Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 27 de março de 2020

Reforço na Saúde: Pronto Atendimento inaugura em Estrela - convênio com o SUS




Clínica de Pronto Atendimento inaugura modelo de serviço em saúde inédito na região - Empreendimento, no município de Estrela, o P.A.+ vai atender casos de baixa e média complexidade.

A população da região contará com um novo serviço na área de saúde, a partir desta quarta-feira (01/04). Inaugura-se a clínica de Pronto Atendimento Ambulatorial Pro Vale, o P.A.+, que atenderá casos de baixa e média complexidade, que não ofereçam risco imediato à saúde. Numa área de 700 metros quadrados, no anexo ao estacionamento do Supermercado STR, em Estrela, o complexo terá consultórios médicos, leitos e salas para
medicação e exames.

Conforme a diretora técnica da clínica, a médica Priscila Agostini, a intenção é atender à demanda da região, oferecendo atendimento 24 horas, diariamente, para aquele paciente que não se enquadra em urgência ou emergência. “Vamos suprir um gargalo. É quem está, por exemplo, com uma dor de cabeça forte, uma gripe, cólicas abdominais. A ideia é prestar uma assistência rápida, prescrever a medicação e estabilizar o problema”, detalha Priscila, salientando que o objetivo também é diminuir as filas nos prontos-socorros e hospitais, além de ampliar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com nove consultórios, o P.A.+ terá capacidade para atender cerca de mil pessoas por dia (cada consultório tem capacidade para 120 atendimentos/dia). Inicialmente, a clínica trabalhará com clínicos gerais, que farão uma investigação diagnóstica inicial. O processo deve ser bastante rápido: a intenção é que entre o cadastro, a triagem e a consulta com o médico leve-se entre 15 minutos a 20 minutos. Conforme o problema do paciente, ele poderá ser orientado a voltar ou procurar um médico especialista. “Será feito aquele atendimento resolutivo, para tratar do problema imediatamente. Mas, se o médico observar que é preciso fazer uma investigação mais profunda, essa pessoa receberá todas as orientações”, observa a diretora.

A clínica oferece estrutura com eletrocardiografia, exames laboratoriais e leitos de observação, medicações necessárias para solucionar os casos e aplicação de medicações para dar continuidade ao tratamento. De acordo com a dra. Priscila, a infraestrutura inicial deverá ser ampliada em breve. 

O objetivo é, também, agregar as especialidades de pediatria e gineco-obstetrícia futuramente. O P.A.+ atenderá pacientes via SUS - quando houver convênio com a prefeitura, convênios e particular. “Estamos num espaço privilegiado e temos profissionais qualificados. Esperamos ser reconhecidos como um dos maiores complexos de saúde destinados à baixa e média complexidade”, salienta a diretora.

Epidemia

A inauguração do P.A.+ se dá num momento de necessidade, em função do aumento da procura pelos serviços de saúde, provocada pela epidemia do Coronavírus. 

Em Estrela, o atendimento de referência para os pacientes que suspeitam estar infectados com o vírus é a Unidade Básica de Saúde Boa União. Por isso, o P.A.+, com sua estrutura e seus profissionais, deve entrar como um suporte para atendimento das demais demandas, não só do município de Estrela, como da região.

Saiba mais:

O quê: Clínica de Pronto Atendimento Ambulatorial Pro Vale (P.A.+).

Onde: anexo ao estacionamento do STR em Estrela, na Rua Cel. Mussnich 672 - Centro - Estrela/RS.

O que oferece: consultas médicas com clínicos gerais, 24 horas por dia e diariamente, onde o objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de baixa e média complexidade, que não ofereçam risco imediato à vida do paciente. 

Serão feitos, ainda, renovação de receitas até atendimentos e/ou procedimentos simples que não se enquadrem em quadros graves.

Como será o atendimento: um dos diferenciais da clínica deve ser o rápido atendimento - em torno de 15 minutos a 20 minutos de espera. Não é necessário agendamento prévio, será feito atendimento em livre demanda.

Serviços e estrutura: consultórios, eletrocardiografia, exames laboratoriais, leitos de observação, medicações necessárias para solucionar os casos e aplicação de medicações para dar continuidade ao tratamento.

Quais são as formas de atendimento: SUS - quando houver convênio com o município onde o paciente reside, convênios e particular. Quando procurar: para renovação de receitas, febres, dores abdominais, cefaleia, dores em geral, traumas, cólicas renais, suturas de pequena complexidade, crises hipertensivas, entre outros sinais e sintomas de
baixa e média complexidade.

Um comentário: