Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 1° de novembro de 2012


Notícias Vale do Taquari - 1° de novembro de 2012

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado recebe até o dia 16 de novembro, a programação dos eventos que as entidades irão realizar no primeiro semestre de 2013. A relação de eventos integrará o Guia Oficial de Eventos e Turismo de Lajeado.

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro realiza na próxima semana um roteiro de reserva de sementes de milho do programa troca-troca safrinha e para entrega das vacinas contra a febre aftosa. O roteiro começa na segunda-feira às 09 horas no salão de São Miguel; às 10 horas no salão da SER Juventude da Sede; às 14 horas no salão de Picada Vinagre; às 15h30min no salão de Três Saltos Baixo.
           
Hoje é feriado municipal – Dia da Reforma, comemoração adiada de ontem para hoje, em Forquetinha, Marques de Souza, Pouso Novo e Travesseiro. Hoje também é ponto facultativo nos municípios de Arroio do Meio, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Lajeado,  Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Roca Sales, Westfália e Teutônia. 
           
Encerra hoje o período de retirada de sementes de milho do programa troca-troca, na Secretaria de Agricultura de Doutor Ricardo.
        
Hoje, às 11 horas, no Ministério Público de Venâncio Aires, acontece a posse do terceiro Promotor de Justiça, Pedro Rui da Fontoura Porto, que estava na Comarca de Lajeado. A promotora Fernanda Weiand Braun, que atuava em Venâncio, foi transferida para Cachoeirinha.  
        
Os agricultores encantadenses que reservaram sementes de milho do sistema troca-troca devem fazer a retirada ainda hoje na Secretaria da Agricultura. Já as reservas para o plantio da safrinha podem ser feitas até 11 de novembro.
        
No dia 20 de novembro acontece em Teutônia, o Seminário Regional de Alimentação Escolar. O evento ocorre na sede da Sociedade de Água no Bairro Languiru.  Os palestrantes serão o Engenheiro Agrônomo Ari Uriartt, da Emater, e o nutricionista  Gabriel Carvalho, da Secretaria Estadual de Saúde.
       
O Mestrado em Tecnologia Ambiental da Unisc – Santa Cruz do Sul, está com as inscrições abertas até 14 de novembro, para o processo seletivo 2013. As atividades iniciarão em março do próximo ano. A inscrição deve ser feita através do site unisc.br/ppgta. 
           
O STR de Estrela realiza nos dias 07 e 08 de novembro um curso básico de sistema de posicionamento global – GPS. As inscrições devem ser feitas na sede da entidade ou pelo telefone 3712-10-01.
  
A Secretaria de Agricultura de Roca Sales juntamente com a Inspetoria Veterinária realizam a partir de segunda-feira, dia 05 de novembro, a entrega da vacina contra a febre aftosa. Somente os animais com idade inferior a dois anos recebem a vacina. A entrega estende-se até o fim de novembro, sempre a partir das 8h30min. Na próxima semana serão visitadas 16 comunidades. O roteiro inicia segunda-feira, nas localidades de Maracanã, Três Pinheiros e Volta dos Weber.

A empresária Terezinha Rocha, participou nesta semana da sessão da Câmara de Nova Bréscia. Ela debateu com os vereadores possíveis medidas para inibir o comércio ambulante no município.
       
O prefeito de Travesseiro, Ricardo Rockenbach, retornou das férias e reassumiu a chefia do governo municipal. Durante as férias de Rockenbach, o vice-prefeito Sérgio Nied esteve respondendo pelo poder executivo.  
           
O prefeito reeleito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, revelou que vai promover mudanças significativas para a próxima administração. O atual vice prefeito Klaus Schnack atuará como “Gerente Executivo”, com a visão técnica sobre a máquina administrativa. O vice-prefeito eleito, Áurio Scherer, será responsável pela articulação política local e junto aos governos do estado e federal.
           
A Expovale 2012 contará com o atendimento da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, durante o evento que ocorre de 09 a 18 de novembro, em Lajeado. Um ambulatório médico será instalado dentro do Parque do Imigrante, com uma equipe em prontidão para atendimentos.
       
O Conselho de Desenvolvimento de Cruzeiro do Sul aprovou  o pedido de cedência de um lote no Distrito Industrial São Rafael, cabendo agora ao poder executivo encaminhar o projeto à Câmara de vereadores.  
          
Agricultores de Progresso e Boqueirão do Leão estão participando de um curso sobre apicultura, ministrado por técnico da Emater.
        
A Secretaria de Educação de Estrela realiza de 05 a 09 de novembro o período de matrículas e rematrículas nas escolas da rede municipal de ensino. No total são 21 educandários municipais funcionando em Estrela.
           
A falta de um espaço para eventos técnicos em Arroio do Meio, leva a direção da Associação Comercial e Industrial a buscar uma alternativa através de parceria com a prefeitura. O empresário Adailton Cé que preside a ACISAM, propôs ao prefeito Sidnei Eckert, a construção de um auditório para 300 pessoas, em área cedida pela entidade.
           
Dentro dos objetivos de qualificar o trabalho  prestado pela Secretaria de Saúde em Capitão, a nutricionista Kátia Jachetti Battisti  participou de um evento em nível nacional no Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre.  O foco foi a prevenção a obesidade.      
        
Já está sendo realizada por uma empresa contratada, a montagem dos estandes para Expovale 2012, que acontece de 09 a 18 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado.  
      
O Centro de Referência da Assistência Social de Travesseiro realizará a partir do dia 06 de novembro um Curso de Patchwork - Motivos Natalinos. O curso será realizado todas às terças-feiras à tarde, das 13h30min às 16h30min. As vagas são limitadas e a inscrição deverá ser feita no CRAS.

A prefeita Carmem Regina Cardoso entregou ao presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Rui Reinke “Adriel” a proposta de Lei Orçamentária Anual do município para 2013. O orçamento de Lajeado para o próximo ano é de 180 milhões de reais.

O Senado aprovou projeto que garante ao paciente o direito ao primeiro tratamento contra o câncer pelo SUS no prazo máximo de 60 dias a partir da confirmação do diagnóstico. A proposta segue agora para sanção presidencial.

Duas apostas de São Paulo capital acertaram as seis dezenas do concurso número 1.438 da Mega-Sena, realizado na noite de ontem. O prêmio será divido entre os dois ganhadores. Cada um receberá 19 milhões 24º mil reais. As dezenas sorteadas foram: 07 - 14 - 31 - 33 - 36 - 49

Em Travesseiro estão programados para próxima semana dois encontros de grupos da terceira idade. Na terça-feira, dia 06, estará reunido no EC Cairu o Grupo Sempre Unidos. Já na quarta-feira, dia 07, estará reunido o Grupo Amor Perfeito no EC Juventude. Os encontros iniciam às 14 horas e 30 minutos.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado promoverá domingo, dia 04, no Parque dos Dick, a quarta edição do Festival de Bandas de Garagem, integrado ao Brique. A exposição de artesanatos ocorrerá a partir das 14h, enquanto as apresentações iniciam às 16h. Nesta edição do Brique, que contará com a presença da Liga Feminina de Combate ao Câncer, também haverá exposição de brinquedos antigos.

Ocorre no próximo domingo, dia 04 de novembro, a partir das 10 horas, no Convento São Boaventura – em Daltro Filho – Imigrante, o 2º Encontro de Familiares de Freis Falecidos do Vale do Taquari. O evento deve reunir em torno de 200 pessoas. 
        
Encerram hoje as inscrições para a 5ª Rodada de Negócios Multisetorial da Região dos Vales do Taquari e Rio Pardo. O evento acontece às 09 horas do dia 13 de novembro, no auditório do pavilhão 4 do Parque do Imigrante, durante a Expovale 2012. A projeção é reunir até 100 empresas, ligadas aos setores da indústria, comércio, serviços e agronegócio.  
        
A União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela programou para o dia 08 de novembro a eleição da nova diretoria. A posse acontece no mês de dezembro.
        
De 05 até 09 de novembro ocorre no Auditório Itália, do Centro Administrativo de Encantado a Semana Municipal do Empreendedorismo, iniciativa do Sebrae em parceria com a ACÍ-E. Na abertura do evento acontece a exposição de Produtos de Agroindústrias Familiares e Projetos da Universidade Estadual do RS (Uergs), seguida de palestra com o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul e do Sebrae, Vitor Augusto Koch. 
  
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado realiza neste mês o jantar para comemorar os 20 anos da entidade. A programação está marcada para o dia 14 de novembro, no Clube Comercial de Encantado. A programação inicia às 20 horas e terá entre as atrações o show da Banda Aero Willys e a apresentação do Coral da AABB Vida e Canto. Os ingressos custam R$ 25,00 e podem ser adquiridos com as conselheiras da liga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário