Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 10.11.11

Luiz Carlos Freitag

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 10.11.11

MAGRI-INVENTIVA:Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

JOSÉ ALVES (PTB):"Teremos uma entrada muito mais melhor e os colonos vão produzir mais melhor".

CRISTIANO (PMDB):"É o débito atrasado ou o débito vencido?"

JOEL (PSB):"Tenho saudades do tempo que o senhor (Secretário da Agricultura) era vereador".

CRISTIANO (PMDB):"Alguns médicos (do Pronto Socorro) tem que parar de ser Pais de Santos e chamar especialistas quando precisa".

JOEL (PSB):"Aqui na Câmara eu sou o vovô e o senhor, Juarez, é o neto".

GILBERTO (PP):"Muitas vezes o aparelho telefônico está caído prá baixo".

JUAREZ (PPS):"Só copiei de você as palavras, quando mandou ele tirar o traseiro da cadeira".

FRASE: "Quem teme ser vencido, tem a certeza da derrota" (Filósofo no Salão do Hermes e Leonardo).

Sensacional o novo telefone celular da Apple. Ele tem senha de desbloqueio Se o aparelho for roubado e o ladrão for utilizá-lo errando a senha, é tirada uma foto sua automaticamente e enviada para o e-mail do dono. Daí, o ladrão tá ferrado. Pena que ainda não tenha no Brasil. Mas deve chegar.

Vereador Cristiano Nogueira (PMDB) disse não ser contra a aprovação do Projeto de Lei que destina verbas mensais no próximo ano ao Hospital Estrela, mas quer uma reunião com a administradora, Irmã Terézia, para clarear alguns pontos. Disse que está dificil o Pronto Socorro chamar um especialista, quando necessário. Contou dois ou tres casos, que não terminaram em falecimento por detalhes, pois ele praticamente exigiu junto à Irmã, o chamado de especialista. "Não sou médico, mas tem casos que qualquer um pode ver que a coisa é grave, como foi o caso de um jovem com o apêndice inflamado e arrebentado", afirmou.

Semana passada, foram distribuidos panfletos anônimos criticando o vereador Gilberto Fensterseifer (PP) pelo seu Projeto de Lei obrigando escolas a instituirem uma vez por semana, a execução, com os alunos, dos Hinos Nacional, Gaúcho e Municipal. Joel Mallmann (PSB) criticou duramente o autor: "Isso é coisa de covarde, me sinto também ofendido porque todos nós vereadores aprovamos o Projeto de Lei". Gilberto disse que não se sentiu ofendido, pois isso foi até propaganda política para ele. "Vou fazer 50 votos a mais no Costão". Disse ser coisa de desocupados e fez votos de que não tenha sido usado dinheiro público para a baixaria.

Marco Wermann (PT) disse que foi realizado encontro sexta-feira com o engenheiro do DAER Milton Mourão, presentes vereadores, ACIE e CDL. O assunto foi a ligação entre a Rota do Sol coma BR 386 - saindo ou junto a fábrica de rações da Cooperativa Languiru ou junto ao trevo da Trans Santa Rita. Disse que novo encontro deve acontecer dia 17, pois tem que ser elaborado um projeto definitivo e com união de todos, poderá ser conquistada a obra, que é um desejo antigo. O objetivo é tirar este trânsito de caminhões do bairro Boa União.

Juarez Fülber (PPS) falou da viagem dele, mais Marco Wermann (PT) e Jaci Hauschild (PP) a Brasilia. Disse que foi marcada uma reunião para esta semana ainda, com o DNIT em Porto Alegre, para tentar a liberação dos R$ 750 mil para a iluminação da BR 386 entre a Ponte do Rio Taquari e o Trevo de Estrela. "O Projeto foi feito pelo Estado". Sobre o túnel sob a BR 386, no final da rua Coronel Brito até a João Lino Braun, disse que o projeto foi feito pelo municipio e a obra está orçada em R$ 4 milhões. "Este projeto já está em Brasilia, temos de lutar por ele". Marco Wermann (PT) foi claro: "Se a obra não sair vamos TRANCAR a BR 386 e chamar o ministro aqui. Ele nos garantiu a obra na frente de testemunhas". Deixou claro que a obra não precisa necessariamente começar e terminar no próximo ano, mas seu início não pode demorar muito.

Juarez Fülber (PPS) disse que também marcará para os próximos dias reunião com o DAER, para tratar da ponte de ferro na RS 129 entre a Boa União e São José. Realmente, é inadmisssivel que ela continue trancada para o trânsito pesado, sem perspectivas de que algo venha a ser feito para aliviar a São José.

Aliás, os moradores do São José haviam prometido trancar o trânsito no local, se o DAER não desse jeito na ponte. Agora, com a ameaça do colega Marco Wermann (PT) de trancar a BR 386, acho que Gilberto Fensterseifer (PP) vai agilizar a coisa na RS 129. Lembrando que os índios trancaram a BR 386 e tudo bem, foi tudo aceito com normalidade. Sinal que todos podem trancar o tráfego de uma rodovia. Ou estou errado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário