Um evento que pelo 5º ano consecutivo ocorre na EEE Médio Estrela, na Cidade de Estrela RS. Construído a partir do modelo idealizado pelo Projeto das Nações Unidas (ONU– destacam o projeto Global “Iniciativa Global para Escolas Seguras da UNISDR”. Ajustados a estrutura do educandário e da comunidade escolar, atende os requisitos técnicos dados pela NR 23 da Portaria 3214/78 do Mtb e normas técnicas ABNT 14.276 (Requisitos pra Formação de Brigada de Emergência) e NBR 15.219 (Plano de Respostas a Emergências) e objetiva a preparação a comunidade Escolar para o enfrentamento e respostas de emergência em incêndio, pânico ou desastres naturais.
O Teatro de operações é dentro das estruturas e meios do educandário, com as pessoas e para a s pessoas, incluindo população fixa e flutuante.
BRIGADA DE EMERGÊNCIA
É um Grupo organizado de pessoas - voluntárias ou não, “preparadas” para atuar em resposta à emergências de qualquer natureza. Atua na proteção, prevenção e combate à princípios de incêndios e outras emergências, inclusive para o rápido e seguro abandono da edificação, prestando os primeiros socorros, resgate e salvamento, dentro de um território pré-estabelecido, quando eclode um sinistro.
As normas técnicas da ABNT, NBR 14.276:2006 estabelece os requisitos mínimos para a preparação de uma Brigada de Emergência e é aplicável a toda e qualquer planta. Os exercícios devem ser periódicos e o curso tem validade de 12 meses. Devendo a tropa ser preparada para atuação prática, preferencialmente no território ocupado.
O Plano de Resposta a emergências, tem sua estrutura e fundamentação apoiada na norma técnica 15.219:2005 ABNT. Ele é estruturado a partir das pessoas, estruturas do território ocupado, sua localização e forças de apoio externas. Agir sob pressão de forma rápida e segura, utilizando técnicas do treinamento de forma a garantir uma maior eficácia em situações adversas e melhorar a capacidade de resiliência.
A Diretoria da Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela, promove um importante modelo brasileiro para a construção de Escola resiliente, projeto da Nações Unidas de reconhecimento a quem desenvolve, capacita e prepara pessoas para agirem em condições adversas e rápido atendimento, minimização dos efeitos e restabelecimento da condição original. O modelo desenvolvido e aplicado com sucesso na EEE Médio Estrela, pode ser estendido a outros educandários e similares.
A comunidade escolar e demais autoridades reconhecem no educandário o modelo diferenciado de capacitação. Tradicionalmente, a solenidade de abertura conta com a presença de apoiadores e colaboradores dos órgãos de imprensa de Estrela e Região, representantes da Cruz Vermelha Internacional, e representantes da 3ª CRE, entre outros. Acontecerá nos dias, 14/08/2017 a 25/08/2017 conceitos teóricos, modelos de práticas & técnicas de proteção, prevenção, combate a incêndios, evacuação de área, resgate e salvamento com posto de triagem para atendimento de múltiplas vítimas com exercícios desenvolvidos pelo corpo técnico de instrutores com o apoio da Cruz Vermelha Internacional Vale do Taquari. Acontecerá um simulado de evacuação da edificação, resgate e triagem de vítimas utilizando-se o modelo validado pelo método START U.S.A. (START Simples Triagem e Rápido Tratamento).
‘” NINGUÉM É CAPAZ DE TRANSFERIR CONHECIMENTO. TRANSFERIMOS É INFORMAÇÕES, QUE APLICADAS GERAM CONHECIMENTO (ÚNICO, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL)”
Este projeto é idealizado, planejado, elaborado e implementado pela equipe Técnica de Consultores e a Direção do Educandário com o apoio de autoridades externas e comunidade escolar.
• Consultor de Saúde e Segurança do Trabalho - Brasil
• Instrutor de Treinamentos Credenciado pelo Corpo de Bombeiros/ RS Matrícula 000185/2011 e 00379/2013, 000551/2015
• Técnico Internacional em Emergências Químicas - Especialista pela NFPA 472 – HazMat Technician Standard for Professional Competence of Responders to Hazardous Materials Incidents - Technician Level - transportation technology center, University of Texas - inc. USA
• Safety Technician - Ergonomics, Occupational hygienist, Health and Safety / Reg. 45/00069-2
• Membro da Cruz Vernelha Internacional – Vale do Taquarí
Nenhum comentário:
Postar um comentário