Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 10 de dezembro de 2010

Rio Taquari - Navegação
Visite o Vale do Taquari - Um convite Aepan-ONG


NOTÍCIAS REGIONAIS – 10-12-2010 – 6ª FEIRA

Estrela-RS
A Prefeitura de Estrela encaminhou mais de 56 mil reais em auxílios e repasses financeiros a entidades do município.
O Núcleo Cultural de Estrela recebeu auxílio de 15 mil reais. Para APAE, com recursos do FUNDEB, foram repassados 7 mil e 800 reais.
A entidade também recebeu o valor de 1 mil 256 reais, referente ao piso de transição de média e alta complexidade da pessoa deficiente, relativo ao mês de outubro de 2010.
Já a Comunidade Evangélica recebeu 32 mil e 400 reais, para manutenção da Creche Colméia.

Amturvales
A Amturvales incorporou uma nova ferramenta de divulgação dos cinco roteiros e dos dois Tours turísticos da região.
A entidade tem realizado, semanalmente, um e-mail Newsletter, onde são apresentados os atrativos do Vale do Taquari.
O Boletim de Informações é encaminhado para um cadastro de mais de 2.500 e-mails.
Nele, a Amturvales seleciona um atrativo de uma das rotas para divulgar as informações.

Câmara dos Deputados
O vice-presidente eleito e presidente do PMDB, Michel Temer, e o presidente do PT, José Eduardo Dutra, chegaram a um acordo para a eleição da presidência da Câmara dos Deputados.
Pelo acordo firmado o PT ocupará a presidência da Casa, no biênio 2011-2012, enquanto que o PMDB presidirá a Câmara nos dois últimos anos da próxima legislatura.

Paverama-RS
No projeto de diversificação cultural promovido pela Secretaria de Educação em Paverama, 13 jovens concluíram o curso básico de violão.

Expoagro
Os presidentes da Afubra, Benício Werner, e da Associação dos Criadores de Gado Holandês (Gadolando), José Ernesto Ferreira, assinaram um termo de cooperação técnica que confirma a presença da raça holandesa na próxima Expoagro que acontecerá nos três primeiros dias de março de 2011, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo.

Capitão-RS
Na manhã da próxima quarta-feira, dia 15, acontece na Câmara de Vereadores de Capitão, a solenidade de certificação das propriedades rurais como livres de doenças como tuberculose e brucelose bovina. A certificação foi alcançada a partir de um projeto piloto desenvolvido nos seis municípios da Comarca de Arroio do Meio.

Santa Clara do Sul-RS
A Secretaria da Fazenda de Santa Clara do Sul disponibiliza a partir do dia 03 de janeiro os carnês do IPTU e do ISSQN.
Os mesmos deverão ser retirados na parte da tarde na Prefeitura.
Arroio do Meio-RS
Em Arroio do Meio, os agricultores, conselheiros do Conar, técnicos da Emater estiveram reunidos com o secretário de Agricultura Paulo Grassi.
Na ocasião foi debatido o processo de silagem forrageira.

Arroio do Meio-RS
Dentro da programação natalina acontece domingo na Rua de Eventos, em Arroio do Meio, a “Chegada do Papai Noel”.
O evento inicia às 18 horas, com shows das bandas Alma Nova e Elite Show.

Nacional
A possibilidade de veto ao projeto de lei que trata da redistribuição dos royalties da exploração do petróleo levou os prefeitos a realizarem, na tarde de ontem um ato simbólico contra a iniciativa anunciada pelo presidente Lula.
A manifestação liderada pela Famurs, reuniu cerca de 60 prefeitos em Porto Alegre.

Travesseiro-RS
A Secretaria da Agricultura de Travesseiro mantém aberto o período de reservas de alevinos para repovoamento dos açudes do município.
A Secretaria faz o transporte dos alevinos até as propriedades.

Safra 2011
Segundo levantamento efetuado pela CONAB, a safra de grãos 2010/2011 deve chegar a 149,1 milhões de toneladas.
A produção deve ter queda de 0,1%, ou 200 mil toneladas, em relação à anterior. A previsão de área plantada é de 48 milhões de hectares, um avanço de 1,3% sobre o período anterior.

Lajeado-RS
O Conselho Municipal de Entorpecentes de Lajeado escolheu ontem em reunião na Câmara de Vereadores, a nova diretoria para o período de 2011/2013.
A nova presidente é Diana Regina Vicente Vivian, representante da Secretaria de Educação.

Feira do Peixe
Amanhã, a partir das 7 horas, acontece mais uma Feira do Peixe, na Praça Henrique Roolaart, em Estrela, com transmissão da Rádio Stúdio FM 106.3.

Pescadores
Neste sábado, dia 11, a Colônia de Pescadores Z-20, Vale do Taquari, realiza assembléia geral na sede da entidade em Porongos - Estrela, para apreciação das contas das entidades e eleição da nova diretoria.

Paverama promove Natal no Parque
A Secretaria da Educação e Cultura de Paverama promove nesta sexta-feira, dia 10, mais uma edição do Natal no Parque.
O evento ocorre na Praça 13 de Abril, a partir das 19 horas, com uma programação bastante diversificada.

Jovens Poetas de Lajeado
Será realizado hoje no auditório do Prédio 7 da Univates, o lançamento da 15ª edição do livro “Os Jovens Poetas de Lajeado”. O evento iniciará às 19h30min e tem entrada franca. A iniciativa é do Rotary Club Lajeado-Engenho, com o apoio da Univates. O projeto envolveu estudantes de diferentes séries dos Ensinos Fundamental e Médio.

Matrículas em Paverama-RS
A Secretaria de Educação e Cultura de Paverama encerra hoje, sexta-feira, o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2011 na rede municipal de ensino. O procedimento deve ser efetuado diretamente nas escolas.

Fazenda Vilanova-RS
A Prefeitura de Fazenda Vilanova realiza hoje, o pagamento da segunda parcela do 13º salário, ao funcionalismo público municipal.

Travesseiro-RS
A Secretaria da Saúde de Travesseiro segue com o roteiro de reuniões para renovação das carteirinhas de saúde, prestação de contas, avaliação dos serviços prestados, apresentados os convênios e esclarecidas as eventuais dúvidas das comunidades. Amanhã a reunião será na Picada Vinagre, às 14 horas.

Lajeado Brilha
Domingo, dia 12, integrando as atividades do Lajeado Brilha 2010, acontece o Calçadão da Júlio, incluindo a 3ª edição do Brique da Ciclovia, sendo realizado desta vez na Rua Julio de Castilhos, a partir das 17 horas.
A rua estará fechada para trânsito de veículos entre a Santos Filho e a Saldanha Marinho, e, diversas atividades estão programadas, além da exposição de 40 artesãos da região.

Teutônia-RS
De 13 a 16 de dezembro, das 19 às 22 horas, a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia, em parceria com o Sistema Fecomércio e o Senac, promove o curso “Atendimento ao Cliente”.
O evento é gratuito para os associados, e, ocorre no auditório da entidade. A formação será ministrada pela Relações Públicas, Patrícia Franck Pichler.

Estrela – Cidade Natal
Dentro da programação do “Estrela Cidade Natal” acontece hoje a partir das 20 horas, na Praça Menna Barreto, show com a Orquestra Municipal de Imigrante e apresentação do Quarteto de Sopros Estrela.
Já no domingo, às 20 horas, tem recital com Adriano Prediger, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann.

ENEM
Os alunos prejudicados pelas falhas de impressão no caderno amarelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ser notificados até amanhã.
O Ministério da Educação (MEC) estimava que cerca de 3 mil estudantes teriam direito a refazer as provas, mas admitiu que o número pode ser maior.
O aviso do MEC ocorre por telefone, e-mail, mensagem de celular, carta ou telegrama. Somente terão direito a refazer as provas os alunos que não conseguiram trocar os cadernos de prova.
O novo teste será realizado no dia 15 de dezembro, às 13 horas, apenas com as provas de ciências humanas e ciências da natureza.

Câmara Júnior Internacional
A Câmara Júnior Internacional (JCI Lajeado), em solenidade realizada 2ª feira, no Weiand Turis Hotel, concedeu o Prêmio Carlos Jacob Kielling de Liderança ao presidente da Certel, Egon Hoerlle.
O Prêmio foi instituído pela JCI para homenagear lideranças que, ao longo de suas vidas profissionais, destacam-se na gestão dos negócios de suas empresas e contribuem decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Saúde de Teutônia
A Secretaria da Saúde de Teutônia está disponibilizando em todos os Postos de Saúde do Município, a vacina contra Meningite. Todas as crianças de 03 meses a 02 anos, devem ser vacinadas.
Produtores rurais de Fazenda Vilanova
Os produtores rurais de Fazenda Vilanova que ainda não retiraram o seu cheque retorno do talão têm até o amanhã, dia 10, para recebê-lo na tesouraria da Prefeitura.

Cursos em Lajeado
Por meio do Programa de Cursos Profissionalizantes e de Empreendedorismo da Prefeitura de Lajeado, já estão abertas as inscrições do Curso de Confeitaria, que será ministrado pelo Senac.
O prazo de inscrições encerra no dia 11 de dezembro, sendo que o curso é gratuito para quem reside no Município de Lajeado.
O curso será realizado de 13 de dezembro a 05 de janeiro. As aulas serão ministradas no Restaurante Emertini, no Bairro Florestal.

Obras em Travesseiro
Foram retomadas as obras de reforma e ampliação do salão da localidade de São João, em Travesseiro.
A obra estava parada por falta do depósito das parcelas do repasse da Caixa Econômica Federal em função do período eleitoral.
A obra está estimada no valor de 125 mil reais, com 97 mil e 500 reais de emenda do Ministério dos Esportes e o restante do valor de contrapartida da prefeitura.

Secretaria de Obras de Capitão
A equipe da Secretaria de Obras de Capitão trabalhou na semana passada no patrolamento da estrada geral de Linha Zanotelli. Também está em manutenção a estrada geral de Picada São Paulo até Bicudo.

Bairro Florestal e Santo Antônio
A construção de dois novos ginásios municipais, nos bairros Florestal e Santo Antônio, consta entre as principais metas de 2011 da Secretária da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) de Lajeado.
O anúncio foi feito ontem pelo secretário Carlos Kayser, quando projetou algumas atividades para 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário