Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 07 de novembro

Vale do Taquari Notícias - 07 de novembro
NOTÍCIAS 07-11

PSol e PPS elegeram suas novas direções estaduais em congressos realizados no final de semana. O vereador Pedro Ruas é o novo presidente estadual do PSol, no lugar de Roberto Robaina, que deve disputar a prefeitura de Porto Alegre. O deputado estadual Luciano Azevedo, que já ocupava interinamente a presidência do PPS gaúcho, foi aclamado para o cargo.

No sábado, Daniel Kieling, foi eleito presidente da Juventude Estadual do PMDB. O mandato vai até 2013. Já a convenção estadual do partido está marcada para o dia 10 de dezembro. A Juventude peemedebista apóia a reeleição de Ibsen Pinheiro.  

O deputado federal Vilson Covatti (PP) recebeu uma boa notícia dos ministérios. Emendas indicadas pelo parlamentar ao Orçamento Geral da União foram empenhadas, possibilitando assim o andamento de obras em nove municípios do Rio Grande do Sul. Entre elas, está a que prevê 150 mil reais para construção de um galpão para o Centro de Cultura e Tradição Querência Amada, de Teutônia.

No dia 26 de novembro o município de Lajeado será sede do IV Torneio Intersindical Estadual dos Trabalhadores da Saúde, organizado pela Federação dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde do RS. Para o evento, que será realizado no Parque do Imigrante, estão sendo esperados representantes dos 25 Sindisaúdes do Estado, que competirão nas modalidades de futebol e vôlei.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e os deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto mantiveram seus nomes como pré-candidatos do PT à Prefeitura de São Paulo. O senador Eduardo Suplicy retirou seu nome da disputa e anunciou apoio a Haddad, o preferido do ex-presidente Lula na disputa.

Contrariado com uma medida provisória aprovada pela Câmara, que permite a aplicação de recursos do FGTS em obras da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, o senador Paulo Paim (PT) afirmou que vai apresentar emenda para derrubar a proposta. Pelo texto, que ainda será votado no Senado, o dinheiro poderá ser usado até 30 de junho de 2014. Atualmente há cerca de R$ 5 bilhões disponíveis nesse fundo.

O PDT gaúcho realizou sábado em Porto Alegre, a sua convenção estadual. Na oportunidade foi reeleito presidente da sigla, Romildo Bolzan Júnior. No encontro, os trabalhistas tiraram como prioridade para 2012, a reeleição do prefeito da capital, José Fortunatti. 

A administração municipal de Lajeado realizará mais uma edição do evento Diálogos Comunitários na próxima quarta-feira, dia 09, no bairro Campestre. Tendo por objetivo promover mais integração entre administração e comunidade, o evento terá início às 19h30min, na sede da Associação de Moradores do bairro.

A coleta de lixo seco ou sucata que a Secretaria da Agricultura de Encantado está fazendo pelo interior, teve seqüência nesta segunda-feira. Hoje a coleta foi efetuada em Linha Santa Terezinha, Barra do Coqueiro, São Brás e  Divertida.  

Os partidos de oposição na Câmara dos Deputados estão pedindo a demissão do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, do PDT. As bancadas do PSDB e do PPS vão tentar convocar o ministro para dar explicações sobre denúncias de que assessores de Lupi cobrariam propina de ONGs contratadas para oferecer cursos de capacitação.
           
Na próxima sexta-feira, dia 11, às 08 horas e 30 minutos, acontece leilão público no pátio do Departamento de Máquinas da Prefeitura de Arroio do Meio. Serão colocados a venda: duas caminhonetes furgão, um automóvel, motores elétricos e outros materiais e sucatas, além de lotes de equipamentos e de outros materiais inservíveis para os setores de administração pública.  

A administração municipal de Travesseiro entregou oficialmente na manhã de ontem para a SER Juventude da Sede o salão que foi reformado. Na obra foram investidos 40 mil reais.
           
A equipe da Secretaria da Saúde de Travesseiro estará nesta quarta-feira, dia 09, a partir das 08 horas e 30 minutos, no salão Três Saltos Baixo. Na oportunidade ocorre palestra com a médica do ESF, renovação das receitas e verificação da pressão arterial.

O governador Tarso Genro sancionou a lei que cria o Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), de autoria do deputado estadual Edegar Pretto, que permitirá o comércio intermunicipal de produtos das agroindústrias familiares no estado. 

Os prefeitos da região decidiram buscar uma explicação junto a Delegacia Regional de Polícia Civil, para verificar o que está sendo feito para completar o efetivo nas delegacias. A maioria das prefeituras está cedendo servidores para o serviço burocrático nas delegacias.
        
A presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura da Amvat, Belkis Carolina Calsa, na reunião da associação na última sexta-feira, em Forquetinha, salientou que as prefeituras precisam criar o Fundo Municipal de Cultura para poderem receber recursos da União, sem passar pelas ONG’s. Sem este órgão, os municípios não conseguem adesão ao Sistema Nacional de Cultura.
           
Na última sexta-feira foi realizado em Forquetinha o Seminário Regional de Turismo. Na ocasião foram apresentadas as rotas e os roteiros turísticos já ativados na região, com atenção especial para a “Trilhas e Memórias, ainda em fase de formatação pelo G8 (Grupo de municípios emancipados de Lajeado). Na segunda parte do evento, ocorreu  palestra com Pedro Bertolucci, ex-prefeito de Gramado.
           
Os vereadores de Arroio do Meio autorizaram a administração municipal a firmar convênio concedendo o direito de uso pela Comunidade de Forqueta, das instalações da desativada Escola Estadual, repassada pelo Governo do Estado para o município.
        
Hoje, às 17 horas, ocorre sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Encantado.

Em Estrela o poder legislativo tem sessão programada para às 18 horas e 30 minutos. Cinco matérias encaminhadas pelo executivo estão na pauta de votações.

Nos municípios de Coqueiro Baixo, Fazenda Vilanova e Venâncio Aires, as sessões das câmaras de vereadores iniciam às 19 horas desta segunda-feira.  

Já a Câmara de Vereadores de Nova Bréscia realiza sessão ordinária hoje, às 19 horas e 30 minutos.

O escritório da Emater de Travesseiro está organizando para o dia 23 de novembro uma reunião técnica sobre o cultivo de pepinos. O encontro será realizado na sala de reuniões do Posto de Saúde de Três Saltos Baixo, das 09 até às 16 horas e 30 minutos.
           
A Emater de Coronel Pilar abriu o período de encomendas de alevinos. Os agricultores interessados devem entrar em contato com o Técnico Agrícola, Alan Merlo.
           
A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia, em parceria com o Sebrae, realiza a partir de hoje até sexta-feira, o curso “Como vender mais e melhor”.
           
Realizada na semana passada em Putinga, uma campanha de prevenção ao câncer de mama. Diversas palestras, enfocando o tema, foram realizadas.
           
A Turismate, a Festa da Erva Mate, ocorre no próximo final de semana em Ilópolis, com a expectativa de receber mais de 20 mil visitantes. Na sexta-feira a tarde, antes da abertura oficial, será realizado o seminário sobre a cadeira produtiva da erva-mate.
           
O prefeito de Boqueirão do Leão, João Davi Goergen, entregou ao presidente da Câmara de Vereadores, Jocemar Barbon, o projeto do orçamento municipal para o próximo ano, estipulado em 14 milhões e 200 mil reais.
                         
A Faculdade La Salle de Estrela lançou na última sexta-feira o Vestibular 2012, com inscrições pelo site da instituição, até o dia 1º de dezembro. Estão sendo disponibilizados quatro cursos de nível superior: Secretariado, Agronegócio, Gestão de Turismo e Gestão Ambiental, todos com 50 vagas. A taxa de inscrição é de apenas dez reais.
           
A Casa do Artesão e Produtos Coloniais da cidade de Colinas está em um novo local de atendimento. Além da estação férrea, que continua recebendo excursões, a entidade atende agora ao lado da Praça dos Pássaros. 

A comunidade da Linha Argola será a anfitriã dos Jogos Rurais 2011 promovidos pela Secretaria Municipal da Agricultura, com apoio da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Uergs, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sicredi. O evento ocorre dia 19 de novembro, com a disputa de 26 provas.

Nesta terça-feira, dia 08, a Secretaria de Agricultura de Doutor Ricardo realiza coleta de lixo sucata nas seguintes localidades: Leopolda, Guilhermina, Campo da Aviação e na sede municipal.

Em função do feriado de Finados, a sessão da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio ficou para hoje, iniciando às 18 horas e 30 minutos. Na ordem do dia estão quatro projetos encaminhados pelo poder executivo.
              
A Univates promove quarta-feira, dia 09, a palestra “Atualização em Bandagens Funcionais”, ministrada pelo fisioterapeuta Gustavo Portela. A atividade, promovida pelo Curso de Fisioterapia, ocorre no auditório do Prédio 16, a partir das 8h30min. A atividade é gratuita e voltada a profissionais e acadêmicos do Curso de Fisioterapia. Inscrições podem ser efetuadas até o dia do evento.

O Sicredi traz para a região no mês de novembro o espetáculo - “Nos 30 anos do Sicredi Região dos Vales, mais de 30 histórias do Radicci”, com o humorista e chargista Iotti. Os eventos acontecerão em Encantado (16), Guaporé (17), Arroio do Meio (23) e Anta Gorda (24), sempre a partir das 20 horas. As bilheterias arrecadadas nos eventos serão revertidas para entidades beneficentes da região. Os ingressos são limitados e serão vendidos somente antecipados, a partir desta quinta-feira, dia 20, nas unidades de atendimento do Sicredi. Os ingressos normais serão vendidos a 20 reais; para associados a 12 reais; e, para quem adquirir com o Cartão Sicredi o valor será de 8 reais.
           
Nesta terça e quarta-feira, a Secretaria de Educação de Roca Sales, realizará a VI Feira Municipal do Livro. O evento ocorre no Centro Social Urbano (CSU). A entrada é gratuita e o horário de para visitação será das 8h às 21h30min.

As 20 meninas que participarão do Debut Encantado, dia 11 de novembro, estão com a agenda lotada de compromissos. A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social organizou palestras, momentos de integração, passeios, fotos e ensaios até o esperado dia do 1º Baile de Debutantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O evento será realizado no CTG Giuseppe Garibaldi, às 21h, com a presença de convidados e familiares. Para realizar o sonho das 20 meninas-moça, a iniciativa conta com o apoio de padrinhos e empresas patrocinadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário