Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Aberta Semana Municipal da Água em Estrela




Aberta Semana Municipal da Água em Estrela

Alunos participaram de atividades na Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho. Programação se estende até o próximo sábado

Foi aberta nesta segunda-feira (02/10) a Semana Interamericana, Estadual e Municipal da Água, esta desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela através Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho. Nesta manhã, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo José Diel (AJD), da Linha Lenz, realizaram visita à Sala Verde, na primeira das atividades envolvendo alunos que serão realizadas ao longo da semana. A programação da Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela segue com eventos diários até sábado (7/10), durante o Educação na Praça, marcado para a Praça Menna Barreto.

Os alunos da Emef AJD participaram de diversas atividades e brincadeiras lúdicas no projeto “Água é Vida”, onde aprenderam um pouco mais sobre a situação da água, suas potencialidades e necessidade de preservação. Fernanda Luisa Duarte (10) foi uma das participantes. Disse ter gostado e aprendido muitas coisas. “Temos que preservar o meio ambiente, cuidar da separação do lixo, pois isso também pode prejudicar a água que tomamos”, ensina. “E a porcentagem de água no nosso corpo é de 70%”, revela. “Conheço gente que toma banho muito demorado e lava muito as calçadas.” Os alunos ainda realizaram uma caminhada até a escadaria do Rio Taquari, na rua que leva o mesmo nome da escola, e lá conferiram um pouco da dimensão da maior fonte de água do município.

No dia 4 (quarta-feira), às 14h, haverá atividade na escadaria do Rio Taquari para os agentes mirins de Educação Ambiental da Emef Pedro Jorge Schmidt. Já no dia 5 (quinta-feira) as ações ocorrem no Parque da Lagoa, às 9h, e vão envolver os agentes mirins de Educação Ambiental da Emef Odilo Afonso Thomé.

A Semana Municipal da Água se encerra no dia 7 (sábado), quando haverá o recolhimento de lâmpadas usadas na Praça Menna Barreto, das 8h às 12h. Serão recebidas até cinco unidades por pessoa. A ação faz parte do projeto Logística Reversa, implantado pelo município de Estrela em junho deste ano. Nessa ocasião, representantes de 57 estabelecimentos comerciais cadastrados firmaram termo de compromisso para a implantação da política de logística reversa em relação ao comércio de lâmpadas e pilhas, conforme previsto na Lei Nacional de Resíduos Sólidos. Desta forma, estes materiais, quando não forem mais utilizados, devem ser devolvidos pelos consumidores nos locais onde foram adquiridos, para que tenham a destinação correta. 

Texto: Rodrigo Angeli e Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário