Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 08 de novembro

Notícias Vale do Taquari  - 08 de novembro  
A presidente Dilma Rousseff confirmou a escolha da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Rosa Maria Weber, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). A gaúcha substituirá Ellen Gracie, que se aposentou em agosto. A indicação foi publicada hoje no Diário Oficial da União. O nome ainda tem de ser aprovado pelo Senado.

Segundo levantamento de uma fundação do centro país, o Vale do Taquari tem nove cidades entre as cem que são destaques em desenvolvimento no Brasil. São avaliados fatores como: emprego, renda, saúde e educação. Os destaques da região são: Doutor Ricardo, Encantado, Lajeado, Imigrante, Teutônia, Mato Leitão, Marques de Souza e Venâncio Aires.

O Conselho Tutelar de Encantado divulgou o relatório referente a outubro com o registro de 158 ocorrências sendo 130 reincidências. Foram ouvidas 135 pessoas e feitas 60 visitas, além de nove intercâmbios.

Mesmo em crise financeira, a unidade estrelense da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (CESA), não deve ser vendida. A informação é do Coordenador Regional, Ronaldo Moraes, que teve reunião com o secretário estadual de Agricultura Luiz Fernando Mainardi. A estrutura da CESA em Estrela é considerada estratégica para a região.

A Secretaria da Indústria e Comércio de Arroio do Meio abriu o período de inscrições para soberanas do município. A escolha ocorre no dia 04 de dezembro, na Rua do Lazer, no centro da cidade.

O secretário de Agricultura de Estrela, Paulo Scheeren, ocupou ontem a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores. Na oportunidade Scheeren apresentou o relatório das atividades e os projetos que estão sendo executados pela sua secretaria.

A maioria das cidades da região já conta com um cronograma comercial para dezembro e para isto, foram realizados os acertos entre comerciários e os lojistas em cada cidade. Em Estrela, os acordos permitem uma programação prolongada a partir do primeiro final de semana de dezembro.

Um levantamento feito junto ao cartório da 104ª eleitoral mostra que Nova Bréscia conta com 2.596 eleitores e destes, 808 estão filiados a partidos políticos. Enquanto o PC do B tem apenas um filiado, o PP conta com 355. Os outros partidos que contam com filiados são: PMDB, PDT, PSBD, PT, PTB e DEM.

O IPVA dos carros usados ficará mais barato em 2012 no RS. A Secretaria da Fazenda deverá divulgar a tabela nos primeiros dias de dezembro. Os cálculos ainda estão sendo feitos, mas os técnicos antecipam que, em geral, haverá redução no valor. A Receita Estadual usa tabelas da Fipe com pesquisa de preços dos veículos em setembro e regionaliza informações. Como o IPVA é um percentual sobre o valor de mercado do carro, se há depreciação, o tributo fica menor. A estimativa é que o IPVA poderá ficar até 10% menor.

Em Capitão acontece no dia 12 de novembro mais uma ação de combate ao mosquito borrachudo, com aplicação do inseticida biológico. O trabalho é realizado sob a supervisão da Vigilância Sanitária, com apoio dos munícipes.

O vereador Roges Gheno (PC do B), de Pouso Novo, esteve em Brasília onde teve audiência com o deputado federal Enio Bacci (PDT), que confirmou o encaminhamento de uma emenda parlamentar de 200 mil reais, a serem aplicados em infraestrutura na sede do município.

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado está se preparando para a troca de diretoria. Para evitar a disputa dentro da entidade, está sendo montada uma chapa de consenso que deve ter Verno Arend como presidente para suceder a Valmor Scapini.

O almoço empresarial que está marcado para a próxima 5ª-feira, dia 10, em Teutônia, por iniciativa da Câmara da Indústria e do Comércio, será no Restaurante Paladar, iniciando às 11 horas e 45 minutos. Estarão presentes integrantes da ONG Parceiros Voluntários de Porto Alegre.

Os vereadores de Forquetinha estão estudando a proposta orçamentária da administração municipal encaminhada pelo prefeito Waldemar Richter, prevendo uma receita de 9 milhões de reais para 2012.

A Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul tem sessão ordinária hoje, a partir das 19 horas.

Joice Aparecida Ribeiro, da cidade de Venâncio Aires, foi eleita a Mais Bela Negra do Rio Grande do Sul 2011, em concurso realizado sábado em Santa Cruz do Sul. Joice recebeu a faixa da também venâncio-airense, Elisandra Vieira dos Santos. O concurso contou com mais de vinte candidatas de todo o estado.

A Univates estará com inscrições abertas, a partir de 17 de novembro, para mais de 40 opções de cursos de graduação no Vestibular de Verão 2012. A prova será aplicada no dia 18 de dezembro, das 13h30min às 18h30min, nos câmpus de Lajeado e de Encantado. Os candidatos terão de responder a 45 questões objetivas e elaborar uma redação. As inscrições podem ser feitas de 17 de novembro a 09 de dezembro no 
Setor de Atendimento ao Aluno – Prédio 9, em Lajeado, e na Secretaria do Câmpus Encantado. Pela internet, no site da universidade, a inscrição pode ser efetuada até o dia 12 de dezembro.

A eleição indireta para a Prefeitura de Gravataí, terá chapa única. O vereador Acimar Silva, do PMDB, e o ex-deputado estadual Francisco Pinho, do Democratas, formaram aliança para a eleição como prefeito e vice-prefeito, respectivamente. O prazo de inscrição para a disputa pelos cargos, que ficaram vagos após a cassação da ex-prefeita Rita Sanco e do vice Cristiano Kingeski, ambos do PT, acabou às 18 horas de ontem. A Câmara de Vereadores será a responsável pela eleição, marcada para 14 de novembro.

O RS é o segundo Estado com o maior número de presos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São Paulo possui o maior número de inscritos, com 6.878 apenados, seguido pelo RS com 934. No Rio Grande do Sul, são 53 estabelecimentos prisionais que realizarão os testes, nos dias 28 e 29 de njovembro.

No último domingo aconteceu o Concurso Público da Prefeitura de Lajeado, ocorrido nas dependências da Univates. Ao todo foram 3.727 inscritos para 20 vagas, em 20 diferentes empregos. Deste total, 3.248 candidatos compareceram para o teste, o que reflete em 87,1% de adesão. O gabarito preliminar da prova escrita está divulgado, em caráter oficial, no Painel de Publicações do município, junto à Equipe de Pessoal no Centro Administrativo.

O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que os desmandos que ocorreram em sua pasta se devem a que as ONG’s passaram a ter maior participação na concretização de políticas públicas. Rebelo salientou que só fará convênios com prefeituras, não mais com segmentos da sociedade civil.

Diante de recentes denúncias, deputados do PSDB cobraram o afastamento do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e defenderam sua presença na Câmara para esclarecer as acusações. Comandada pelo pedetista, a pasta é apontada pela revista “Veja” como uma central de cobrança de propina para organizações não governamentais (ONG’s).

Hoje, às 17 horas, ocorre sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado. Dois projetos estão na pauta do dia. Uma das matérias prevê o repasse de recursos para o CTG Bento Gonçalves.

Em Muçum o poder legislativo tem sessão programada para às 19 horas e 30 minutos. 

A Fetag realiza de hoje até qunta-feira, na sua sede em Porto Alegre, o 10º Congresso Estadual. O tema deste ano é: “Avaliando o presente e planejando o futuro”. O evento, que é realizado a cada quatro anos, conta com a participação de cerca de 500 pessoas. No encontro serão definidas as ações prioritárias do movimento sindical para os próximos anos.

A Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Travesseiro realiza no dia 16 de novembro, na sala de reuniões da Prefeitura, encontro com os representantes de todas as entidades do município. Na ocasião será elaborado o Calendário de Eventos de 2012.

Em Fazenda Vilanova, a Prefeitura está disponibilizando um horário especial de atendimento aos beneficiários do Bolsa Família, nas terças-feiras, das 18h às 21h30 e nos sábados, das 7h30 às 12h30. O atendimento ocorre junto ao CRAS.

A Univates promove, até sexta-feira, dia 11, a campanha "Leitura para Todos". O objetivo é arrecadar livros de literatura e material didático que possam ser aproveitados nas escolas. As caixas coletoras estão instaladas nos prédios 1, 9 e 11. Os donativos serão repassados a entidades no Vale do Taquari.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado confirmou para o dia 04 de dezembro o show nacional com o padre Fábio de Melo, dentro da programação do “Natal Brilhante”. O show será realizado na concha acústica do Parque dos Dick, em horário ainda a ser confirmado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário