Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 01 de novembro

Notícias Vale do Taquari - 01 de novembro

A administração municipal de Estrela repassou a Uame (União das Associações de Moradores de Estrela) um cheque de 8 mil reais. O recurso será utilizado para realização dos Jogos Interbairros.

O oncologista Paulo Hoff informou que a expectativa é de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixe o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no início da tarde de hoje. Ontem, Lula foi submetido à primeira sessão de quimioterapia do tratamento contra um câncer na laringe.

O Democratas/RS realizou o Seminário de Acompanhamento do Planejamento Estratégico para candidatos a prefeito e vice-prefeito. Do Vale do Taquari, participaram do treinamento o jornalista Felipe Diehl (Colinas) e o vereador Carlos Dutra (Paverama). O evento aconteceu na semana passada na sede do Diretório Estadual do partido, em Porto Alegre.

A Justiça Federal do Ceará decidiu anular as 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vazaram para os alunos do colégio Christus, de Fortaleza, antes da avaliação. A decisão é válida para estudantes que prestaram a prova em todo o Brasil. O Ministério da Educação informou que vai recorrer da decisão.

Ontem a noite, no Clube Farrapos, em Porto Alegre, Celso Bernardi foi empossado presidente estadual do Partido Progressista. Ele substitui a Pedro Bertolucci, que comandou o PP nos últimos anos. Bernardi prometeu manter a sigla como a maior do Estado.

No dia 26 de novembro acontece no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, o evento Garota UAME 2012. Oito candidatas estão inscritas para o concurso. A promoção é da União das Associações de Moradores de Estrela.

Uma parceria entre a Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul e a Amturvales possibilitará a contratação de mais dois estagiários, no período de verão, para o Centro de Informações Turísticas do Vale do Taquari que está localizado em Lajeado, na BR 386, km 346, junto ao UnicShopping.O Centro, implantado há mais de 12 anos, é o responsável em orientar os turistas e divulgar os roteiros e eventos da região. Através da parceria entre a Secretaria e a Associação serão contratados, pelo período de 90 dias, dois acadêmicos do curso de Turismo.

O tumor que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva tem na laringe é de média agressividade, segundo os médicos que o acompanham. Ontem, Lula implantou um cateter e começou a fazer quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Os médicos descartam a necessidade de cirurgia e disseram que a voz dele pode sofrer alterações mínimas devido à doença. A previsão é de que o tratamento seja concluído em fevereiro.

O PDT chegou ao consenso ontem, data limite para inscrições das chapas para a disputa da nova executiva do partido. A chapa de consenso será homologada no dia 5, na sede regional dos trabalhistas em Porto Alegre. Conforme o acerto, Romildo Bolzan Júnior continuará na presidência do partido.

Hoje é ponto facultativo municipal em diversos municípios da região, que transferiram a comemoração do Dia do Funcionalismo Público da sexta-feira para esta terça-feira. Nestas cidades não funcionam as repartições públicas e órgãos municipais. Estão nesta situação: Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela, Imigrante, Teutônia, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Santa Clara do Sul, Lajeado, Marques de Souza e Travesseiro.
           
Os postos de saúde em Taquari, estão sem o atendimento de médicos ginecologista, há mais de um mês. As pacientes que precisam de atendimento tem como opção única, se dirigir diretamente ao hospital da cidade.
           
Venâncio Aires está entre os dez municípios do Estado que mais exportam. Além da exportação de calçados e produtos metal-mecânicos, o tabaco é o principal destaque das exportações.
           
A professora Greicy Weschenfelder lança no dia 10 de novembro, na Feira do Livro, em Porto Alegre, a obra “Romances - Folhetim Alemão”. Trata-se de uma coletânea de um periódico que circulou em Arroio do Meio, há mais de 50 anos.
        
Devido ao ponto facultativo Municipal, hoje não haverá sessão da Câmara de Vereadores de lajeado. A sessão foi transferida para a próxima quinta-feira, dia 03, ás 17 horas.

A Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul também transferiu a sua sessão para a próxima quinta-feira, dia 03, às 19 horas.

O Hospital Santa Isabel de Progresso desenvolve o Projeto “Cuidado com a Saúde do Idoso”. Desde janeiro do ano passado até o final de setembro, foram atendidas 2.800 pessoas com mais de 60 anos, somando mais de 3.700 procedimentos gratuitos. O trabalho é preventivo e tem como objetivo, evitar a superlotação do hospital.
           
Um obstáculo que a Comunidade de Travesseiro enfrentava no controle do trânsito nos 18 Kms, trajeto usado para desviar da praça do pedágio da BR 386, foi a não inclusão do município, no Sistema Nacional do Trânsito.  Desde a semana passada, Travesseiro está incluído no sistema e as multas aplicadas pela Brigada Militar local, passaram a valer. A multa para caminhões com mais de três eixos, é superior ao valor do pedágio. 
           
O 2o Festival Estudantil de Canto Solo, promoção da Secretaria de Educação de Doutor Ricardo, ocorre nos dias 02 e 03 de dezembro, no Ginásio Municipal de Esportes. Nesta edição, algumas novidades estão sendo implementadas. As músicas serão interpretadas com banda ao vivo. Outra novidade é a ampliação do concurso para estudantes dos vales do Taquari e Rio Pardo, além de melhoras na premiação. 
        
O município de Ilópolis realizou um encontro sobre Turismo Rural. A atividade, que aconteceu no Museu do Pão, faz parte do projeto Bem-Vindo e reuniu representantes de 17 comunidades. O objetivo das palestras foi mostrar aos participantes que há potencial para desenvolver o Turismo Rural no município.       

Conforme o levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, a safra de trigo que está sendo colhida ficará bem abaixo dos custos de produção. A cotação no RS, desde fevereiro, está na casa dos 24 reais a saca de 60 quilos. Para o pesquisador Lucílio Alves, os compradores estão reduzindo o interesse pelo trigo nacional, situação que desestimula os produtores a manter a área de cultivo.
           
Em Venâncio Aires, hoje será escolhida a nova corte da Fenachim (Festa Nacional de Chimarrão). As vinte jovens que disputam o título de soberana e princesas, apresentam-se em desfile marcado para às 20 horas no salão do Parque Municipal do Chimarrão..
           
A Emater em parceria com as secretarias municipais de Agricultura do G-10, estão realizando hoje, no Centro Administrativo em Nova Bréscia, o 3º Seminário de Fruticultura.

A  deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) protocolou emendas ao orçamento para o próximo ano, prevendo a destinação de recursos para a aquisição de equipamentos médico/hospitalares. As emendas da deputada destinam, cada uma delas, R$ 200 mil, beneficiando diversos hospitais, entre eles, o Bruno Born, de Lajeado. As emendas parlamentares e populares serão apreciadas pela Comissão de Finanças no próximo dia 10 de novembro.

O secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, e o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) participaram ontem de uma reunião com lideranças e empresários do município de Encantado, no Espaço Dália de Gastronomia. O prefeito Paulo Costi realizou a abertura do encontro, organizado pela Administração Municipal, e que teve o objetivo de apresentar o projeto de construção da Rota do Desenvolvimento e sensibilizar o Governo do Estado a apoiar a obra. Santini e Busato manifestaram apoio ao novo empreendimento.

A Secretaria de Saúde de Encantado está disponibilizando a comunidade, em todos os postos de saúde, o teste rápido de gravidez. As mulheres poderão solicitar o teste, que é gratuito e demora de 5 a 10 minutos para obter o resultado. Não é necessário apresentar requisição médica. O benefício é uma conquista do município, através da adesão ao projeto nacional Rede Cegonha.

Hoje, às 16 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arvorezinha. Quatro projetos e um requerimento estão na pauta do dia.

O Sicredi Região dos Vales realizou na cidade de Encantado, o quarto e último sorteio regional da Promoção Força Premiada Sicredi. Para os associados do Sicredi Região dos Vales foram sorteados 03 videogames XBox. Os ganhadores foram Jacir César Bettio, de Coqueiro Baixo, Gilmar Cerutti, de Putinga e Mateus Geremia, de Dois Lajeados. Com duração até dezembro, a Promoção Força Premiada Sicredi realizará 473 sorteios, premiando os associados com TVs, notebooks, motocicletas, videogames e, no sorteio final em dezembro, cinco picapes Toyota Hilux.

O deputado federal Aldo Rebelo (PC do B) foi empossado ontem a tarde como ministro do Esporte. Ele substitui Orlando Silva, que pediu demissãona semana passada.

A Univates promove na próxima sexta-feira, dia 04, a palestra “Literatura Contemporânea e Outras Mídias”, ministrada pelo escritor e jornalista Marcelo Spalding. O evento ocorre, a partir das 19h15min, no auditório do Prédio 3.

Hoje, às 19 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Muçum.
           
A Secretaria da Agricultura, Emater, STR de Encantado e a Amturvales promovem hoje, às 14 horas, no Auditório Brasil do Centro Administrativo, uma palestra sobre “Sensibilização para o Turismo Rural”. Estão convidados os produtores rurais e proprietários de imóveis no interior do município. A palestrante será a professora Claudiana Y Castro.
           
A Prefeitura de Lajeado informa que não haverá coleta de lixo no município nesta quarta-feira, dia 02, Feriado de Finados.

A Secretaria da Agricultura de Encantado iniciou um roteiro de recolhimento de lixo seco nas comunidades do interior. No dia 07 de novembro será na Linha Santa Terezinha, Barra do Coqueiro, São Brás e  Divertida. 

O Setor de Tributação da Prefeitura de Travesseiro está realizando a troca de notas fiscais do talão de produtor por cautelas da campanha “Travesseiro dá Prêmios”. O sorteio ocorre no dia 30 de dezembro. 
   
O município de Encantado será sede nos dias 05 e 06 de novembro da etapa microrregional da 7ª Taça Gaúcha de Futsal. Os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes do Parque João Batista Marchese. Já estão inscritas equipes de Encantado, Capitão, Muçum, Pouso Novo e Nova Bréscia. A competição será disputada em seis categorias: adulto (masculino e feminino), sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. Cada categoria terá a participação máxima de quatro municípios na etapa das microrregionais.

A Secretaria de Agricultura, Emater e Conselho de Desenvolvimento Rural de Coronel Pilar, promoverão a campanha de recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos. Num primeiro momento é efetuado um trabalho de conscientização dos produtores, para que se organizem, realizando a tríplice lavagem das embalagens. O recolhimento está previsto para abril do próximo ano. 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Santa Clara do Sul avisa aos munícipes que devido ao feriado de finados, o recolhimento de lixo será transferido para quinta-feira, dia 03. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário