Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Igreja São Cristóvão, localizada no Bairro Boa União em Estrela passa por reforma















Desde a sua construção, a igreja São Cristóvão, localizada no Bairro Boa União, ainda não havia passado por uma grande reforma. De acordo com o padre Elias Rech, houve sempre a manutenção necessária com pequenas adequações. “Por isso a comunidade sonha com uma revitalização do prédio faz anos. Esta foi a demanda para encaminharmos o projeto de reforma. O telhado também influenciou, pois estava começando a dar muita manutenção”, conta.

Atualmente está sendo executada a segunda fase da obra e já foi realizada a troca do telhado e sua estrutura. “Agora estamos finalizando a troca do reboco na parte interna da igreja. Nesta etapa também colocaremos as novas janelas e iniciaremos a fase de demolição da atual torre e dos anexos dos banheiros e sacristia, que serão substituídos por estruturas mais modernas”, destaca.

Obra na vivência da fé

Como a obra inclui a revitalização interna e externa da igreja, com um projeto amplo, a obra tem previsão de cinco anos para conclusão. “Praticamente estamos reconstruindo nossa igreja matriz. A obra é importante para adequar o ambiente para os nossos tempos, para uma liturgia mais participativa e próxima das pessoas. É importante porque une a comunidade num só sonho e a une para realizá-lo. Trabalhar por um só objetivo faz bem para a comunidade. Junto a obra queremos também revitalizar a comunidade inteira, nas relações e na vivencia da fé”, afirma Rech. 

Auxílio comunitário

Até o momento, a comunidade não tem uma previsão de quanto a obra total custará, pois, cada etapa é orçada separadamente. Até o momento foram investidos R$ 200 mil. “Esses recursos são oriundos das festas de São Cristóvão dos últimos anos e daquilo que conseguimos poupar do caixa da comunidade matriz”, salienta o padre.

Para arrecadar o valor, Rech destaca que a comunidade irá articular alguma ação. “Precisamos juntar o dinheiro para a troca das janelas e compra do vidro vitral. Assim que tivermos o orçamento de quanto custará cada uma, pretendemos fazer a divulgação junto à comunidade”, diz.
O mesmo acontecerá também na fase da troca de piso. “E claro, aceitamos doações em dinheiro e de material de todos os que puderem nos ajudar, pois não temos fundos suficientes para todo o projeto”, diz.

Os interessados em auxiliar na reforma da paróquia podem entrar em contato com a secretaria pelos telefones: 3712-1464 e (51) 99673-3950, ou com a coordenação da comunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário