Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Parabéns Jornal Nova Geração - 57 Anos - 1966-2023


Tenho a honra de fazer parte da equipe do NG há "Cinco Anos" com a coluna: BAU DE MEMÓRIAS DO AIRTON... Gratidão Grupo A Hora pela oportunidade... Vida longa ao nosso semanário!

Jornal Nova Geração - 57 Anos - 1966-2023

O Jornal Nova Geração surgiu em 13 de janeiro de 1966, como Órgão Semanal Independente da Juventude Estrelense, em tamanho ofício, com 4 páginas mimeografadas, distribuição gratuita e circulação nas quintas-feiras.

A primeira tiragem foi de 50 exemplares. No mesmo dia, foi feita uma segunda tiragem, de 200 exemplares.

Os pioneiros foram: João Batista de Queiroz, Adonis Valdir Fauth, Astor Francisco Hauschild, Rosemarie Neururer, Euds Pereira Furtado, Roque Olavo Bracht, Mário Miranda Ehlers, Paulo Renato Rücker, Paulo A. Gomes, Danilo Luís Bersch, Adilson Fauth, Normélio David Eckert, Artêmio Portz, Antônio Luís Rücker e Bernardete Eckert Fauth.

Em 1969, o jornal foi registrado em Cartório, assinando como presidente Adonis Valdir Fauth, seu sócio diretor-gerente.

A partir do n.º 63, de 25 de março de 1967, com 8 páginas, o jornal foi impresso na gráfica do Paladino. Em 1969, o Nova Geração mantinha uma sucursal em Lajeado.

No 7º aniversário, edição de 8 de janeiro de 1972, além dos pioneiros mencionados, o jornal lembrou ainda os nomes de Ati Azambuja, Érico Sauer, Milton Tenn-Pas e Eligius Hallmann.

O jornal era feito num espírito totalmente amador, cada qual responsável por um setor, elaborando os textos depois do expediente de suas tarefas diárias, como bancários, professores e advogados.

O editorial era escrito pelo grupo, assinado por Todos Nós, como resultado de um consenso dos redatores presentes, opinando, efetivamente e corajosamente, sobre o que de mais importante acontecia em Estrela. Políticos antigos e "velhas raposas" não gostavam desta liberdade e coragem dos jovens redatores.

Com uma dezena de pessoas, atuando nos diversos setores da cidade, facilmente chegavam às fontes das notícias, mesmo que fosse a nível nacional, pois alguns mantinham ligação a familiares de generais importantes.

Oswaldo Carlos Van Leeuwen adquiriu, em 1977, a propriedade do jornal, fortemente comprometido com a população de Estrela, Colinas e Bom Retiro do Sul. Por algum tempo, circulou duas vezes por semana. Integrando a Rede Vale de Comunicação Ltda.

Em 2015, teve como sócios-proprietários Carine Schwingel, Simone Wachholz e Jean Hinterholz. Jornalistas: Ana Caroline Kautzmann e Simone Wachholz.  Em 2021 o semanário foi adquirido pelo grupo "A Hora de Comunicação".

O jornal Nova Geração está passando por novas transformações e desafios desde o advento da internet, na década de 1990, que vem causando grande impacto, com leitores e anunciantes também no ambiente online.

Um período de transição para se adaptar às novas configurações do mercado e a um novo perfil de público, profundamente influenciado pelo mundo virtual, garantindo da mesma forma a circulação do jornal impresso com o compromisso de sempre.

Um conjunto de técnicas, de práticas, atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com a rede mundial de computadores.

O destaque às imagens e a utilização de outros recursos gráficos, como tabelas, mapas, infográficos, fazem parte de uma estratégia de adequação do NG a um ritmo mais dinâmico de leitura.

Mais uma vez, na história da imprensa, é preciso reelaboração, diante das alterações provocadas pela tecnologia digital. Esse é o novo desafio lançado ao jornal impresso contemporâneo. A quantidade e a velocidade de transmissão da informação ocorre de forma incrível.

O NG ganhou também o formato digital e a possibilidade do público interagir com a notícia através de sua página na internet e facebook que aumenta o alcance da informação e a troca de ideias. 

É difícil prever o futuro decorrente desse processo e o que ainda há por vir, mas, o mais importante é que o NG com seus 57 anos de história está preparado para os desafios do presente e futuro.

O Jornal Nova Geração recebe uma homenagem com o nome de uma rua em Estrela, a partir de 1981, no Bairro dos Pinheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário