Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 10 de novembro

Notícias Vale do Taquari - 10 de novembro

Paulo Pimenta (PT), coordenador da bancada gaúcha do Congresso Nacional, afirmou que está intensificando a agenda de audiências durante esta semana para definir as emendas que serão apresentadas no orçamento 2012. Entre os tópicos das reuniões está a situação estrutural e financeira dos hospitais filantrópicos do Estado.

O Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) de Lajeado realiza nesta sexta-feira, dia 11, a edição anual do projeto “Autor Presente”, que contará com a participação da escritora carioca Gláucia de Souza. A atividade será realizada com as turmas do Nível 2 da Educação Infantil à 5ª série de 9 anos, divididos em grupos por faixa etária. O encontro terá início às 8h30min no turno da manhã e à tarde a partir das 13h45min.

A Escola Municipal Pedro Pretto de Travesseiro está organizando Torneio de Jogos Inteligentes, sob a coordenação do professor Léo Bettio. As turmas de 1ºs anos escolheram memória, 2º ano dama, o 3º ano moinho, e as turmas do 4º 5º ano e 5ª série jogam xadrez.
           
O Departamento do Meio Ambiente de Travesseiro alerta os agricultores de que as licenças ambientais das atividades da propriedade devem ser mantidas em dia. Os agricultores devem fazer a renovação antes do vencimento, para que possa ser feita por técnico da Secretaria sem custos. Em caso da renovação depois do vencimento, é necessário laudo técnico, e neste caso, o agricultor terá um custo a mais.

Na quinta-feira, dia 17, o SPC e a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia, promovem Almoço Empresarial. O evento inicia às 11h45min e terá por local o Restaurante Paladar. O tema será “O Futuro do Serviço de Proteção ao Crédito”. O palestrante será o gerente executivo da CDL Porto Alegre, Ricardo Guimarães.

A CDL de Lajeado em parceria com a Brigada Militar, promove palestra hoje, às 19 horas. O palestrante será o Major César Augusto Pereira da Silva, que vai orientar lojistas e comerciários sobre cuidados e observações necessárias para evitar assaltos.
        
A Unidade Sanitária de Capitão organiza para o dia 19 de novembro, mais uma campanha de doação de sangue. A coleta ocorre das 08 às 11 horas e 30 minutos, e, será realizada pela equipe do Banco de Sangue de Lajeado.

O Projeto Conviver, vinculado à Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Lajeado, promove no sábado, dia 12, mais um de seus tradicionais bailes. O evento terá início às 14 horas, no Parque do Imigrante.

A última assembléia mensal da Amvat para este ano está marcada para o dia 02 de dezembro, em Dois Lajeados. Na ocasião será eleita a nova diretoria da entidade. Conforme acordo pré-estabelecido a presidência ficará a cargo do PDT, provavelmente sendo ocupada pelo prefeito de Taquari, Ivo Lauter. Será a primeira vez em 50 anos de existência da Amvat que Taquari vai presidir a entidade.

Diversas prefeituras da região farão feriadão, sendo ponto facultativo na próxima segunda-feira, dia 14, nas cidades de Encantado, Putinga, Coqueiro Baixo, Venâncio Aires, Mato Leitão, Arvorezinha, Capitão, Nova Bréscia, Relvado, Muçum, Dois Lajeados,
           
Prefeitos e assessores dos municípios do G-8 (grupo de municípios emancipados de Lajeado) e mais o prefeito de Gramado Xavier, estão em Brasília em busca de recursos para projeto de pavimentação asfáltica, de 35 quilômetros, da estrada entre Progresso, Boqueirão do Leão e Gramado Xavier.

A Associação Comercial e Industrial de Encantado realiza dia 24 de novembro, às 11h45min, no Clube Comercial, o último Almoço Empresarial do ano. O tema do encontro será: “Investimentos em tempo de crise: cenário atual e perspectivas econômicas para o Brasil”, com o consultor de investimentos Marcelo Machado Ketzer. Maiores informações podem ser obtidas na sede da ACI-E.

O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) vai eleger sua nova diretoria, no próximo dia 18. O atual vice-presidente, Jandir Dickel, lidera a chapa única que concorre para suceder o contador Gerson Diehl, presidente da gestão atual. O Sincovat tem 37 anos, 1.115 contadores e técnicos em contabilidade com registro ativo, moradores de 43 diferentes municípios.
        
Em Arroio do Meio, está sendo confirmada para valer a partir do dia 14, o estacionamento rotativo, mas somente na rua coberta e gratuito. O controle será feito por um servidor municipal, cabendo a ele, a notificação para quem estacionar o veículo no local por mais de 30 minutos. Em caso de demoras, além a multa e dos pontos na carteira, pode ocorrer o recolhimento do veículo.
           
O secretário estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo, reuniu em Estrela aproximadamente 700 professores da rede estadual dos 32 municípios de abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento teve como objetivo debater sobre a proposta de reestruturação curricular do Ensino Médio e preparar o magistério para a Conferência Regional que acontece ainda neste mês. 
           
A Univates promove até o dia 11 de novembro a campanha “Leitura para Todos”, com o objetivo de arrecadar livros e material didático. Caixas coletoras estão instaladas no Setor de Atendimento ao Aluno (Prédio 9), na Biblioteca, no hall do Prédio 11 e na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação da Univates (sala 110 do Prédio 1). Os donativos serão repassados a entidades do Vale do Taquari.
           
De 12 a 15 de novembro acontece a 8ª edição da ExpoWink, no Centro Comunitário de Linha Wink, localidade entre os municípios de Estrela e Teutônia.  Além da gastronomia, haverá exposição feira, com participação de empresas de diversos setores. No domingo (13) e na terça-feira (15), a partir das 13 horas, o ingresso custará 3 reais. Nos demais horários a entrada será gratuita.
           
Durante este mês, a comissão julgadora do 1º Concurso Produtor Modelo, de Marques de Souza, visita as propriedades inscritas. São 14 produtores participantes - um de cada comunidade rural. A divulgação do resultado e a premiação ocorre na ExpoMarques, no dia 11 de dezembro, às 12 horas, no Lonão dos shows.
           
Entregue oficialmente pela administração municipal de Encantado para a comunidade em Linha Cedro, a rede de abastecimento de água que contempla 40 famílias Em outubro foi inaugurada a rede de abastecimento de água em Linha São Marcos e está para ser iniciada a construção de um sistema de abastecimento de água em Linha Alegre Baixa

Com a proximidade do Natal, como de costume o SPC de Teutônia, instalado junto à Câmara da Indústria e Comércio, terá horário especial de atendimento. No período de 12 a 16 e 19 a 23 de dezembro, o expediente será até às 20h. Também nos sábados que antecedem o Natal haverá atendimento das 8h às 12h e das 13h30min às 17h no dia 17 de dezembro e das 8h às 12h no dia 24 de dezembro.

O Brasil colherá uma safra que pode superar o ciclo anterior desde que as condições climáticas sejam favoráveis. A avaliação é do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha. Os técnicos da Conab estiveram em campo de 18 a 21 de outubro para fazer o levantamento das culturas.

Ontem o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em breve, Mendes iniciará um tratamento complementar de quimioterapia via oral, por período ainda não determinado. O tipo de tumor retirado do cérebro tem bom prognóstico com a aplicação desse tratamento. O ministro foi internado no dia 1º de novembro para reforçar os pontos de uma das suturas da cirurgia a que foi submetido no mês passado.

Gestores culturais de diversos municípios da região participaram de uma reunião nesta semana no Auditório Imigrante, do Centro Administrativo. Na pauta de assuntos estiveram os projetos e adequações necessárias para a criação de um Fundo de Cultura, além da criação de conselhos de cultura e a realização de conferências culturais, que deverão ocorrer nos municípios, Estado e União. Estiveram representados os municípios de Encantado, Doutor Ricardo, Estrela, Arroio do Meio, Muçum, Marques de Souza e Teutônia. O próximo encontro ficou agendado para o mês de março, em Estrela.

A diretoria da Associação dos Clubes de Mães de Capitão esteve reunida com a 1ª Dama Tatiana Beneduzi, integrantes da Microrregião da Emater de Encantado, e Jorge Lavarda da Emater de Capitão. Na oportunidade foi realizado um levantamento da atual situação dos Clubes de Mães do município, principais atividades que desenvolvem e encontros que realizam. Foi agendado um novo encontro do grupo da Emater de Capitão e Encantado para o dia 18 de novembro, quando deverá ser elaborado um questionário para ser preenchido pelos clubes, buscando fazer um levantamento das necessidades dos grupos e sugestões que depois servirão como base para a elaboração de um Plano de Ação para o trabalho dos grupos em 2012.

A administração municipal de Capitão está pleiteando junto a Emater, uma extencionista que atue somente no município, podendo desenvolver um trabalho de apoio aos grupos de forma mais efetiva. Atualmente o trabalho vem sendo efetuado, dentro das possibilidades, através da Assistente Social Fernanda Zambiasi que recentemente assumiu cargo na Emater de Encantado.

Gestores culturais de diversos municípios da região participaram de uma reunião, terça-feira, no Auditório Imigrante. Na pauta de assuntos estiveram os projetos e adequações necessárias para a criação de um Fundo de Cultura, além da criação de conselhos de cultura e a realização de conferências culturais, que deverão ocorrer nos municípios, Estado e União. Alunos do 4º ano da Escola Municipal Mundo Encantado recepcionaram os visitantes com uma apresentação artística sobre a história do município. Estiveram representados os municípios de Encantado, Doutor Ricardo, Estrela, Arroio do Meio, Muçum, Marques de Souza e Teutônia. O próximo encontro ficou agendado para o mês de março, em Estrela, quando deverá ser realizada uma troca de experiências, através de apresentação de projetos culturais que apresentaram resultados positivos nos municípios de abrangência da Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Nos próximos meses, os municípios estarão se adequando ao novo sistema exigido pelo Ministério da Cultura para se habilitar a receber recursos na área.

A administração municipal de Encantado informa que haverá ponto facultativo segunda-feira, dia 14, para compensar o Dia do Funcionário Público. A carga horária será recuperada durante as promoções e eventos do município. Setores essenciais permanecem com horário normal.

Entre os veículos que serão colocados a venda em leilão realizado pela Prefeitura de Arroio do Meio, nesta sexta-feira, dia 11, está uma caminhonete furgão ano 94, avaliada em 1 mil reais e outra caminhonete ano 2001 avaliada em 14 mil reais. O leilão inicia às 9 horas, tendo por local o Departamento de Máquinas da Prefeitura.

O governo federal começa a pagar neste mês um adicional de 32 reais para as gestantes e mulheres em fase de amamentação beneficiadas pelo Bolsa-Família. A única exigência é a realização de pré-natal. Há previsão de pagamento do benefício é dia 21. Serão 15 meses extras de pagamento.       

No dia 24 de novembro, acontece em Teutônia, a 1ª Festa do Músico. O evento será realizado na Associação da Água do Bairro Languiru, com início às 20 horas. São convidados grupos musicais, conjuntos, orquestras e músicos.  A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
           
Com a aproximação do Natal e festas de final de ano, a preocupação as CDL em Lajeado, é com o aumento de circulação de público. Esta preocupação deve-se ao volume de dinheiro que é levado pelas pessoas e o risco de assaltos que aumenta neste período. Este será o tema de uma palestra hoje, às 19 horas, na sede da CDL, com o major César Augusto Pereira da Silva, do Comando da Brigada Militar de Lajeado.
           
A Construtora Giovanella não tem prazo definido para concluir a pavimentação da estrada entre Sério e Boqueirão do Leão, num trajeto de 21 quilômetros. As máquinas estão trabalhando no primeiro trajeto, saída de Boqueirão do Leão, e como se trata de um percurso em terreno muito acidentado, a tendência é de concluir a obra até o final de 2013.   
           
Dois eventos técnicos marcam a Turismate que Ilópolis sedia no próximo final de semana. Na tarde de sexta-feira, dia 11, será debatida a Cadeia Produtiva da Erva-Mate. Já na manhã de sábado, dia 12, acontece o Fórum Microrregional da Juventude. Para a noite de sábado está previsto o Festival de Corais.
           
No dia 18 de novembro, acontece na cidade de Pouso Novo, a Noite Cultural. O evento é organizado pela Secretaria de Educação, e tem por objetivo valorizar os talentos artísticos do município. Também participarão artistas de Progresso e Marques de Souza.
           
O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) realiza, no dia 18 de novembro, a eleição da diretoria para o biênio 2012/2013. O atual vice-presidente, Jandir Dickel, é o líder da chapa única que concorre para suceder o contador Gerson Diehl, presidente da gestão atual. O Sincovat tem 37 anos, possui 1.115 contadores e técnicos em contabilidade com registro ativo em sua base territorial de 43 cidades.
                                
O Telecentro Comunitário de Travesseiro, instalado junto a Escola Pedro Pretto, está atendendo a comunidade em novos horários. O espaço está aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h30min. Existem ainda dois horários especiais de atendimento, nas sextas-feiras das 08h às 11h30min e aos sábados das 08h às 12h.
           
O Setor de Tributação da Prefeitura de Travesseiro abriu o período de troca de notas fiscais do talão de produtor por cautelas da campanha Travesseiro da Prêmios. A cada R$413,00 em notas que geram valor adicionado ao município o agricultor ganha uma cautela que concorre a 12 prêmios de R$500,00 cada e a mais três prêmios de R$1.000,00 cada, que serão sorteados no dia 30 de dezembro.

O deputado federal Osmar Terra (PMDB) fará uma palestra na Conferência Internacional de Desenvolvimento na Primeira Infância, no dia 16 de novembro, em Pequim - China. Seu tema será o programa Primeira Infância Melhor (PIM), implantado no Rio Grande do Sul em 2003, durante o governo de Germano Rigotto, quando era o secretário estadual da Saúde.

A exposição e lançamento do CD das 3ªs séries do Ensino Médio do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) ocorre na próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, a partir das 19h30min, no Salão de Eventos do Unicshopping, em Lajeado. Os trabalhos de temática contemporânea são resultado das criações realizadas pelos estudantes nas aulas de Artes Visuais e Música, coordenados pelas professoras Márcia Lange e Fabiana Hunecke. O evento é aberto ao público e fica exposto até o dia 16 de novembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário