Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 6 de dezembro

Notícias Vale do Taquari - 6 de dezembro
O poder executivo de Travesseiro foi autorizado a aderir ao PISA, Produção Integrada em Sistemas Agropecuários, programa do Sebrae para qualificação da produção de leite. No município foram cerca de 20 famílias de agricultores inscritas no programa. Os produtores recebem, pelo período de um ano, orientação e acompanhamento nas propriedades, com visitas periódicas dos técnicos.

As novas soberanas do município de Progresso foram eleitas na última sexta-feira. A Rainha eleita foi Ana Júlia Berté, tendo como princesas, Ana Elisa Draghetti e Thaís Martini.
           
A administração municipal de Teutônia realiza a encenação do espetáculo natalino “Árvores Cantantes”, com três apresentações. A primeira ocorre hoje às 20 horas, no Parque Poliesportivo do Bairro Canabarro. A segunda apresentação será na quinta-feira, dia 08, no Colégio Teutônia e a terceira terá como palco o Centro Administrativo, na segunda-feira, dia 12 de dezembro.
           
A Secretaria de Educação e Associação Cultural de Imigrante promovem no dia 21 de dezembro, às 21 horas, o Espetáculo Natalinocom a participação do Grupo de Danças Sonnenlicht, Orquestra Municipal, Coral Municipal e o Grande Coral Natalino e uma peça teatral. Haverá show de fogos e a chegada de Papai Noel. A festa ocorre na Praça Municipal ao lado do ginásio esportivo.
           
Hoje, às 18 horas, será realizada Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Arvorezinha, para homenagear os 15 anos de fundação do Leo Clube.
           
A Amturvales aproveitou a reunião mensal da Amvat na sexta-feira em Dois Lajeados, para lançar o Calendário de Eventos 2012 do Vale do Taquari. A publicação conta com o apoio das prefeituras e traz a programação de 35 municípios da região para o próximo ano.
           
O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, considerou positiva a sua recente visita a Brasília. Na capital federal, Fontana firmou termo aditivo ao convênio que viabiliza a construção da galeria entre a Penasul e a Couros Bom Retiro, obra considerada essencial para amenizar os danos causados por enchentes.
             
Um grupo de empresários teutonienses estuda com a Brigada Militar a possibilidade de  implantar a vigilância eletrônica em pontos estratégicos do município, para fiscalizar o fluxo de trânsito. Na área do Centro Administrativo Municipal, o sistema já está funcionando com resultados acima das expectativas iniciais.
           
Na noite de domingo, em evento realizado na Rua Coberta, em Arroio do Meio, foram eleitas as soberanas do município. Onze candidatas concorreram ao título. Foi escolhida Rainha, Carini Dick, tendo como princesas, Sabrina Beatriz Linn e Roberta Cristina Müller Lermen.
           
O pavilhão central da Paróquia São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, está sendo preparado para no final de semana receber a Exposição/Feira de Orquídeas. Estarão exemplares raras e colocadas a venda mais de mil mudas de tamanhos e espécies diferentes. A visitação pública com acesso gratuito será sábado das 09 às 20 horas e de domingo das 08 às 18 horas.

O executivo municipal de Travesseiro foi autorizado a aderir ao PISA - Produção Integrada em Sistemas Agropecuários, programa do Sebrae para qualificação da produção de leite. Em Travesseiro cerca de 20 famílias ligadas a produção leiteira, se inscreveram no programa que tem duração de um ano, com orientação e acompanhamento técnico nas propriedades.
           
Hoje, às 16 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arvorezinha. Dez projetos estão na ordem do dia.  O destaque fica por conta da peça orçamentária projetando a receita da Prefeitura em 2012, em 22 milhões de reais.
           
Mato Leitão, Venâncio Aires e Taquari programam festivais de Ternos de Reis – Canto Coral característico, para a primeira semana de janeiro de 2012. Os eventos tem acesso gratuito e colocam em disputa uma premiação em dinheiro e troféus. Os Ternos interessados em participar devem realizar inscrição prévia, nas secretarias de Educação dos três municípios.
           
Realizado no final de semana em Doutor Ricardo, o 2º Festival da Música Estudantil dos Vales do Taquari e Rio Pardo. A categoria “Ensino Fundamental”, foi vencida por Vicente Leoblein Heinen, de Mato Leitão. Na categoria de Ensino Médio, a vencedora foi Daniela Bublitz, de Venâncio Aires. A “Mais Bela Voz”; na categoria de “Ensino Universitário”, foi Ranieri Moriggi, de Muçum, que também teve melhor interpretação. A música mais popular foi interpretada por Leonardo Gräff, de Arroio do Meio.
           
Hoje, ás 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.

Em Bom Retiro do Sul o poder legislativo estará reunido a partir das 19 horas.

Já em Muçum, a sessão da Câmara de Vereadores tem seu início programado para às 19 horas e 30 minutos, desta terça-feira.  

A diretoria do Sindilojas Vale do Taquari reuniu-se na última sexta-feira na sede do Sindicato dos Representantes Comerciais em Lajeado. Na ocasião foram realizadas assembleias ordinária e extraordinária da entidade, as quais definiram, entre os assuntos, a aprovação da Previsão Orçamentária 2012. O próximo evento do sindicato patronal será no dia 12 de dezembro, a partir das 12 horas, quando ocorre a reunião para a revisão do planejamento estratégico para 2012.

As inscrições para o Vestibular de Verão da Univates encerram-se na próxima segunda-feira, dia 12. Até a próxima sexta, dia 9, o procedimento pode ser feito no Setor de Atendimento ao Aluno – Prédio 9 do Câmpus Lajeado, e na Secretaria do Câmpus Encantado, das 19h às 22h. Pela internet a inscrição pode ser realizada até às 23h59min do dia 12. O valor da inscrição é de R$ 40,00 e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 13 de dezembro, nas agências bancárias, em horário comercial, ou no Setor de Atendimento ao Aluno da Univates, até às 22h30min.

No dia 19 de dezembro será realizado o II Seminário de Treinamento e Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos de Travesseiro. No dia não haverá atendimento a comunidade e os servidores municipais terão turno único de trabalho, das 09 às 15 horas. A programação será realizada no Salão do Juventude, na Sede.

Em Travesseiro, acontece amanhã a tarde audiência pública, para tratar da emenda de iniciativa popular de investimento em uma academia ao ar livre. O encontro ocorre na sede, no salão do Juventude. 

No próximo domingo, dia 11, a partir das 08 horas, acontece no Parque Multiesportivo, na cidade de Encantado, o Campeonato Municipal de Bicicross. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Os inscritos participam de sorteio de bicicletas e diversos brindes, e, recebem refrigerante e cachorro-quente. A realização é do grupo Trilheiros em Ação e da Administração Municipal de Encantado.

A Biblioteca Pública Municipal de Lajeado realizará, até o final de fevereiro de 2012 a Campanha do Perdão. A campanha visa recuperar os livros que não foram devolvidos pelos usuários, oportunizando a eles a devolução das obras de forma gratuita, sem cobrança de multa.

A Prefeitura de Lajeado encaminhou ao Legislativo dois Projetos de Lei. Um trata da Reorganização do Plano de Carreira do Magistério, que se aprovado entrará em vigor a contar de janeiro de 2012, e o outro propõe aumento salarial para as outras categorias funcionais, que caso aprovado os salários receberão um incremento de 4%, com incidência já no mês de dezembro deste ano, inclusive no 13º. A matéria deve ser apreciada na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira.

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) informa que o Café Colonial do Parque Histórico estará fechado de dezembro de 2011 a fevereiro de 2012. Grupos fechados, porém, poderão reservar o local para eventos em qualquer dia da semana, inclusive sábado e domingo, com café colonial, almoço ou janta. Maiores informações podem ser obtidas na própria secretaria.

Depois das manifestações promovidas pelo Diretório Central de Estudantes da Univates, foram iniciadas as negociações e formado um grupo de trabalho integrado por universitários e representantes da reitoria. Este grupo tem até o dia 12 de dezembro para debater questões como o aumento dos valores das mensalidades.
           
Em Estrela o PP e o PT deverão disputar coligados as eleições de 2012. O pré-candidato a prefeito é José Adão Braun, do Partido Progressista. Os dois partidos buscam ampliar a coligação, com a adesão de mais partidos.

O PMDB de Estrela tem a pré-candidatura de Carlos Rafael Mallmann a prefeito definida, inclusive com um encaminhamento de coligação com PSB e PSDB. A dificuldade está na definição do candidato a vice. Por um lado os peemedebistas acenam com a possibilidade da delegada Márcia Scherer ocupar a vaga, formando uma chapa genuína do PMDB. O PSB indicou para vice de Mallmann, o ex vice-prefeito José Inácio Birck. Já o PSDB quer como candidato a vice o empresário Jorge Andrés.

O ex-deputado estadual Elmar Schneider (PTB) assumiu a condição de pré-candidato a prefeito. Schneider comentou que já está trabalhando para viabilizar a sua candidatura, buscando inclusive apoio de outros partidos.

O PPS de Estrela também trabalha para lançar candidatura própria à Prefeitura de Estrela. A dobradinha cogitada nos bastidores seria Gilmar Neitzke e Ademar Dadall, candidatos a prefeito e vice, respectivamente. O Partido Popular Socialista governa o município com o prefeito Celso Brönstrup, que está no seu segundo mandato.

O PR de Estrela, já definiu o nome do partido a candidato a prefeito em 2012. Trata-se do empresário Eduardo Wagner, filho do ex-prefeito Günther Wagner.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve retornar, no dia 12 de dezembro, ao Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para a realização de um exame clínico para verificar a eficácia do tratamento a que está sendo submetido contra um câncer de laringe.

Na próxima quinta-feira, dia 08, às 11 horas e 30 minutos, na sede da União Lajeadense de Clubes de Mães, haverá almoço de confraternização com as integrantes dos clubes e alunas de informática da Unix Cursos. Na ocasião, a empresa fará a doação de um notebook à entidade.

No dia 16 de dezembro, acontece na Praça Central de Capitão, a apresentação do espetáculo natalino “Corações Iluminados”. A programação inicia às 20 horas com abertura, seguida de sorteio da Campanha Nota da Sorte. A encenação está agendada para às 21 horas, seguida de Show Pirotécnico e Chegada do Papai Noel. O evento conta com apoio da administração municipal.

No dia 11 de dezembro, acontece no Parque Multiesportivo, a partir das 08 horas, o Campeonato Municipal de Bicicross. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no local do evento. Os inscritos participam de sorteio de bicicletas e diversos brindes e recebem refrigerante e cachorro-quente. A realização é do Grupo Trilheiros em Ação e da administração municipal de Encantado.

A Associação Comercial e Industrial de Encantado realiza assembléia hoje, a partir das 19 horas, no Clube Comercial. Na pauta, eleição da nova diretoria e deliberação para venda de patrimônio da entidade. Na ocasião, a Unidade da Parceiros Voluntários de Encantado, também prestará homenagem as empresas parceiras e haverá palestra com Cláudia Franciosi. O evento será finalizado com jantar de confraternização.

A administração municipal de Teutônia promove neste ano a encenação do espetáculo natalino “Árvores Cantantes”. A segunda apresentação ocorre hoje, no Colégio Teutônia e a terceira terá como palco o Centro Administrativo, no dia 12 de dezembro, sempre a partir das 20 horas.
           
As mais belas decorações natalinas residenciais ou em estabelecimentos comerciais de Arvorezinha podem concorrer a premiação especial. Para isto devem ser inscritas até o sexta-feira, dia 09, em um concurso municipal organizado para Secretaria de Cultura. Serão avaliados itens como originalidade, criatividade e harmonia.
           
Os agricultores de Travesseiro tem até o dia 30 de dezembro para fazer a troca das notas do talão de produtor por cautelas da campanha “Travesseiro dá Prêmios”. A troca deve ser feita no Setor de Tributação da Prefeitura.

Está marcada para hoje, a festa de encerramento das atividades deste ano do Projeto Viver Bem a Terceira Idade, de Roca Sales. O encontro será no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) às 13h30min. Os presentes também participam de um baile no Ginásio do Centro Social Urbano e poderão degustar um delicioso lanche.

Em Roca Sales a Campanha “Natal Premiado” sorteia em dezembro 24 mil e 600 reais em vale-compras. Serão 100 chances divididas entre os dias 16, 21, 22 e 23 de dezembro. A Campanha está sendo realizada pela CDL e Administração Municipal e conta com o apoio da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Roca Sales (ACI-ROCA).

A CDL de Roca Sales juntamente com a administração municipal realizam de 16 a 23 de dezembro a programação do Natal 2011. Entre as atrações, estão os sorteios de 100 vale-compras, Cinema na Rua, shows, apresentações e a tradicional Encenação de Natal.

A Secretaria da Agricultura de Roca Sales recebe até o dia 16 de dezembro as encomendas de alevinos. A entrega das encomendas está prevista para 20 de dezembro. As espécies disponíveis são: carpas, tilápia e jundiás.

A Secretaria de Assistência Social de Encantado em parceria com o Grupo Encantado de Comunicação preparam o Casamento Coletivo, durante a programação do Natal Mais Encantado. Casais que desejam oficializar a união podem procurar a Secretaria para fazer a inscrição e encaminhar a documentação necessária. O evento conta com o apoio do Cartório de Registros Públicos, com a isenção de taxas. O Casamento Coletivo será realizado dia 21 de dezembro, às 19h, na Casa do Papai Noel, e contará com diversas surpresas. Após o enlace, o show da noite será com o Guri de Uruguaiana, às 21h30min.

A Secretaria de Saúde de Coronel Pilar está com um clínico geral atendendo no posto de saúde, de segundas a sextas-feiras, com exceção da tarde de 5ª-feira.
           
Marques de Souza sedia no próximo sábado e domingo, a ExpoMarques 2011. No primeiro dia do evento, a partir das 10 horas, acontece o Desfile Temático, retratando a história do desenvolvimento da comunidade rural. A ExpoMarques tem como tema: “A Vida do Colono – Antigamente e Hoje”..
           
Continuam abertas as inscrições para o Vestibular de Verão da Univates. Entre os mais de 40 cursos disponíveis, a Instituição oferece quatro opções novas, que são Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Gestão Financeira, Engenharia Química e Tecnologia em Gastronomia. Asinscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 12 de dezembro pelo site da universidade ou, até 09 de dezembro, no Setor de Atendimento ao Aluno - Prédio 9 do Câmpus Lajeado. A prova ocorre dia 18 de dezembro, das 13h30min às 18h30min.

A posse da nova diretoria da Amvat, ocorre no dia 14 de dezembro. Ivo dos Santos Lautert, prefeito de Taquari, foi eleito presidente da entidade, na eleição realizada na última sexta-feira, durante assembléia na cidade de Dois Lajeados. Nesta data, às 10 horas, na sede da entidade, em Estrela, ocorre também a inauguração da Galeria dos Presidentes da associação, evento que faz parte das comemorações dos 50 anos da Amvat. 

O Vestibular 2012/01 da Faculdade La Salle será realizado no dia 17 de dezembro e não mais no dia 03 de dezembro, como estava previsto inicialmente. A instituição oferece os cursos de Administração, Gestão Financeira, Agronegócio, Gestão do Turismo, Secretariado e Gestão Ambiental. Todos os cursos são noturnos. As inscrições para o vestibular podem ser feitas até o dia 15 de dezembro pelo site www.unilasalle.edu.br/estrela ou até o dia 16 de dezembro na secretaria da Faculdade, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h e das 18h às 22h e, aos sábados, das 7h30min às 11h45min. A taxa custa R$ 10,00. O vestibular será composto de 10 questões de Matemática e uma Redação.

Marcado para a próxima sexta-feira, dia 09, o “Almoço Pró-Duplicação”, da RS 130, de Cruzeiro do Sul até Encantado, incluindo um trajeto da RS-129. O encontro ocorre no restaurante junto ao Posto Fórmula – antigo JR, em São Caetano – Arroio do Meio. A iniciativa é da administração municipal de Arroio do Meio. A expectativa é reunir prefeitos e vereadores da região, para pressionar os deputados, estaduais e federais, a se engajarem na mobilização.
                         
No município de Coronel Pilar acontece no dia 13 de dezembro, uma campanha de recolhimento do lixo no interior do município. O lixo deverá ser colocado na beira das estradas gerais um dia antes do recolhimento e separado por tipos, como: vidros, plásticos, metais e outros.  Não será recolhido o lixo que não estiver devidamente separado.
           
Com a proposta de arrecadar alimentos para o projeto Natal sem Fome, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado, Parceiros Voluntários e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a Univates engajou-se como apoiadora da ação. Na Instituição, os pontos de coleta de alimentos estão instalados no hall dos prédios 1, 9 e 11, na Biblioteca e no Setor de Atendimento ao Aluno. Os alimentos mais solicitados são farinha, açúcar, macarrão e óleo. Nas caixas coletoras da Univates também podem ser doados brinquedos. Os alimentos serão repassados para 80 entidades carentes dos vales do Taquari e Rio Pardo cadastradas no programa Mesa Brasil do Sesc Lajeado.

No dia 22 de dezembro, às 21 horas, acontece o Natal na Univates, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Além de músicas natalinas, o repertório é composto por música popular. O evento será realizado na Avenida Avelino Tallini, próximo ao Prédio 11 da Univates. A entrada é gratuita e a organização do evento solicita que as pessoas levem cadeira.

A programação natalina de Encantado contará com diversas atrações culturais. No dia 18 de dezembro, se apresenta pela primeira vez na cidade, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). A apresentação ocorre a partir das 20 horas e 30 minutos, na Igreja Matriz São Pedro.  A regência é do maestro Manfredo Schmiedt e haverá a participação da soprano Elisa Machado. O evento é uma promoção da Administração Municipal e integra a programação do Natal Mais Encantado.

O Departamento da Assistência Social de Travesseiro alerta as famílias que estão cadastradas no Programa Bolsa Família do Governo Federal que todas devem manter em dia a avaliação nutricional feita no Posto de Saúde da Sede.

As inscrições para o Processo Seletivo 2011 da Emater/Ascar, destinadas à formação de cadastro reserva, estarão abertas até o dia 15 de dezembro. Serão 41 cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior, com salários que variam de R$ 1.135,00 a R$ 2.831,00. As inscrições podem ser realizadas via internet, na página da Objetivas Concursos. O valor é de R$ 65,00 para os cargos de nível superior e de R$ 35,00 para os de nível fundamental, médio e técnico. A prova escrita, para todos os cargos, será aplicada em 15 de janeiro, em Porto Alegre, em local e horário a serem definidos.

A programação do Natal Mais Encantado inicia no dia 16 de dezembro, às 21 horas, com o espetáculo de Natal do Grupo Artes e Sonhos, chegada do Papai Noel e abertura da Casa do Bom Velhinho. Também ocorrerá show de fogos, apresentação do Coral da Associação Pró-Menor de Encantado (AME) e show da dupla Eduardo & Ezequiel. Ainda durante toda a semana de programação do Natal Mais Encantado, que encerra no dia 23, ocorrerão shows com as bandas Explosão do Baile, Luauê, Vitrine Viva, Guri de Uruguaiana, Orquestra da Ospa, Art Biss, Marcelo Gaúcho, MC Jair da Rocha e Alma Nova.

Em Lajeado as salas de vacina das unidades de saúde dos bairros Montanha, Centro e São Cristóvão têm novo horário de atendimento ao público. A unidade do Montanha está atendendo das 7h30min às 10h45min e das 13 às 20 horas. Na do Centro, o atendimento é das 8h às 17h30min, sem fechar ao meio-dia e no Bairro São Cristóvão o horário é das 7h às 11h45min e das 13h às 16h45min. Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira.

Nos dias 14 e 15 de dezembro, a Secretaria Estadual de Turismo realizará a 1ª Conferência Estadual do Turismo. O evento tem como temática principal "O Turismo como Oportunidade para o Desenvolvimento do Rio Grande do Sul”. A Amturvales deve participar do evento com 41 delegados. A discussão final foi antecedida por 11 regionais, que ocorreram ao longo do ano em todo o Estado. O município de Encantado foi sede da etapa Vales, que reuniu os Vales do Caí, Rio Pardo e Taquari, no dia 25 de agosto.

O Coral Municipal de Encantado promove no próximo sábado, dia 10, um Encontro de Coros, na comunidade Santo Agostinho, no Bairro Planalto, a partir das 20h30min. Participam do evento os corais municipais de Arroio do Meio, Nova Bréscia e Selbach, que entoarão canções natalinas. No dia 11 ocorre o tradicional Natal em Canto, às 20h30min, na Igreja Matriz São Pedro. Sob a regência de Leo Fuhr, o Coral Municipal de Encantado apresentará um concerto natalino. O evento conta com o apoio da Administração Municipal.

A Associação Gaúcha Municipalista (AGM), presidida pelo prefeito José Odair Scorsatto, está engajada na campanha pela Duplicação da BR 386, trecho Lajeado/Tio Hugo. A entidade participará do ato de mobilização que acontecerá no dia 12 de dezembro, às 14 horas, no Centro Cultural de Soledade.
           
Na próxima sexta-feira, dia 09, acontece a inauguração da Praça Central da cidade de Travesseiro. A programação inicia às 20 horas e 30 minutos, sendo que além da solenidade ocorre mateada e apresentações artísticas e culturais. O custo da obra é de 110 mil reais, sendo que 97 mil são recursos do Ministério do Turismo, e o restante da administração municipal.   

O futuro dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas terá uma importante e decisiva participação da sociedade. A população dos 119 municípios integrantes da Bacia será ouvida, através de consultas públicas, a partir de março de 2012. Serão realizados encontros regionais em cinco cidades, sendo a primeira dia 8 de março em Lajeado e a segunda no dia  15 de março em Guaporé. 
           
No próximo domingo, dia 11, o deputado estadual Edson Brum (PMDB) realiza para imprensa, uma prestação de contas de suas atividades no parlamento gaúcho. O evento acontece a partir das 11 horas, no Restaurante Quiosque Bier Garten, em Santa Cruz do Sul.

A Univates realiza quinta-feira, dia 08, a entrega da premiação para os ganhadores da 14ª Olimpíada Matemática, que foi realizada no mês de setembro. O evento inicia às 14 horas, no auditório do Prédio 7.

A administração municipal de Marques de Souza trabalha no embelezamento da cidade. Nos canteiros de vias públicas está sendo realizado o ajardinamento. O objetivo é preparar a cidade para ExpoMarques, que ocorre nos dias 10 e 11 de dezembro.
                       
Em Muçum está definido o horário de funcionamento do comércio para o final de ano. De 19 a 23 de dezembro, as lojas estarão abertas até às 20 horas. Nos sábados dias 03, 10, 17, 24 e 31 de dezembro, o atendimento ocorre até às 17 horas. No domingo, 18 de dezembro, terá expediente no comércio das 17 às 20 horas e 30 minutos.

No último sábado, dia 03, durante o 9º Jantar Baile dos Contabilistas, ocorreu a posse da nova diretoria do Sincovat – Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari – Sincovat, eleita para o biênio 2012/2013. Jandir Dickel foi empossado presidente
           
A Secretaria de Educação e Cultura de Roca Sales informa que estarão abertas até o dia 09 de dezembro, as matrículas e rematrículas dos alunos da pré-escola (Educação Infantil); Ensino Fundamental, sendo este obrigatório para crianças com 6 anos até 31 de março, e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) para alunos maiores de 15 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental em idade própria.

O período de matrículas para o ano letivo de 2012, na rede municipal de ensino de Encantado, se estende até sexta-feira, dia 02 de dezembro. Pais ou responsáveis devem procurar as escolas e apresentar documento de identidade, comprovante de residência, histórico escolar – no caso de transferência para outra escola – e uma foto 3x4. Para o ingresso ao 1º ano do Ensino Fundamental os alunos deverão apresentar também a Carteira de Vacinação em dia.

O período de matrículas na rede estadual de ensino, será de 04 a 10 de janeiro, porém, as rematrículas devem ser encaminhadas até 24 de dezembro nas secretarias das escolas. A 3ª Coordenadoria Regional de Educação, nos 32 municípios de sua abrangência, possui 90 escolas e em torno de 27.794 alunos.         

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão da Univates. Nesta edição, estão disponíveis mais de 40 opções de cursos. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de dezembro pelo site www.univates.br/vestibular ou, até 09 de dezembro, no Setor de Atendimento ao Aluno – Prédio 9 do Câmpus Lajeado, das 7h30min às 12h e das 13h às 22h30min, e na Secretaria do Câmpus Encantado, das 19h às 22h. A prova ocorre dia 18 de dezembro, das 13h30min às 18h30min.

De 05 a 29 de dezembro, estará aberto o período de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino de Lajeado. As aulas no próximo ano começam no dia 22 de fevereiro.

Nas escolas municipais de Educação Infantil de Lajeado o período de matrículas e rematrículas ocorre de 05 a 16 de dezembro. Em 2011 as 23 Emei’s do município atenderam a 2.324 alunos. O início do ano letivo ocorre no dia 1º de fevereiro de 2012.

Em Capitão está em desenvolvimento a campanha de vacinação contra febre aftosa. Nesta etapa somente serão vacinados os animais de 0 a 2 anos. A campanha deve ser concluída até o final do mês.

O Carnaval 2012 de Venâncio Aires já tem sua programação definida. Os desfiles ocorrem nos dias 18 e 20 de fevereiro. Já a escolha da rainha e princesas do Carnaval acontece no dia 03 de fevereiro, em evento realizado no Parque do Chimarrão.

No dia 17 de dezembro, acontece a programação da “Noite de Natal de Travesseiro”. Na oportunidade ocorrem apresentações de músicas natalinas, por parte dos alunos das escolas municipais, Orquestra Infanto-Juvenil e Coral Municipal Novo Brilho. Também está previsto, encenação do nascimento de Jesus com o Grupo de Jovens, chegada do Papai Noel, show de fogos e baile.
           
A Secretaria da Fazenda de Lajeado informa às empresas que possuem débitos junto à Prefeitura e que pretendem solicitar a migração para o Regime do Simples Nacional no exercício de 2012, que terão o pedido indeferido, caso não regularizem sua situação. Os débitos devem ser regularizados até o dia 20 de dezembro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário