Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 14 de novembro

Notícias Vale do Taquari - 14 de novembro

A Assembléia Legislativa aprovou projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a aportar recursos financeiros para subsidiar a construção de unidades habitacionais para a população de baixa renda no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. De acordo com a proposta aprovada pelos deputados, o governo poderá destinar de R$ 3 mil a 5 mil por beneficiário tanto em zonas urbanas quanto rurais. A iniciativa deverá beneficiar 23 mil famílias gaúchas.

Prossegue hoje e amanhã, em Linha Winck – Estrela, a Expowinck 2011. No final de semana um grande público prestigiou o evento, que iniciou no sábado pela manhã. 
           
Diversas prefeituras da região estão fazendo feriadão e não trabalham nesta 2ª-feira. Nesta situação estão as prefeituras de Encantado, Putinga, Coqueiro Baixo, Estrela, Lajeado, Venâncio Aires, Mato Leitão, Arvorezinha, Capitão, Nova Bréscia, Relvado, Muçum e Dois Lajeados. O expediente volta a normalidade na próxima quarta-feira.  
           
Em Capitão, na noite de sexta-feira foi inaugurada a Escola de Educação Infantil, com capacidade de atender 240 crianças. O investimento foi de 1 milhão e 500 mil reais, dos quais 300 mil oriundos da Prefeitura, e o restante do Governo Federal.  
           
A Rua de Eventos, no centro de Arroio do Meio, passou a ter estacionamento rotativo, com o veículo podendo parar por um período máximo de uma hora, sem cobrança de taxa. Após este período, a Brigada Militar poderá efetuar a autuação e providenciar o recolhimento do automóvel.

O Hospital de Muçum poderá ser contemplado com uma verba de 100 mil reais a partir de uma emenda orçamentária, protocolada pelo deputado estadual Lucas Redecker.

No dia 24 de novembro, a Univates será sede do lançamento do livro “Estratégias Biográficas”, de Luciano Bedin da Costa. A atividade ocorre, a partir das 18 horas, na Cafeteria do Prédio 9. A publicação aborda um biografema dos filósofos e escritores Roland Barthes, Gilles Deleuze, Friedrich Nietzsche e Henry Miller.

Ocorre a partir de hoje, a 15ª Semana da Câmara de Vereadores de Encantado, neste ano comemorando 95 anos de existência do poder legislativo. Hoje na abertura da programação especial, acontece Sessão Solene, com a inauguração da Galeria das quatro mulheres que já atuaram como vereadoras na cidade de Encantado e denominação do plenário de “Vereador Dalto Rodrigues da Silva”.

Na quarta-feira, dia 16, em sessão especial, serão homenageadas empresas e entidades: Jornal Opinião, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Padaria Dal Pizzol, Tabacaria Encantado, CTG Giuseppe Garibaldi e a Rádio Encantado.

No encerramento da programação, na quinta-feira, dia 17, em Sessão Solene, acontece a entrega de título de Cidadão Encantadense, ao professor Walmir Griesang, ao médico Nestor Bergamaschi e ao empresário Antônio Alberto Lucca.

Fortalecido, nos últimos dias, por blindagem organizada pelo PT, que conseguiu derrubar cinco pedidos de impeachment contra ele na Câmara do Distrito Federal, o governador Agnelo Queiroz enfrenta novo desafio: a denúncia de que seu patrimônio aumentou 413% entre 2006 e 2010. Os dados foram extraídos de suas declarações de Imposto de Renda e revelados pela revista Época. Eles são parte de um processo que corre na Justiça Federal, no Rio de Janeiro.           

Assumiu recentemente a nova direção do Conselho Municipal de Saúde de Roca Sales. O novo presidente é Rogério da Silva, tendo como vice, Bráulio Rother, na secretaria geral, Marina Guidoni.
           
A comunidade encantadense e regional está sendo chamada para no dia 25 de novembro, participar de um evento social beneficente.  Vai ser no Clube Comercial com toda a receita destinada para a APAE de Encantado que está completando 40 anos de atividades.

O presidente do poder legislativo de Encantado, Valdecir Gonzatti, esteve reunido com as integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer, na sede da entidade. Na oportunidade, o parlamentar comunicou às voluntárias que a Câmara de Vereadores doará 5 mil reais à Liga. Agora, o próximo passo do presidente é elaborar o projeto de Lei que destina o recurso.

A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça condenou o ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci (PP), por crime de responsabilidade ao supostamente desviar dinheiro público em 1995, com pena fixada em dois anos e oito meses de reclusão. Contudo, tendo transcorrido mais de oito anos entre a data do fato e a denúncia (2007), o crime foi declarado prescrito.
           
Em Coronel Pilar, na próxima quinta-feira, dia 17, a Inspetoria Veterinária realiza a entrega das vacinas contra febre aftosa. O roteiro inicia às 08 horas, em Linha Assunção.
           
O município de Arroio do Meio tem 19 mil habitantes e destes 15.135 são eleitores. O partido com o maior número de filiados no município é o PP, com 671. Já o PMDB, que administra Arroio do Meio, tem 615 filiados.

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) foi apresentado aos vereadores da região no encontro da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), realizado no último sábado, dia 12, em Ilópolis. O tema foi explanado pela geógrafa Elaine Oliveira dos Santos, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
           
Com a ampliação do território urbano de Marques de Souza, o prefeito Rubem Kremer, se vê obrigado a ampliar o convênio do município com a Corsan. Um levantamento técnico aponta que será necessária a construção de um novo reservatório com uma rede reforçada, para atender dois aglomerados habitacionais.
           
Em Travesseiro, o vereador Hari Hofstetter (PMDB), quer uma definição do plano diretor da cidade, incluindo incentivos para os projetos arquitetônicos.
           
O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) completou ontem 20 anos de existência. A reunião de criação ocorreu na cidade de Arvorezinha, sendo eleito o primeiro presidente da entidade Leonildo Mariani, na época prefeito de Estrela. Na atualidade o Codevat é presidido pelo Reitor da Univates, Ney Lazzari.
           
Em função de estarem no segundo mandato, dez prefeitos da região não poderão concorrer a reeleição em 2012. Estão nesta situação: José Cenci, de Fazenda Vilanova; Carmem Regina Cardoso, de Lajeado; Paulo César Kolrausch, de Santa Clara do Sul; Diógenes Laste, de Nova Bréscia; Nilto Rolante, de Doutor Ricardo; Rudimar Muller, de Cruzeiro do Sul; Celso Broenstrup, de Estrela; João Davi Goergen, de Boqueirão do Leão; Arsênio Cardoso, de Tabaí; e, Vanderlei Moresco, de Anta Gorda. Ainda existe a situação do prefeito de Taquari, Ivo Lauter, que questiona na justiça, o direito de concorrer, já que assumiu depois da eleição de 2008, no lugar de Renato Martins, cassado na época.

A Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef), que funciona junto ao Hospital Bruno Born de Lajeado, está com sérias dificuldades financeiras. Uma Portaria do Ministério da Saúde alterou o enquadramento de remuneração pelo SUS dos procedimentos realizados em pacientes com má-formação lábio-palatal. Esta alteração reduziu em 60% o valor pago pelo SUS para este tipo de procedimentos.

A Secretaria da Fazenda de Lajeado informa às empresas que possuem débitos junto à Prefeitura e que pretendem solicitar a migração para o Regime do Simples Nacional no exercício de 2012, que terão o pedido indeferido, caso não regularizem sua situação. Os débitos devem ser regularizados até o dia 20 de dezembro.  

Na próxima quarta-feira, dia 16, a partir das 16 horas e 30 minutos, acontece mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arvorezinha. Três projetos estão na pauta do dia, entre eles o que concede o título de Cidadão de Arvorezinha à Alcides Patussi.

No dia 27 de novembro acontece no Parque dos Dick, o primeiro sorteio da promoção Lajeado Brilha 2011. Na oportunidade serão sorteados três vales-compras, no valor de 1 mil reais cada. Também está prevista para ocasião, a “Chegada do Papai Noel”. A programação inicia às 19 horas. Para concorrer basta comprar em um dos mais de 150 estabelecimentos comerciais participantes do Lajeado Brilha.
                        
 Em Roca Sales, os encontros de novembro do Projeto “Viver Bem a 3ª Idade” têm como tema “Educação Fiscal”. O tema será dividido em duas partes: Educação Fiscal Tributária, proferido por Camila Hunning, e Educação Fiscal Sanitária, que será ministrada por Emerson dos Reis. Os encontros iniciam às 13h30min, e o primeiro será realizado na Linha Pinheirinho na próxima quarta-feira, dia 16.

A Associação Comercial e Industrial de Encantado realiza dia 24, às 11 horas e 45 minutos, no Clube Comercial, o último Almoço Empresarial do ano. O tema do encontro será: “Investimentos em tempo de crise: cenário atual e perspectivas econômicas para o Brasil”, com o consultor de investimentos Marcelo Machado Ketzer. Maiores informações podem ser obtidas na sede da ACI-E.

O deputado federal Osmar Terra (PMDB) fará uma palestra na Conferência Internacional de Desenvolvimento na Primeira Infância, na quarta-feira, dia 16, em Pequim - China. Seu tema será o programa Primeira Infância Melhor (PIM), implantado no Rio Grande do Sul em 2003, durante o governo de Germano Rigotto, quando Terra era o secretário estadual da Saúde.

A Secretaria da Indústria e Comércio de Arroio do Meio abriu o período de inscrições para soberanas do município. A escolha ocorre no dia 04 de dezembro, na Rua do Lazer, no centro da cidade.

Hoje, às 18 horas, ocorre a eleição indireta para a Prefeitura de Gravataí. O vereador Acimar Silva, do PMDB, e o ex-deputado estadual Francisco Pinho, do Democratas, formaram aliança para a eleição como prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A Câmara de Vereadores será a responsável pela eleição.

A Societá Italiana Fiori Dei Piani de Estrela realiza assembléia no dia 25 de novembro, para eleição da nova diretoria para o biênio 2012-2013.

O Ceat (Colégio Evangélico Alberto Torres) realiza nesta terça-feira, dia 15, das 08 às 21 horas e 30 minutos, a VIII Feira Exposição de Artes, Artesanato e Culinária. O evento ocorre no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário