Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 4 de dezembro de 2010

Condições Ambientais do Rio Taquari em Novembro de 2010

Rio Taquari - Estrela-RS


Rio Taquari - Estrela-RS

Granizo na Rota do Sol - Novembro de 2010

Granizo em Estrela-RS - Comunidade de São Jacó

Vento em Lajeado-RS - Novembro de 2010

Novembro troxe vento, granizo, chuva e Rio Taquari com garças fazendo graças

Ambientalistas da Aepan-ONG, em monitoramento de rotina constataram grande quantidade de garças, voando em bandos em direção a montante do Rio Taquari, sempre ao final do dia.

Pela manhã elas retornam a jusante, dando uma característica especial a paisagem.

A Mata ciliar encontra-se inalterada em relação aos últimos levantamentos sem desmatamento recente. Outros pássaros identificados nas matas do Rio Taquari e arroios: Sabiá, João de Barro, Bem-Te-Vi, colerinha e canarinho. Muitos gambás foram vistos.

Por sua vez, as águas do Rio Taquari apresentaram 50 cm de transparência, com sólidos suspensos especialmente em função das precipitações pluviométricas registradas na segunda quinzena de dezembro. Temperatura de 23,5 ºC.

Águas de coloração marrom, mas aerada com 9,5 mg/litro de oxigênio dissolvido. Matéria orgânica levemente acima do recomendável, 3,5 mg/litro e pH normal de 6,8. Outros parâmetros normais para época do ano.

Cardumes de peixes medindo entre 3 cm e 10 cm foram identificados em boa quantidade no Rio Taquari, no Porto de Estrela.


Condições Climáticas em Novembro:

No decorrer do mês de novembro, houve precipitação de 137 mm de chuva em Estrela-RS. A temperatura máxima absoluta registrada foi de 33,5 °C e mínima de 9,7 ºC.

Rajadas de vento de 50 km/hora no dia 9 de novembro, chegou a preocupar, mas não houve prejuízos materiais nem pessoas feridas.

Já no RS os ventos que chegaram a 120 km/hora, que causaram apreensões às autoridades, ficando famílias desalojadas e milhares de gaúchos sem energia elétrica.

O granizo foi outro fenômeno verificado no mês de novembro, no interior de Estrela-RS e outras regiões do RS. Principalmente na segunda quinzena de novembro houve precipitação de pedras de gelo de forma distribuída no RS atingindo 12 mil gaúchos.

Agricultura agradece:

O mês que iniciou com previsão de pouca chuva, terminou com precipitação dentro da média.
Soja e milho plantados início de novembro reagiram e estão brotando com as chuvas registradas trazendo alívio aos produtores que retardaram um pouco o plantio das sementes.

Ambientalistas responsáveis:
Airton Engster dos Santos e
Jorge Scherer
Fotos: Colaboradores da Aepan-ONG

Nenhum comentário:

Postar um comentário