Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 03 de dezembro de 2010

Canudos do Vale
Visite o Vale do Taquari - Um convite: Aepan-ONG


Notícias do Vale do Taquari – dia 2de dezembro de 2010

Combate ao mosquito borrachudo
A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Fazenda Vilanova, em parceria com a Emater, está realizando uma ação de combate ao mosquito borrachudo.
Ontem o produto BTI foi aplicado em 84 locais estratégicos do município. Esta aplicação fez parte do primeiro ciclo de controle e combate ao mosquito. Agora haverá um intervalo de 45 dias sem aplicações.

Capitão
A Secretaria da Educação de Capitão está organizando para o dia 07 de dezembro, às 19 horas, a reunião de elaboração do calendário oficial de eventos de 2011. Um representante de cada entidade ou sociedade do município deve comparecer no encontro que acontece no Cras, com as datas em que pretendem realizar eventos no próximo ano.

Travesseiro
Com a adesão do PDT à base governista em Travesseiro, Cláudio Höffle assumiu a Secretaria de Obras, em substituição a Fernando Steffani (PP).

Lajeado Brilha
Acontece hoje a 22ª Rústica e Caminhada de Natal, que integra as atividades do Lajeado Brilha 2010, organizada pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
A largada das provas acontecerá às 19h30min na categoria infantil e às 21h para adultos, na Rua Santos Filho no Parque Professor Theobaldo Dick - que estará fechada para trânsito de veículos a partir das 18h. Mais de 500 pessoas se inscreveram para o evento.

Estrela
Em Estrela teve início esta semana à obra de pavimentação do trecho de quase três quilômetros da estrada municipal Jacob Mallmann que liga as comunidades de Linha Santa Rita e São Jacó ao município de Teutônia. A pavimentação deve estar concluída até o final do mês de março. A obra terá o investimento total de 1 milhão 551 mil reais.

Mato Leitão
Mato Leitão vai sediar neste sábado e domingo, a 8ª edição da Exposição Estadual de Orquídeas.
Esta é a maior exposição do gênero no Brasil. Participarão do evento 150 expositores e seis vendedores, de todo o Rio Grande do Sul. Os organizadores aguardam entre 4 e 5 mil visitantes.

Faculdade La Salle
A Faculdade de Tecnologia La Salle – Estrela, recebe inscrições para sete cursos de Pós- Gradução.
As inscrições e matrículas podem ser feitas na secretaria da Faculdade e no site www.unilasalle.edu.br. São cursos de Gestão Pública, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Desenvolvimento Regional Sustentável e de Direito Imobiliário. As aulas iniciam em abril de 2011.

Arroio do Meio
O prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, com os seus principais assessores e vereadores visitaram as instalações da Calçados Botero, antiga Calçados Majolo.
Com um pouco mais de dois meses de atividades a empresa conta com 170 funcionários, e, ainda está realizando o processo de admissões.

Cruzeiro do Sul
No dia 08 de dezembro, às 19 horas, acontece Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, com o descerramento da foto em galeria específica, do vereador Cleto Johner, recentemente falecido.

Restos de animais em Travesseiro
Estão sendo realizadas vistorias em Travesseiro, no intuito de verificar denúncias sobre possíveis restos de animais e dejetos que estariam sendo jogados nos arroios e no Rio Forqueta.
Em pelo menos um dos pontos denunciados foi encontrada a carcaça de um bovino de grande porte no Arroio Travesseiro.
A origem deve ser investigada para a aplicação de pena de responsabilidade.

Vereadores de Arroio do Meio
Na sessão da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio realizada nesta semana, outra vez foram debatidas as questões ambientais, com os vereadores criticando com muito vigor, as autoridades que autuam os agricultores, ignorando crimes maiores.
Houve reclamação inclusive com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura.

Drogadição em Lajeado
O Fórum de Enfrentamento à Drogadição de Lajeado está projetando para 2011 a instalação de conselhos locais de Segurança Escolar.

Programa Troca-Troca
O programa “Troca-Troca de Sementes”, da Secretaria Estadual da Agricultura está recebendo os pedidos da semente de milho, para a Safrinha.
Os produtores interessados em adquirir as sementes podem acessar o site do Feaper e realizar a inscrição.

Dilma Rousseff
O empresário gaúcho Jorge Gerdau aceitou o convite da presidente eleita, Dilma Rousseff, para integrar o núcleo de gestão do próximo governo.
O formato do núcleo ainda não foi definido, mas Gerdau conversou com Dilma sobre instrumentos para aperfeiçoar a gestão pública.

IPVA 2011
A Secretaria Estadual da Fazenda divulgou o calendário de pagamento do IPVA 2011. O imposto pode ser quitado a partir do dia 16 de dezembro. Os descontos concedidos variam de acordo com a data e forma de pagamento. Também há desconto para o bom motorista, ou seja, que não teve multa entre novembro de 2009 e outubro de 2010.
Neste caso, o abatimento é de 10%. Já para quem não levou multa nos último dois anos, ou seja, entre novembro de 2008 e outubro de 2010, o desconto é de 15%.

Vereadores de Lajeado
O Governo de Lajeado encaminhou projeto de lei à Câmara de Vereadores propondo a destinação de recurso financeiro para custear reformas no Salão Comunitário do Bairro Imigrante.
O repasse será de 12 mil reais.

Lotofácil
Um apostador de Caxias do Sul acertou os 15 números do concurso 588 da Lotofácil, sorteados nesta quinta-feira.
Ele e outro apostador da cidade de Pedra Preta (MT) receberão cada um, 711 mil reais.

Esportes radicais em Lajeado
Será realizada na noite deste sábado, dia 04, a segunda parte do Show de Esportes Radicais Sobre Rodas organizado pela Prefeitura de Lajeado, no Parque Professor Theobaldo Dick, com início às 20 horas.
A programação promete muita emoção aos amantes do motociclismo, que no último domingo já puderam conferir as manobras feitas no local pela equipe porto-alegrense da Arte & Equilíbrio.

Alivat
A posse da nova diretoria da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) está marcada para segunda-feira, dia 06, às 20 horas, no auditório da Casa de Cultura de Lajeado.
Será empossado como novo presidente da Academia o jornalista e escritor Deolí Gräff, eleito na assembleia da entidade realizada dia 17 de novembro.
Ele assumirá no lugar de Marcos Frank, que encerra mandato de dois anos a frente da entidade.

Paverama
A Secretaria da Educação e Cultura de Paverama promove no dia 10 de dezembro mais uma edição do Natal no Parque.
O evento ocorre na Praça 13 de Abril, a partir das 19 horas. Dentro da programação está previsto brinquedos infláveis; concurso de decoração natalina no parque para as escolas do município com premiação para as três primeiras colocadas; apresentação do Grupo de Danças Origens; apresentação natalina da Escola de Música Musicarte; chegada do Paipai Noel com distribuição de pacotinhos de Natal; e show com dupla Jair e Elisandro.

Clube de mães em Lajeado
A União Lajeadense de Clubes de Mães realiza segunda-feira, dia 06, a festa de encerramento das atividades do ano em evento de integração com a diretoria dos 20 clubes de mães do município.
A atividade iniciará às 14 horas, no salão de eventos da Prefeitura de Lajeado.

Inauguração de decoração natalina em Lajeado
Na próxima terça-feira, dia 07, às 20 horas, será inaugurada oficialmente a decoração natalina alusiva ao "Lajeado Brilha 210".
A solenidade acontece em frente a Igreja Matriz, com espetáculo da Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje) e a encenação da peça “Nascimento de Jesus” pelo Grupo Teatral Vida e Luz.

Arroio do Meio
A Comissão Pró-Museu em Arroio do Meio, oportuniza no domingo, dia 05, ao público da região, um horário especial de visitação das 18 às 20 horas. O motivo especial são as 60 telas reunindo trabalhos da artista plástica Ivone Dutra Reinheimer e 19 alunos.

Venâncio Aires
Amanhã o município de Venâncio Aires estará representado no concurso “Mais Negra Brasil”, que ocorre em Canoas.
A candidata será Riciele Fabíola Lopes.

CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho, da Prefeitura de Estrela, realizam de 06 a 10 de dezembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat 2010).
A programação inicia na segunda-feira, dia 06, a partir das 14 horas, no Colégio Santo Antônio, com a realização de palestras apresentando estatísticas de acidentes de trabalho e os riscos de acidentes relacionados à eletricidade.

Teutônia
A Secretaria de Educação de Teutônia, informa que o período para matrículas de alunos novos nas escolas municipais encerra segunda-feira, dia 06 de dezembro.

Programação natalina em Capitão
A programação natalina da Prefeitura de Capitão começa domingo, dia 05, com missa às 19 horas, na Igreja Matriz, com a participação dos grupos culturais do município.
Já às 20 horas ocorre o sorteio dos primeiros vale compras da campanha Nota da Sorte e inauguração oficial da Praça da Cidade, seguida de apresentação da OCLAJE.

Projeto Pescar Univias
Um grupo de 12 adolescentes vilanovenses está encerrando a 10ª etapa do Projeto Pescar Univias, em Fazenda Vilanova.
O projeto consiste de um sistema de franquia social em que diversas organizações abrem suas empresas para formar adolescentes em vulnerabilidade social.
A solenidade acontecerá em Porto Alegre, na próxima terça-feira, dia 07 de dezembro.

Imigrante
A Associação Cultural de Imigrante promove show de patinação, domingo, dia 05 de dezembro, às 20 horas e 30 minutos, no Ginásio Esportivo Municipal. Na ocasião estarão se apresentando os 30 alunos da Escola de Patinação, sob a coordenação do professor Guilherme Leonhardt. Não haverá cobrança de ingresso.

Santa Clara do Sul
Será inaugurada hoje a sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santa Clara do Sul. O ato inaugural está marcado para as 20 horas. A nova sede está localizada na rua J, do Parque das Flores próximo ao Clube Esportivo.

Livros didáticos em Teutônia
A Administração Municipal de Teutônia adquiriu livros didáticos para serem distribuídos às bibliotecas das escolas da rede municipal e escolas de educação infantil do município. O investimento foi de 53 mil reais.

Sorteio em Estrela
Hoje, às 19h30min, em frente à Praça Menna Barreto, ocorre o primeiro sorteio da Campanha Estrela Premiada 2010, realizado pela CDL, Prefeitura e Associação Comercial e Industrial de Estrela. Será sorteada uma moto CG 125 Fan zero quilômetro e dois vale-compras de R$ 1.000,00.
Juntamente com o sorteio acontece a abertura da programação da “Estrela Cidade Natal 2010”, com chegada do Papai Noel; show circense com Petit Poá; e, show de bandas. Em caso do mau tempo a programação ocorre no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário