Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

História da IECLB de Estrela-RS

História da IECLB de Estrela-RS

Um pouco da história da Comunidade Evangélica de Estrela

A história da Comunidade Evangélica tem seu início com a vinda dos imigrantes alemães para a região a partir de 1856. No dia 18 de fevereiro de 1863 foi celebrado o primeiro culto aqui pelo Pastor W. Kleinguenther que vinha de Porto Alegre e já estava viajando há 8 dias.      O pastor pretendia estudar a possibilidade da fundação de uma comunidade evangélica nesta localidade. Mas os evangélicos aqui residentes eram tão poucos que não valia a pena enviar a este lugar um pastor definitivo. Em 1º de maio de 1873 foi fundada a Comunidade Evangélica de Estrela. Em 1874 foi construído o primeiro templo evangélico de Estrela, no qual eram realizados cultos de 7 em 7 semanas. À Estrela pertenciam, em 1888, as picadas Paraíso, Lenz e  Santa Rita com um total de 55 famílias evangélicas.

Em 28 de junho de 1904 a comunidade local separou-se da Comunidade-mãe (Teutônia) e em primeiro de fevereiro de 1906 o Pastor J. Haetinger foi instalado como primeiro pastor da paróquia. Este pastor simultaneamente era professor: dava 26 aulas semanais e tinha 13 alunos. As crianças eram instruídas numa casa alugada que também servia como residência para o pastor. Por causa disto foi construído em 1907 o salão paroquial com residência do pastor anexa. No mesmo ano o Pastor      Haetinger foi substituído pelos pastores E. Bartsch, F. Rupflin e Killius. Em 1912 a Comunidade elegeu como seu novo pastor, Ernest Dietschi, o qual durante 39 anos ficaria até a sua aposentadoria para atender a comunidade e suas filiais. Por sua iniciativa foi construída e finalmente em 4 de dezembro de 1926 consagrada a nova igreja. Neste ano a escola da Comunidade já contava com 40 alunos primários e a Paróquia com 322 famílias.

Em 1949 Dietschi fundou, com um grupo de abnegados membros, a Sociedade Educacional Evangélica. Em 1951 esta Sociedade tornou-se a organização mantedora do Ginásio Martin Luther, que no ano seguinte abriu suas portas para os alunos. Em 1955 foi criado o curso Normal e em 1963 o curso Colegial. Este Ginásio é o atual Colégio Martin Luther.

Em 1959 a Paróquia de Estrela elegeu o pastor Arno Wrasse e em 1963 Harmut Schiemann. Em 1965 a Comunidade pôde inaugurar a nova residência do pastor e reformar o velho salão paroquial. Nos anos seguintes a igreja foi parcialmente demolida e reformada. E em 30 de outubro a nova e espaçosa igreja desta comunidade foi consagrada pelos pastores presidente Karl Gottschald e regional Augusto Kunert oficialmente entregue a comunidade local.

Hoje a Comunidade Evangélica de Estrela conta com 1.150 membros-família, cerca de 4.600 pessoas. A comunidade possui 11 pontos de pregação em diversos bairros. Mantêm as 12 categorias se Grupos de Danças Folclóricas com 420 dançarinos, a Creche Colméia no Bairro Boa União com 25 funcionários e 230 crianças.
        
A OASE mantém o trabalho contínuo de Assistência Social com uma sala no Lar do Jovem. A OASE também faz as visita aos idosos que não podem mais vir à igreja, em conjunto com o grupo de idosos Caminhando Juntos. A OASE ainda tem o coral e são também as senhoras da OASE, que junto com a juventude assumem o culto infantil. Além disso tem a Juventude Evangélica, Grupo de Liturgia, coral da Comunidade. Mantém o Lar Cafarnaum que é formado por 4 apartamentos onde residem 3 famílias portadores de deficiência física. Realiza também a festa do Chucrute.

Fonte - ICLB Estrela-RS
Pastor - Gilcinei Tetzner

Nenhum comentário:

Postar um comentário