Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 2 de janeiro de 2022

Selmita Engster dos Santos - Minha mãe, uma voluntária!

Selmita Engster dos Santos - Minha mãe, uma voluntária!




Lembro bem que minha mãe, Selmita Engster dos Santos, foi voluntária na aplicação de injeções em todos os municípios em que residimos (Estrela, Soledade, Candiota e Imbituba-SC). Nunca cobrou um centavo de ninguém e de forma absolutamente discreta realizava o trabalho.

Normalmente em comunidades carentes, distantes dos postos de saúde, farmácias e hospitais, as famílias não tinham a quem recorrer para aplicação das injeções. 

A Miti era conhecida por todos, sempre acionada pela comunidade, com seu estojo de metal com seringas e agulhas que eram esterilizadas através de água fervente, por alguns minutos. Mais tarde surgiram as seringas descartáveis.

Foram milhares de aplicações, fazendo a diferença na vida das pessoas:  crianças, jovens, adultos e idosos.

Considerações:

Um dos grandes êxitos do voluntariado é a sua capacidade de transformação do desenvolvimento pessoal. Além disso, o voluntariado, quando realizado com qualidade, transforma que dele participa num cidadão mais consciente das diversidades, limitações e necessidades da sua sociedade.

O trabalho voluntário também torna seus envolvidos em pessoas que reconhecem na capacidade de ação individual uma chave para mudança das estruturas da realidade, rompendo com a passividade diante dos desafios que nos cercam a todo o momento. 

O trabalho voluntário é feito do esforço de quem se dispõem a trabalhar pelo outro. Mas, ao mesmo tempo, também é um caminho em que o esforço é convertido em retribuição. Todo o gasto de energia dispensado é transformado, num caminho inverso, em aprendizado, contato humano, satisfação, convivência com o diferente e transformação das suas percepções sobre o mundo.

O voluntariado, além disso, pode ser um caminho para que cidadãos construam resiliência e, desenvolvam seus sensos de responsabilidade com suas comunidades e fortaleçam ações coletivas já existentes em prol de uma causa. Traz, assim, resultados das pessoas para as pessoas.

O voluntariado fortalece o espaço público, o engajamento cívico, proporciona a inclusão social, fortalece a solidariedade e solidifica o pertencimento de quem participa com a comunidade na qual está integrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário