Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 2 de agosto de 2020

Entrevista com Irena Neumann moradora do Bairro Cristo Rei
















Irena Neumann, de 85 anos, é natural de Palmas, Arroio do Meio. Ao lado do esposo, morou por 17 anos em Linha Beija-Flor, Colinas, mas se mudou para Estrela em busca de melhores estudos para os quatro filhos. “Vendemos a terra lá e compramos uma casinha aqui, já nessa rua (Rua Jacó Horn) e assim nossos filhos conseguiram estudar, a maioria deles passou pelo Vidal. Meu esposo Ivo trabalhava na Polar e eu cuidava da casa. Depois trabalhei por dez anos na Padaria Central”, recorda.

Ela lembra que quando chegou no Bairro Cristo Rei não havia “rua”, era apenas um trilho para passagem e com muito mato em volta. “Éramos em poucos moradores, lembro que tinha um campo de futebol, mas era tudo roça. Não tinha nada aqui”, conta. Irena já é viúva há 43 anos e no Cristo Rei mora com uma das filhas.

Ela destaca que adora o bairro, as pessoas que ali residem e a segurança. Em 52 anos vivendo no local, viu muitas coisas mudarem e serem construídas, inclusive, o Centro Comunitário Cristo Rei, que fica a apenas alguns metros da casa da família. “Eu adoro ver o movimento, principalmente, do Festival do Chucrute, e vou nos bailes porque minha bisneta dança. Uma pena que este ano está tudo tão parado”, lamenta.

Além disso, ela destaca que conhece a maioria dos moradores. “Menos os que chegam novos aqui. Mas com os mais antigos, tenho amizade com todo mundo.”

Fotos: Airton Engster dos Santos
Texto: Ana Caroline Kautzmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário