Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Acsurs ganha exposição no Memorial de Estrela

 












Acsurs ganha exposição no Memorial de Estrela retratando trajetória de mais de meio século de conquistas

Evento nesta quarta-feira (22) abrirá a mostra “Estrela: o berço da suinocultura brasileira” que trará uma série de registros históricos e culturais das associações de criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e paralelamente a brasileira (ABCS) no município de Estrela

No próximo sábado, dia 25, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) comemora 51 anos de trabalho, defesa, conquistas e avanços em torno de seu produto matriz e público. Antes disto, já nesta quarta-feira (22), será aberta a exposição “Estrela: o berço da suinocultura brasileira”, uma mostra histórica e cultural do que significou e representou para a classe este já mais de meio século de trajetória. A solenidade ocorre a partir das 19h, no Memorial de Estrela, também local da mostra, na presença de personagens da instituição, também autoridades, empresários, produtores.

A exposição possibilitará aos visitantes o acesso a diversos registros históricos de fatos e conquistas sociais, patrimoniais e econômicos que marcaram a trajetória da Acsurs e da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e que tem como base o município de Estrela, sede de ambas entidades. No espaço, serão expostos fotos, itens, documentos, entrevistas, vídeos e outros elementos que buscarão ilustrar um pouco do trabalho representativo das entidades efetuado em prol dos suinocultores locais e gaúchos e com os reflexos nacionais, seja desde a definição e elaboração de preceitos, regulamentos e leis e até mesmo ao avançar tecnológico do setor, como o empregado no melhoramento genético do rebanho suíno, realizado através da Central de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS), que teve início já há mais de 48 anos.

A pesquisa

Liderada pela assessora de imprensa da entidade, Bruna Gomes Stahl, e com colaboração do diretor do Memorial, Airton Engster dos Santos, a pesquisa contou com o apoio dos ex-presidentes José Adão Braun, Werner Meincke e Gilberto Moacir da Silva, que viveram e presenciaram a maior parte das transformações que a Acsurs promoveu juntamente com a ABCS no setor suinícola. “Além da pesquisa de itens antigos como fotos e informativos, ter a oportunidade de conversar com as pessoas que vivenciaram toda essa história, faz com que possamos manter tudo vivo e cada vez mais fidedigno. É de fato, reviver o passado e compartilhar tudo isso com os admiradores da nossa entidade e da suinocultura gaúcha”, explica Bruna.

O atual presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador, comenta a oportunidade aberta com a exposição. “Celebrar toda essa trajetória da nossa entidade é motivo de muito orgulho. Poder fazer parte, e contribuir para uma história recheada de conquistas, é um sinal que seguimos, dia a dia, no caminho certo. E uma exposição, com muito conteúdo, é a prova disso”, complementa o presidente.

Visitação

A abertura oficial, no Memorial de Estrela, localizado na Rua Treze de Maio, 398, no Centro da cidade, deverá reunir membros das diretorias das duas entidades, autoridades municipais e estaduais e representantes do mundo da suinocultura, entre eles produtores particulares a até mesmo grandes empresários. Na ocasião serão realizadas homenagens e entregues troféus a pessoas importantes nesta trajetória. A visitação ao espaço é aberta ao público e gratuita, sendo que o Memorial de Estrela fica aberto de segunda a sexta das 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário