Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Temporal no Vale do Taquari

Lajeado-RS

Estrela-RS
Temporal em Estrela-RS

Depois de um calorão de praticamente 40 ºC, ocorreu um temporal em Estrela-RS no dia 30 de janeiro de 2014, causando destelhamento de casas, queda de árvores e falta de energia elétrica. Segundo pluviômetro da Defesa Civil de Estrela-RS a precipitação nas últimas 24 horas foi de 54mm.

O Corpo de Bombeiros da região atendeu a vários incidentes provocados pelo vendaval que atingiu a região por volta das 17h de 30 de janeiro de 2014. Em Lajeado o policiamento atendeu a cerca de dez destelhamentos, principalmente na região dos bairros Conservas e Jardim do Cedro, assim como três quedas de árvores. 

Em Arroio do Meio foram registradas duas quedas de árvore. 

O pelotão de Estrela registrou pelo menos sete quedas de árvore e galhos, quatro destelhamentos e três quedas de fios da rede de energia elétrica. A Defesa Civil de Estrela fez colocação de lonas nas casas destelhadas em Estrela. A Secretaria de Obras deu suporte com mão de obra.

Em Venâncio Aires são cerca de 20 situações causada pela intempérie. Já em Encantado são duas quedas de árvore. 

Antes do temporal, os bombeiros de Encantado atenderam a queda de um homem de uma árvore na localidade de Linha Fernando Abott, interior de Roca Sales. Conforme o policiamento a vítima realizava uma poda, vindo a cair e rolar em um precipício de aproximadamente dez metros. O homem foi imobilizado e socorrido pelo Samu, sendo conduzido para atendimento no Hospital de Encantado. Ainda não há a identificação da vítima.

COMUNICADO - Em virtude do temporal e das fortes rajadas de vento, uma fibra óptica da Telefonia Rural rompeu-se, deixando todo o interior de Estrela sem telefone e internet. Desde ontem a equipe de telefonia do município trabalha para restabelecer o serviço. Conforme o coordenador do Departamento, Joel Roque do Silva, até o final da tarde de hoje todas as linhas devem voltar a operar.

Informações da Prefeitura de Estrela sobre o vendaval...

Por volta das 17h30min de quinta-feira (30), um vendaval passou pelo Vale do Taquari e provocou diversos estragos. Em Estrela, a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano iniciaram os trabalhos assim que o temporal cessou. Árvores quebradas, fios de alta e baixa tensão no chão e inúmeras residências destelhadas foram o resultado de uma forte ventania e 54 milímetros de precipitação, conforme o pluviômetro instalado no antigo prédio da Polar.

No interior, além dos estragos, o prejuízo ficou por conta do rompimento de um cabo de fibra óptica, deixando telefones mudos e sem sinal de internet todas as localidades. “Desde ontem estamos trabalhando para restabelecer o sistema”, informou o secretário de Agricultura, José Adão Braun prevendo o reparo até o final da tarde desta sexta.


Já o secretário Cristiano Nogueira da Rosa, de Obras, teve que colocar caminhões e máquinas nas ruas para remover centenas de galhos e troncos caídos. “Em poucos minutos a cidade ficou repleta de sujeira”, diz. A secretaria interrompeu o processo de roçadas e deslocou todos para a limpeza das ruas. Até o momento foram contabilizadas cerca de dez casas destelhadas, informou o coordenador da Defesa Civil, Jorge Both. Hoje, sua equipe percorre o município para avaliar melhor os estragos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário