A direção do Hospital Estrela falou sobre o assunto: Gerente da Rede de Saúde Divina Providência, -Johnnie Carlos Locatelli; Diretor Técnico - Dr. Fernando da Silveira Junior; Gerente Assistencial - Graciela Scherer.
Apesar da dificuldade enfrentada pela pandemia do coronavírus, o Hospital Estrela vive um momento de comemoração. Direção, colaboradores, corpo clínico, terceirizados e médicos celebram a conquista do certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 2.
O primeiro certificado foi recebido em 2018, quando o HE foi pioneiro nos vales do Taquari e Rio Pardo em receber o reconhecimento. Agora, mesmo em um dos anos mais críticos para a saúde, a instituição aposta no comprometimento coletivo para superar as dificuldades e conquista o Nível 2.
“Todo hospital que recebe este certificado garante aos pacientes e colaboradores um ambiente e atendimento de qualidade e segurança, sendo seguidos protocolos de atendimento, fluxos, com integração de processos, sempre com o intuito de oferecer qualidade e segurança desde a entrada até a saída”, explica a gerente assistencial do HE, Graciela Scherer.
O que é?
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
Como funciona o processo
Gerente da Rede de Saúde Divina Providência, Johnnie Carlos Locatelli, explica que o certificado nível 1 tinha validade de dois anos, sendo que, a cada oito meses, são realizadas visitas de manutenção. “Os avaliadores verificam se o hospital está mantendo as políticas e práticas da visita inicial.” Em 2020, o certificado venceu e a instituição solicitou a certificação novamente, para o nível 2. “Após dois dias de visitas presenciais, os cinco avaliadores identificaram que o hospital possui critérios de qualidade e segurança nos processos assistenciais”, destaca. “O trabalho iniciou ainda em 2014 com a contratação de uma assessoria especializada, estruturado em 2017 com a implantação de um escritório interno da qualidade e consolidado nos dois últimos com o reconhecimento da Acreditação Nível 1 em 2018. Atualmente, apenas 24 hospitais do RS possuem acreditação hospitalar pela ONA”, explica.
O gerente salienta que, para o HE, a certificação é uma realização de extrema importância. “É a comprovação que todo esforço implicado na melhoria das estruturas físicas e nos processos assistenciais foram eficazes na qualificação do atendimento à população, garantindo segurança e qualidade. Os pacientes são os principais beneficiados com a acreditação, pois o atendimento prestado se torna mais seguro, como, por exemplo, a identificação correta do paciente, definição de tempos máximos para administração de medicamentos, gerenciamentos de protocolos assistenciais, avaliação de fornecedores, entre outros. Também, através da identificação de riscos e oportunidades, torna-se possível corrigir os erros antes que eles aconteçam”, complementa.
Texto: Jornal Nova Geração
Fotos: Airton Engster dos Santos