Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 9 de outubro de 2021

Exposição "Cervejaria Polar de Estrela - 109 Anos"
























Exposição "Cervejaria Polar de Estrela - 109 Anos"

O Memorial de Estrela promove a exposição "Cervejaria Polar de Estrela - 109 Anos". A mostra abre durante o evento Oktoberplatz no dia 09, e segue à disposição da comunidade até o dia 30 de outubro.

Além de itens relacionados à produção de cerveja em Estrela, a exposição traz uma novidade: uma coleção de latinhas de marcas nacional e internacional.
A cervejaria precursora da Polar foi fundada em 10 de outubro de 1912, no Município de Estrela, no Estado do Rio Grande do Sul, sob o nome de “Sociedade em Comandita Júlio Diehl & Cia".

A empresa Júlio Diehl & Cia foi oficialmente registrada no dia 16 de abril de 1914, situada na Rua Marechal Deodoro 16, Estrela – RS. A cerveja Aurora foi uma das primeiras marcas da empresa.

Mais tarde, um dos sócios, Leonardo Kortz, se associou a Dexheimer, e em 1919 adquiriram grande parte das ações e assumiram a fábrica de cerveja, constituindo uma nova razão social e passando a denominar-se Kortz, Dexheimer & Cia - Fábrica de Cerveja Estrellense, produzindo a cerveja Stern Brau.

A partir de 1922, Luiz Ignácio Müssnich, um dos sócios, adquiriu mais ações da fábrica de cerveja.

Como sócio majoritário, a partir de 1927, assumiu a Cervejaria e alterou sua denominação para Fábrica de Cerveja Estrella, administrando-a até falecer em 11 de outubro de 1935.

Após seu falecimento, sua Viúva Müssnich, junto com as filhas, passou a administrar a cervejaria que passou a denominar-se Fábrica de Cerveja Estrela - Viúva Luiz I. Müssnich.

Em 1945, a empresa foi comprada por um grupo de empresários de Santa Cruz do Sul. Arnaldo José Diel, empresário ligado ao grupo, assumiu a direção da fábrica. Neste ano, a Cervejaria passa a denominar-se Polar S/A. – Indústria, Comércio e Agricultura.

Em 1972, a Polar S/A. empregava em torno de 800 cervejeiros. Neste momento, é adquirida pelo Grupo Antarctica Paulista. A partir desta data, recebe grandes incentivos do município, como doação de áreas de terras em 1973 e 1987.

Em 02 de julho de 1999, eclode a notícia da mega-fusão das maiores cervejarias do Brasil, isto é, a Brahma e a Antarctica, surgindo a AMBEV. A fusão foi efetivada em 19 de abril de 2000, após aprovação do CADE.

Em 20 de abril de 2006, a multinacional Ambev anunciou a desativação da fábrica de cervejas de Estrela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário