Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 04 de novembro

Notícias Vale do Taquari - 04 de novembro
A temporada de piscinas da Sociedade Rio Branco de Estrela abre no dia 12 de novembro. As taxas de banho estão à disposição na secretaria do clube.

Em Forquetinha, de hoje até o próximo domingo. acontece a 3ª Forquetinha Expofest. O evento se realiza no Parque de Exposições Cristoph Bauer, com uma diversificada programação. As atrações desta sexta-feira são:
-Seminário de Turismo (15 horas)
-Reunião da Amvat (16 horas e 30 minutos)
-Desfile Temático (19 horas)
-Abertura Oficial (20 horas)
-Bailes com a Banda Genial e Musical Encontro (das 21 às 23 horas). 
           
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realizou reunião hoje, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). No encontro, a Fepam apresentou o estudo sobre o “Aproveitamentos Hidrelétricos na Bacia Taquari-Antas”.  

Hoje, às 15 horas, acontece em Forquetinha, o Seminário Regional de Turismo. Inserido na programação da Forquetinha Expofest, o evento ocorre no Salão de Pedras, do Parque Christoph Bauer. Na oportunidade serão apresentadas as rotas turísticas da Erva Mate, Germânica, Delícias da Colônia, Caminho dos Moinhos e Trilhas e Memórias.

Inicia hoje a tarde em Coronel Pilar, a 44ª Festa dos Motoristas. Para hoje a noite a programação prevê a escolha do padrinho do evento e jantar típico. Amanhã acontece a Trilha de Jeep, na sede do “Jeep Club Urta Q Riva”. Já no domingo, ocorre a missa celebrada por mais de dez padres e procissão motorizada como destaques.
           
Hoje, às 16 horas e 30 minutos, acontece reunião da Amvat, em Forquetinha. O encontro ocorre no Salão dos Jogos Germânicos. Na ordem do dia, a presidente interina do Conselho dos Dirigentes de Cultura da Amvat, Belkis Calsa, fala da adesão ao Sistema Nacional de Cultura. Também estará presente o ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, que enfoca o caminho trilhado por este município até sua consolidação como um dos principais destinos turísticos do país.
           
Diversas entidades da região dos Vales figuram na listadas 121 que foram atingidas pelo decreto que suspende temporariamente o repasse de verbas do Ministério dos Esportes. Estão na lista, os hospitais de Lajeado, Teutônia, Venâncio Aires e Marques de Souza, e, a Acsurs de Estrela.

Ontem, o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, homologou a venda da Estação Rodoviária. O empreendimento foi adquirido pela empresa Lehmen Participações, por 1 milhão 798 mil reais, valor mínimo exigido pelo edital. A empresa tomará posse dos imóveis após o pagamento, durante a segunda quinzena de novembro.

Serão realizadas no próximo domingo as provas do concurso público da Prefeitura de Lajeado, com a inscrição de 3.727 pessoas. As provas serão aplicadas na Univates, a partir das 8h30min. A disputa é por vagas em mais de 15 funções.
           
De hoje até domingo, Teutônia recebe a sétima etapa do Circuito Mundial de Downhill Speed. É mais edição do Malarrara Pro Teutônia, competição de alta adrenalina que reúne atletas de vários países para descer a ladeira mais rápida do mundo, situada em Linha Harmonia. Hoje ocorrem os treinos livres e amanhã tem as tomadas de tempo. No domingo serão realizadas as provas. 

Atuando há quatro anos em Mato Leitão com 90 funcionários e abatendo em média 70 bovinos por dia, o Frigorífico 3-K, anunciou a compra de uma área de terras nas margens da RSC-453. O objetivo é construir um prédio com mais de dois mil metros quadrados e duplicar a capacidade de produção. Para isto, os proprietários da empresa buscam apoio do poder público.
           
A Amvat completa hoje 50 anos de existência. O primeiro presidente da entidade foi Francisco Borsatto Filho, que na época era prefeito de Encantado. Atualmente a associação tem na presidência o prefeito de Westfália, Sérgio Marasca. Ao longo destes 50 anos, aumentou o território de abrangência e mais ainda no número de municípios, que hoje chega a 40 devido a emancipações de distritos. 
           
A Associação Comercial e Industrial de Estrela realiza Reunião-Almoço na próxima sexta-feira, dia 11. A palestrante será Ana Cláudia Bestetti, da CDL de Porto Alegre, que abordará o tema: “A receita para o empreendorismo ser bem sucedido”. O evento ocorre no Estrela Palace Hotel.
           
Agendada pela Secretaria de Educação de Arroio do Meio, para o dia 13 de novembro mais uma caminhada contemplativa. A concentração popular será às 7 h. na área de lazer junto a escola no bairro Rui Barbosa e de lá segue pelas estradas secundárias até Picada Arroio do Meio.

O Supremo Tribunal Federal (STF) avalizou lei aprovada no início do ano que garante à presidente Dilma Rousseff o poder de reajustar o valor do salário mínimo até 2015 por meio de decreto. O Supremo rejeitou, por 8 votos a 2, a ação direta de inconstitucionalidade na qual partidos de oposição sustentavam que, segundo a Constituição, o valor do mínimo somente pode ser modificado por meio de lei aprovada pelo Congresso.

A Societá Italiana Fiori Dei Piani de Estrela realiza assembléia no dia 25 de novembro, para eleição da nova diretoria para o biênio 2012-2013.

Hoje, às 17 horas, a Faculdade La Salle de Estrela realiza a solenidade de lançamento do Vestibular 2012/1. Na oportunidade ocorre a apresentação dos cursos que terão inscrições abertas no próximo processo seletivo da instituição.

O humorista Willmutt realiza show em Estrela, no dia 25 de novembro. O evento inicia às 20 horas e 30 minutos, na sede social da Sociedade Rio Branco.

A unidade da Parceiros Voluntários de Teutônia, em parceria com a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia, promove almoço empresarial. O evento ocorre no dia 10 de novembro, a partir das 11h45min, e marca as comemorações pelos dez anos da Parceiros Voluntários no município. Tendo por local o Restaurante Paladar, a programação terá pronunciamentos, palestra de representante da Parceiros Voluntários de Porto Alegre, reconhecimento às empresas mantenedoras e às entidades atendidas pela Parceiros Voluntários de Teutônia.

O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, teria admitido a assessores que sai do cargo em janeiro. Sem prestígio no governo, o pedetista avalia que é melhor pedir para sair do que ser demitido. A oposição já pediu investigação sobre convênios suspeitos do ministério com ONG’s controladas por militantes do PDT.

A direção do Democratas anunciou que vai protocolar na segunda-feira pedido de impeachment do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), na Câmara Legislativa. O pedido será feito com base no suposto envolvimento de Agnelo em desvio de verbas no Ministério do Esporte no período em que comandou a Pasta.

A Prefeitura de Travesseiro recebeu ontem a retroescavadeira adquirida com recursos próprios. O investimento foi superior a 200 mil reais. A máquina será utilizada pela Secretaria da Agricultura.

No dia 26 de novembro ocorre a 1ª Feira da Agricultura Familiar de Teutônia. O evento está sendo organizado pelos integrantes do comitê gestor do Ponto de Atendimento do Sebrae no município, formado por representantes de várias entidades. A programação inicia às 9 horas e ocorre junto ao Centro Administrativo de Teutônia.
                       
O Departamento da Assistência Social de Travesseiro alerta as famílias que estão cadastradas no Programa Bolsa Família e que não fazem a atualização do cadastro a pelo menos dois anos que entrem em contato com o CRAS para regularizar sua situação junto ao programa.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Para o Rio Grande do Sul, serão destinadas 142 unidades, em 133 municípios. Na região serão contemplados os municípios de Anta Gorda, Canudos do Vale, Coqueiro Baixo, Dois Lajeados, Pouso Novo e Venâncio Aires.

A comunidade da Linha Argola será a anfitriã dos Jogos Rurais 2011 promovidos pela Secretaria Municipal da Agricultura, com apoio da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Uergs, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sicredi. O evento ocorre dia 19 de novembro, com a disputa de 26 provas.

A Univates promove nos dias 24 e 25 de novembro o I Seminário sobre Educação Permanente em Saúde: “O Papel da Pesquisa”. Promovido pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, o evento busca discutir sobre a necessidade da educação na saúde, analisando a inserção e o papel da pesquisa no tema. A atividade ocorre no auditório do Prédio 16.

A administração municipal e o Grupo Encantado de Comunicação promovem no domingo, dia 06, o 4º Passeio Ciclístico a partir das 9 horas, com percurso por diversas ruas da cidade. Para os grupos do Projeto Viver Bem e da Associação Encantadense do Idoso (Assedi) haverá ginástica na Praça da Bandeira, às 10 horas. Uma mateada com a Natumate também será uma das atrações para quem for até a praça. 
            
A administração municipal de Colinas encerra hoje as inscrições para o 4º Concurso Fotográfico. O tema deste ano é: “Um olhar sobre Colinas”. A exposição dos trabalhos e a entrega da premiação estão programadas para o dia 30 de novembro, no Centro Comunitário de Colinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário