Até sempre querida professora!
Nossa querida professora partiu deste mundo e deixou nossos corações feridos pela dor da saudade. Seu legado sempre será lembrado por todos aqueles que foram tocados pela sua sabedora e paciência.
Morreu no dia 14 de junho de 2019, sepultada no Cemitério Evangélico - Marlene Scheinpflug - Professora de Educação Artística e artesã em Estrela. Dedicava o seu tempo ao artesanato em geral além de modelagem em cerâmica, baseada no "Bauernmalerei", isto é, como faziam os colonos alemães nos longos invernos na Alemanha, para passar o tempo, decorando suas louças e móveis, numa produção de artesanato popular.
Participou de vários seminários de Arte-Educação em Montenegro e do curso de Materiais Expressivos, com Zuleica Medeiros, de Florianópolis.
Coordenou as exposições do Museu Didacta nas Casas de Cultura de Estrela e Lajeado. Freqüentou o ateliê de cerâmica da Susana Motta, em Lajeado.
Nasceu em Roca Sales, filha de Augusto Lengler e Elli Schonhorst. Casada com Ottmar Scheinpflug (morto em 2016). Mãe de quatro filhos: Udo, Cristine, Frede e Rainer.
Logo depois do casamento em 1961, foram morar na Alemanha por dois anos (1961-1962). Marlene trabalhou no escritório de uma fábrica de motores, onde fazia desenhos industriais. O marido Ottmar lecionava.
No CACT - Centro de Artes, Ciências e Tecnologia, para completar o currículo de alunos de 7ª e 8ª séries, Marlene lecionou Desenho Industrial.
O casal Scheinpflug, viajou em 2008 para Rússia. Gostaram de São Petersburgo que é frequentemente descrita como a maior cidade do Oeste europeu russo, fato que gostava de contar.
Depoimento: Simone Wolker: Grande perda para nós da classe, pois além de ótima Artesã, tratava-se de pessoa de grande caráter. Foi nossa sócia fundadora da Estrelart, ficamos órfãs, ela era uma mãezona da Arte!!! Vá em Paz amiga, com a certeza quê cumpriu sua missão!!! Deixará saudades !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário