Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 19 de Janeiro de 2011

Estrela-RS


NOTÍCIAS REGIONAIS – 19-01-2011 – 4ª FEIRA

Cerca de 250 produtores de fumo de Venâncio Aires
, Mato Leitão e Cruzeiro do Sul, tiveram as lavouras destruídas com a precipitação de granizo, da última segunda-feira. Já em Capitão a destruição foi pela força do vento, que danificou telhados de aviários, derrubou muitas árvores, e, inclusive algumas estradas tiveram o trânsito interrompido.

Hoje em solenidade realizada em Brasília, o bonretirense Mauro Hauschild (PT) assumiu a presidência do INSS. Formado em Direito Constitucional, ele estava atuando no Supremo Tribunal Federal, como chefe de gabinete de um dos ministros. O advogado é procurador concursado do INSS desde 2003. A posse de Mauro Hauschild foi prestigiada pela prefeita em exercício de Bom Retiro do Sul, Claúdia Köhler, e pelo deputado federal Daniel Fontana, ambos do PT.

Em Mato Leitão, com as férias do prefeito Carlos Alberto Bohn, assumiu o comando da prefeitura, a vice-prefeita Eunice Heuser que também é Secretária de Educação. Bohn reassume o cargo no dia 02 de fevereiro.


Em Venâncio Aires será feriado municipal nesta 5ª feira, dia 20, para comemorar o dia do padroeiro São Sebastião Mártir. O feriado será prolongado e na sexta-feira, dia 21, não haverá expediente na Prefeitura, com ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais.

Com objetivo de apresentar as demandas dos municípios na área da Cultura, representantes da Famurs e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura estiveram ontem com o secretário estadual de Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil. Foi entregue a Carta de Cultura, com base em documentos produzidos durante eventos da Famurs na área cultural.

O Setor Pessoal da Prefeitura de Lajeado comunica que nesta quinta-feira, dia 20, será realizado o sorteio de desempate dos candidatos do concurso público para o cargo de Monitor de Creche. Será às 8h30min no salão de eventos da prefeitura. A prova para Monitor de Creche foi realizada no dia 28 de dezembro, quando teve 560 inscritos para 50 vagas disponíveis.

O setor responsável pela confecção de Carteiras de Identidade, que atende na Delegacia de Polícia de Paverama, informa que a partir do dia 24 de janeiro não estará atendendo por motivo de férias da funcionária.

A Administração Municipal de Paverama promove para dia 27 de janeiro, às 9 horas, uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Na ocasião será discutido o Relatório de Avaliação das Metas Fiscais, relativo ao 3° quadrimestre de 2010.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Capitão no exercício passado, vereador Julio Telöcken do PDT, divulgou que ao final da sua gestão, foi devolvido ao executivo o valor de R$14.976,00, do orçamento do ano que era de 350 mil reais.
Em diárias na sua gestão, foram investidos R$7.300,00 com viagens a Porto Alegre e Brasília acompanhando o Prefeito na busca de recursos.

O Moctra, Moto Clube Travesseiro, realiza sábado, dia 22, a partir das 13 horas e 30 minutos, o monitoramento e recolhimento de lixo no Arroio Travesseiro. A ação tem como ponto de partida o Camping Golmapas, em frente ao Esportivo Travesseirense. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Travesseiro.

As professoras e atendentes das escolas Municipais de Educação Infantil de Capitão, Bem Querer e Bem Me Quer, retornaram hoje as atividades. No período de férias as escolas passaram por manutenção preventiva e hoje as professoras farão a organização das salas de aula. Amanhã haverá reunião com todas as profissionais, e na segunda-feira às escolas voltam a atender as crianças.

A procura por estandes para a Festa de Maio de Teutônia é intensa, restando poucos espaços disponíveis. Os contatos podem ser feitos com a CIC Teutônia pelo telefone 3762-1233. Entre as atrações principais estão os shows com Jota Quest (27 de maio), Zezé di Camargo e Luciano (28 de maio). O evento acontece de 24 a 29 de maio, junto ao Centro Administrativo de Teutônia.

Nesta sexta-feira, dia 21, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Capitão, acontece reunião do Conselho Municipal da Agricultura.


A Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, está adquirindo novos livros.
Os exemplares estão sendo somados ao acervo bibliográfico já existente.
A Sala Verde, além de atuar diretamente na promoção da Educação Ambiental através de ações, projetos e eventos, também tem como uma de suas funções disponibilizar material didático pedagógico recebido do Ministério do Meio Ambiente e adquirido pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico.

O objetivo é garantir a democratização das informações ambientais e incentivar a participação da comunidade nas atividades da Sala Verde.
Com a aquisição de 60 novos livros, o acervo bibliográfico conta atualmente com mais de 770 títulos especializados em Meio Ambiente e áreas afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário