Projeto Aprendiz Legal em Imigrante-RS
O Projeto Aprendiz Legal de Imigrante está em realização desde agosto do ano passado, com a previsão de conclusão para 2013, totalizando 24 meses. A programação é uma parceria entre o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e a Fundação Roberto Marinho.
Onze jovens com a faixa etária de 15 anos participam do projeto nas empresas Metalúrgica Hassmann e Bertolini, com apoio da Prefeitura Municipal. O curso de Ocupações Administrativas está dividido em 460 horas de teoria e 1.380 horas de prática, com uma carga horária de 20 horas semanais. Os aprendizes desde o início do contrato têm a carteira de trabalho assinada e recebem R$ 204,00 mensalmente.
Na opinião da instrutora do CIEE, Tuana Schmitt, “desde o início do programa os jovens demonstram grande interesse e satisfação em participar de um curso, que agrega teoria e prática, e além do mais, os aprendizes alegam que, poder cursar a parte teórica e desenvolver atividades na empresa, é de extrema importância para o aprendizado”.
Segundo a instrutora, as empresas parceiras estão bastante envolvidas no programa e no processo de crescimento dos aprendizes, que são avaliados constantemente, a fim de evidenciarem suas competências, para que ao término do curso possam conquistar o seu espaço.
A direção da Metalúrgica Hassmann revela que está satisfeita com a colaboração dos jovens na empresa e que para a maioria dos aprendizes o emprego está garantido.
O Projeto Aprendiz Legal garante aos jovens, uma capacitação profissional como etapa do seu processo educacional. O programa busca contribuir na formação dos jovens para que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade.
Gastronomia
Uma atividade extra e paralela esta sendo desenvolvido pelos alunos do Projeto Aprendiz Legal. É o Projeto Gastronomia Jovem, que faz parte do projeto, e tem a participação dos aprendizes André Schmitt, Caroline Lindner, Caroline Silva, Daiane Gobi, Fabiano Zuchi, Helen Bastian, Ivan Porsche, Roberta Gomes, Renata Possamai, Thais Zimmer e Wesley Horst.
A atividade tem a parceria do Mercado Rede Forte, Mercado Lutterbeck, Prefeitura Municipal e Emater-RS/Ascar.
A iniciativa é exclusiva dos jovens aprendizes que buscaram apoio e elaboraram cartazes. Após pesquisa junto à prefeitura, visitaram escolas e analisaram projetos sociais existentes no município. Com base nos dados alcançados, o grupo elaborou um novo projeto, que visa salientar a importância da alimentação saudável nos jovens.
No primeiro encontro sobre alimentação, com a presença de uma turma de alunos da Escola Estadual 25 de Maio, foram preparadas pelos aprendizes, duas culturas típicas: polenta (italiana) e o carreteiro (gaúcho), incluindo frutas, verduras e legumes. A atividade foi desenvolvida no Centro Comunitário Evangélico da sede. (AI)
Foto Sérgio Bagestan
Nenhum comentário:
Postar um comentário