Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 03 de novembro

Notícias Vale do Taquari - 03 de novembro

Iniciou hoje o período de inscrições das chapas interessadas em assumir a Prefeitura de Gravataí. O mandato será tampão, com término previsto para dezembro de 2012. A votação que se dará de forma indireta, pelos 14 vereadores da cidade, será realizada no dia 14 desde mês. Qualquer cidadão filiado a um partido há mais de um ano pode concorrer. O prefeito e seu vice tomarão posse no dia 15 de novembro.

Após cumprir exigências legais para ser reconhecido como partido político, o PSD busca agora obter acesso a toda estrutura disponível às legendas com representação na Câmara dos Deputados. O líder do partido, deputado Guilherme Campos (SP), negocia com o presidente da Câmara, Marco Maia, interpretação favorável do Regimento Interno, que dê essa estrutura - que engloba espaço físico, quantidade de assessores e presidência de comissões à bancada eleita.

A Univates promove nos dias 24 e 25 de novembro o I Seminário sobre Educação Permanente em Saúde: “O Papel da Pesquisa”. Promovido pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, o evento busca discutir sobre a necessidade da educação na saúde, analisando a inserção e o papel da pesquisa no tema. A atividade ocorre no auditório do Prédio 16.

A administração municipal e o Grupo Encantado de Comunicação promovem no domingo, dia 06, o 4º Passeio Ciclístico a partir das 9 horas, com percurso por diversas ruas da cidade. Para os grupos do Projeto Viver Bem e da Associação Encantadense do Idoso (Assedi) haverá ginástica na Praça da Bandeira, às 10 horas. Uma mateada com a Natumate também será uma das atrações para quem for até a praça. 
           
Na próxima terça-feira, dia 08, a Secretaria de Agricultura de Doutor Ricardo realiza coleta de lixo sucata nas seguintes localidades: Leopolda, Guilhermina, Campo da Aviação e na sede municipal.

O prefeito de Capitão, César Beneduzzi, confirmou que na noite de 11 de novembro, será inaugurada a Creche construída com recursos do Programa Pró-Criança. O educandário terá capacidade para atender mais de uma centena de crianças. Na programação de inauguração está previstas Feira de Artesanato e apresentação de uma peça teatral.
           
A administração municipal de Colinas encerra nesta sexta-feira, dia 04, as inscrições para o 4º Concurso Fotográfico. O tema deste ano é: “Um olhar sobre Colinas”. A exposição dos trabalhos e a entrega da premiação estão programadas para o dia 30 de novembro, no Centro Comunitário de Colinas.
           
O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, recebeu nesta semana lideranças do Vale do Taquari, que trabalham pela duplicação da RS-453, trajeto Venâncio Aires e Lajeado. Artus assinou um termo de apoio ao movimento, com a expectativa de que o projeto de duplicação seja viabilizado.
           
A Faculdade La Salle de Estrela lança amanhã às 17 horas, na sede da entidade, o Vestibular 2012. Na ocasião serão apresentados os cursos que serão disponibilizados pela instituição.
           
As soberanas da Fenachim 2012, que foram escolhidas esta semana, já iniciaram o trabalho de divulgação da Feira. A Rainha Letícia Wacholz e as princesas Litchele Jaeger e Juliana Böhm, visitam comunidades e prestigiam outros eventos.
           
As sessões dos poderes legislativos de Mato Leitão e Cruzeiro do Sul, em função do feriado de Finados, não foram realizadas esta semana.
           
Turismate - Festa da Erva Mate, ocorre de 11 a 13 de novembro, na Praça Itália, em Ilópolis. No primeiro dia da feira, será realizado a partir das 13 horas e 30 minutos, evento técnico destacando a cadeia produtiva da erva mate no município. Já no dia 12, às 09 horas, ocorre o Fórum Micro-Regional da Juventude Rural. A estimativa é de que a Turismate gere mais de R$ 700 mil em negócios, com a presença de mais de 22 mil visitantes.
           
A Fetag realiza de 08 a 10 de novembro, na sua sede em Porto Alegre, o 10º Congresso Estadual. O tema deste ano é: “Avaliando o presente e planejando o futuro”. O evento, que é realizado a cada quatro anos, terá a participação de cerca de 500 pessoas. No encontro serão definidas as ações prioritárias do movimento sindical para os próximos anos.
            
A Univates abre no dia 17 de novembro, as inscrições para o Vestibular de Verão 2012. Serão disponibilizados 30 cursos, totalizando 2.190 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de dezembro, no setor de atendimento ao aluno da Univates, em Lajeado, na secretaria do campus na cidade de Encantado ou ainda pela internet no site da instituição. A taxa de inscrição é de 40 reais.
           
Uma parceria entre a Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul e a Amturvales, possibilitará a contratação de mais dois estagiários, no período de verão, para o Centro de Informações Turísticas do Vale do Taquari que está localizado em Lajeado, junto ao UnicShopping. O Centro, implantado há mais de 12 anos, é o responsável em orientar os turistas e divulgar os roteiros e eventos da região.
           
A Exposição e Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Marques de Souza – ExpoMarques, será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro. A programação será desenvolvida na sede do EC Brasil e no CTG. A expectativa dos organizadores é de que 15 mil pessoas prestigiem o evento.
           
A Diocese de Montenegro reuniu no final de semana em Linha Lenz – Estrela, cerca de 500 jovens para celebrar o Dia Nacional da Juventude. O evento foi presidido pelo Bispo Dom Paulo de Conto. No encerramento do evento foi realizado show do Padre Ezequiel.
           
Em Coronel Pilar a campanha de vacinação contra a febre aftosa inicia somente no dia 17 de novembro. A Secretaria de Agricultura a partir desta data realiza um roteiro por todas as comunidades para distribuição das vacinas.

A Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Travesseiro realiza no dia 16 de novembro, na sala de reuniões da Prefeitura, encontro com os representantes de todas as entidades do município. Na ocasião será elaborado o Calendário de Eventos de 2012.

A Secretaria de Saúde de Estrela centraliza a partir de hoje a aplicação das vacinas. Uma equipe recebeu treinamento especial para atender somente na Unidade Básica de Saúde Central.
           
Em função do feriado de Finados, a sessão da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio ficou para a próxima segunda-feira, dia 07, a partir das 18 horas e 30 minutos. Na ordem do dia estão quatro projetos encaminhados pelo poder executivo.

O secretário estadual da Educação, José Clóvis de Azevedo cumpre agenda hoje no Vale do Taquari. Na parte da manhã o secretário teve encontro com o reitor da Univates, Ney Lazzari, e visitou a 3ª Coordenadoria Regional de Educação. No período da tarde, a partir das 14 horas, segue para a Conferência Estadual do Ensino Médio que será realizada na Sociedade de Ginástica de Estrela (Soges).

Nesta sexta-feira, dia 04, às 14 horas, no Palácio Piratini, em Porto alegre, acontece o lançamento da campanha “Viagem Segura”. A ação do Governo do Estado visa coibir o número de acidentes e mortes nas rodovias e perímetros urbanos durante o feriado de 15 de novembro. 

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira (SP), anunciou que o partido pedirá a convocação do ministro da Educação, Fernando Haddad, para dar esclarecimentos sobre os problemas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo o IBGE, o Rio Grande do Sul é o 24º Estado na linha nacional de pobreza extrema, com 2,87% de sua população nessa condição. Essa porcentagem equivale a 306.651 pessoas.

A etapa microrregional da 7ª Taça Gaúcha de Futsal, promovida pela Liga Gaúcha com apoio da Administração Municipal de Encantado, foi transferida para os dias 19 e 20 de novembro. Os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes do Parque Municipal João Batista Marchese.

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado. Onze projetos estão na ordem do dia.

A Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul também transferiu a sua sessão para esta quinta-feira, às 19 horas.
           
A Univates promove nesta sexta-feira, dia 04, a palestra “Literatura Contemporânea e Outras Mídias”, ministrada pelo escritor e jornalista Marcelo Spalding. O evento ocorre, a partir das 19h15min, no auditório do Prédio 3.

Inserido na programação da Forquetinha Expofest, acontece nesta sexta-feira, dia 04, o Seminário Regional de Turismo. O evento será realizado no salão de Pedras, do Parque Cristoph Bauer, a partir das 15 horas e 30 minutos. No evento serão apresentadas as rotas turísticas da Erva Mate, Germânica, Delícias da Colônia, Caminhos dos Moinhos e Trilhas e Memórias.
           
Acontecerá no próximo domingo, dia 06, no Parque dos Dick, mais uma edição do Brique e Festival Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado. As atrações terão início às 15 horas, com a Banda da Igreja do Evangelho Quadrangular e a dupla de sertanejo universitário João Victor e Cássio. Paralelamente aos shows, os artesãos estarão comercializando seus produtos no estacionamento do parque.

De 10 e 12 de novembro acontece na cidade de Gramado, a 42ª Convenção Estadual das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL’s). Os organizadores projetam a participação de 1 mil e 500 lojistas. Um dos palestrantes do evento será o senador Aécio Neves (PSDB-MG). 
             
A Orquestra Municipal de Imigrante realiza hoje apresentação no Clube 31 de Outubro, por ocasião da Feira do Livro, da cidade de Garibaldi.

O Ceat (Colégio Evangélico Alberto Torres) encerra hoje o período de inscrições para a VIII Feira Exposição de Artes, Artesanato e Culinária. Para participar, os interessados devem fazer contato com a secretaria da escola e ser familiares de alunos e professores da escola, ou ex-alunos do Ceat. A VIII Feira Exposição de Artes, Artesanato e Culinária será realizada no dia 15 de novembro, das 8h30 às 18h30 no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário