sorteio da Campanha Nota Fiscal dá Prêmios 2011 – Teutônia Encanta. Na oportunidade foi sorteado um televisor LCD 32’’, cuja ganhadora foi Adriana Mallmann, de Fazenda Vilanova. O sorteio foi realizado na sede da Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia. Em dezembro serão realizados mais dois sorteios.

O Cartório Eleitoral atenderá no município de Roca Sales no dia 24, das 9h30min às 18h30min. O atendimento será realizado no Centro Social Urbano. Os eleitores que precisam fazer seu título, transferência, revisão ou segunda via devem levar documento com foto, comprovante de residência ou alistamento militar para as pessoas do sexo masculino que completam ou completaram 18 anos, em 2011.

Em Roca Sales, os encontros de novembro do Projeto “Viver Bem a 3ª Idade” têm como tema “Educação Fiscal”. O tema será dividido em duas partes: Educação Fiscal Tributária, proferido por Camila Hunning, e Educação Fiscal Sanitária, que será ministrada por Emerson dos Reis. Os encontros iniciam às 13h30min e o primeiro será realizado na Linha Pinheirinho na próxima quarta-feira, dia 16.

O Ponto de Atendimento do Sebrae de Encantado realiza de 21 a 25 de novembro, das 19 às 22 horas, o curso Compras Governamentais para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no Auditório Imigrante, do Centro Administrativo. O curso será oferecido gratuitamente. As vagas são limitadas e podem se inscrever até duas pessoas por MPE. Informações e inscrições no Ponto de Atendimento do Sebrae.

O Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) de Lajeado realiza hoje a edição anual do projeto “Autor Presente”, que contará com a participação da escritora carioca Gláucia de Souza. A atividade será realizada com as turmas do Nível 2 da Educação Infantil à 5ª série de 9 anos, divididos em grupos por faixa etária. O encontro terá início às 13 horas e 45 minutos.

O Projeto Conviver, vinculado à Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Lajeado, promove neste sábado, dia 12, mais um de seus tradicionais bailes. O evento terá início às 14 horas, no Parque do Imigrante.

Diversas prefeituras da região farão feriadão, sendo ponto facultativo na próxima segunda-feira, dia 14, nas cidades de Encantado, Putinga, Coqueiro Baixo, Venâncio Aires, Mato Leitão, Arvorezinha, Capitão, Nova Bréscia, Relvado, Muçum, Dois Lajeados,
           
De 12 a 15 de novembro acontece a 8ª edição da ExpoWink, no Centro Comunitário de Linha Wink, localidade entre os municípios de Estrela e Teutônia.  Além da gastronomia, haverá exposição feira, com participação de empresas de diversos setores. No domingo (13) e na terça-feira (15), a partir das 13 horas, o ingresso custará 3 reais. Nos demais horários a entrada será gratuita.
           
A administração municipal de Encantado informa que haverá ponto facultativo segunda-feira, dia 14, para compensar o Dia do Funcionário Público. A carga horária será recuperada durante as promoções e eventos do município. Setores essenciais permanecem com horário normal.

Na abertura da Semana da Câmara, segunda-feira, dia 14, ocorre a inauguração da Galeria das Vereadoras Encantadenses e do plenário de “Vereador Dalto Rodrigues da Silva”. Serão destacadas os mandatos das vereadoras, Flausina Brum, Gládis Sangalli, Alice Radaelli, Arlete Dalprá Hollmann, Lucia Moresco e Salete Maria Dalla Lasta.

A Secretaria de Assistência Social de Encantado, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realiza hoje à noite, a partir das 21 horas, no CTG Giuseppe Garibaldi, o Debut Encantado – 1º Baile de Debutantes do CRAS. À noite, as debutantes serão recepcionadas pela comissão organizadora do evento, autoridades e convidados, para um coquetel. Às 21 horas, elas se apresentam com trajes de gala para familiares e convidados. A animação ficará por conta da dupla sertaneja Maycon e Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário