Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 09.01.14 - Luiz Carlos Freitag


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 09.01.14

MAGRA-INVENTIVA:Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores - mas deixando bem claro, é uma coleta das duas últimas Sessões. Então vamos ver as

PÉROLAS:

LORENA (PR):"A Boa União está com os cabelos em pé".

GÉRSON (PT):"A gente se uniu para se unir com as entidades".

FRASE: "Vai ser um ano curto: Quando acabar o Carnaval, vem a Copa do Mundo e as eleições - e pronto. Ah, e cada dia de jogo da Seleção Brasileira, será feriado Nacional." (Filósofo no Salão do Hermes e Leonardo).

O Secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Cristiano Nogueira da Rosa, informou como devem proceder as familias interessadas nas Casas Populares no Novo Projeto de Estrela - cuja terraplenagem já está sendo feita. Provavelmente em março iniciam as inscrições, para todas as familias com o Cadastro Único do Governo Federal. Quem não tem ainda, pode fazê-lo desde que o rendimento seja até R$ 1.600,00 mensais. Qualquer dúvida é só ligar para o 3981 1052.

Aliás, o Secretário Cristiano, na Tribuna da Câmara, disse que as 250 casas iniciais vão estar prontas em 20 meses e aí começa a segunda etapa de mais 138 casas. Serão casas geminadas de duas em duas, numa área de 289 metros quadrados de terremo. Cada casa terá 46 metros quadrados, com dois quartos, banheiro, sala/cozinha e espaço para ampliação. Ah, cada casa terá também aquecimento solar.

Na Sessão de segunda-feira, o Presidente da Câmara José Alves (PTB) renunciou do cargo, junto com os demais integrantes da mesa Nova eleição ocorre na próxima Sessão Ordinária. O Presidente será o atual Secretário Marcelo Braun (PSDB) e o Secretário será Ernani de Castro (PMDB). O Vice, que substituirá o atual Élio Kunzler (PTB) ainda não sei quem será.

José Alves vai deixar a Câmara para assumir a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, no lugar de Cristiano Nogueira - que vai assumir a Secretaria de Obras. O atual Secretário, Luiz Fernando Kalsing pediu desligamento da pasta. Darlã Benini (PSB) vai ser empossado vereador mas pedirá licença em seguida, assumindo no seu lugar Paulo Birck (PTB). É que Darlã Benini deverá assumir a Secretaria da Fazenda, já que o atual Secretário, Elemar Pedotte (PSB) pediu para sair, por motivo de saúde.

O Advogado da Câmara, Dr. Erni Iser retornou ao Legislativo de Estrela, após ausentar-se por um período por motivo de saúde. Foi amplamente saudado pelos Vereadores. E também pelos demais amigos que acompanham normalmente às Sessões da Câmara. Seja bem-vindo, amigo.

O Secretário da Saúde, Elmar Schneider esteve presente na Sessão da Câmara de Estrela e recebeu pelo menos tres destaques da Tribuna. Paulão Scheeren (PPS) agradeceu pelo empenho em favor de seu irmão, João Auri Scheeren, que faleceu no Natal. Também agradeceu ao Hospital Estrela, afirmou que realmente foi feito todo o possivel. Lorena Hausschild (PR) agradeceu ao Schneidinha pelo grande trabalho, inclusive narrou alguns fatos que salvaram vidas. José Alves (PTB) também disse que, como Presidente da Câmara, recebeu muitos elogios do trabalho do Secretário da Saúde. Na verdade, até agora não ouvi queixas.

Já Marcelo Braun (PSDB) lamentou que a Samu, "de quem já ouvi muitos elogios" não tenha atendido o pedido de uma senhora, que pediu para levarem seu esposo, de cama com problemas sérios na coluna, ao Hospital no final de semana. "A Samu mandou ela por ele no carro e levar até lá". Disse que um vizinho a auxiliou, apesar do perigo de prejudicar a coluna. O Vereador concordou que existem muitos trotes, mas afirmou que "é melhor ir a um trote do que uma pessoa ir ao óbito. Esta negligência me preocupa". Ernani de Castro (PMDB) endossou pedido de Gérson da Silva (PT) feito em sessão anterior, de que a Samu seja regionalizada.

José Alves (PTB) mostrou-se preocupado com o aumento de assaltos a residências no Vale do Taquari "também em Estrela". Disse que muitas casas são assaltadas e conversou com o comandante da Brigada Militar, pedindo que o POE tente realizar um trabalho mais consistente. Lamentou que muitas pessoas nem fazem o registro da ocorrência, mas o aumento dos assaltos deveria fazer disso uma necessidade. "A Operação Golfinho leva muitos militares para a praia, mas a BM tem que tentar ampliar seus cuidados", afirmou o Vereador.

Fui dar uma olhada na escadaria de acesso ao Rio Taquari, no início da Rua Chá Chá Pereira, onde termina a Rua Julio de Castilhos. Vale a pena dar uma descida até a beira da água, é seguro tem tres pneus que inclusive facilitam os barcos pegar quem quer navegar. Ah, e na parte de cima tem um local muito aprazivel, com bancos, onde muita gente aproveita momentos de folga para comer um lanche ou tomar um chimarrão. Fora as pinturas do Sérgio Werle e a estrela feita no chão - parabéns a todos que ali trabalharam.

Mais "quebra-molas" (elevadas) deverão ser instalados em Estrela. Como motorista, não reclamo, é só andar em baixa velocidade que não tem problemas. Mais uns dias e deve começar a ser usado o Radar Móvel. Daí vai também doer no bolso de muita gente. Depois que forem instaladas câmeras de segurança em vários pontos da cidade, elas poderão servir também para autuar quem está acima dos limites da velocidade. Já tem cidades que usam este artifício, é muito bem bolado.


Alguém se queixando do calor? São as mesmas queixas que ouço no iverno, contra o frio. Já a minha preferência é o verão, quanto mais quente, melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário